Páginas

segunda-feira, abril 20, 2009

ASAE FISCAL VAI ACTUAR NAS AUTO-ESTRADAS

Os fiscais da brigada das finanças, vestidos com os seus coletes reflectores, anti-bala, inspirados no design daqueles que a ASAE usa, desenhados por um daqueles estilistas do Norte, scanavam as matrículas dos carros que passavam na A5. Preferiam os modelos cujo preço rondava os 100 mil euros, coisa fácil de encontrar naquele local e àquela hora: antes das 10 da manhã quando o trânsito engarrafa e os ricaços se aproximam de Lisboa, sede das poucas empresas que teimam em ter sede numa cidade portagada.

O scanner lia as matrículas e no computador Magalhães versão 0,60, aparecia o nome do proprietário da viatura, o número de contribuinte, e clicando noutra janela a declaração de IRS.
"Alto ! Busca, busca, segue, segue, viatura matrícula Maike, Fada, 30-30. Manda apreender!"- gritava o fiscal, excitado pela primeira peça de caça do dia. O ladrão que conduzia a viatura de 125 mil euros, tinha declarado um rendimento em sede de IRS ( diz-se assim!!) muito inferior ao valor da carripana. Carro apreendido, para venda em hasta pública, sendo que sessenta por cento do valor vendido reverterá a favor do Estado. Com o restante o contribuinte poderá usá-lo para a entrada de um novo carro igual em leasing.

Este cenário é ficção mas completamente possível de acontecer. Credível do ponto de vista fiscal, e possível do ponto de vista informático e, mais ainda, muito provável do ponto de vista operacional. A lei que o governo finge que vai aprovar poderá dar em todo o tipo de arbitrariedades, perdas das liberdades e garantias individuais.

Há uma excepção: o carro de valor superior a 100 mil euros detectado ser da Assembleia da República, do governo ou de uma câmara, e então o ónus da prova é fácil: o carro é do povo, foi pago pelo povo, pode seguir !!!

5 comentários:

  1. Epá, eu esperava uma "posta" sobre aquela vergonha de ontem do prós e prós. A fátima campos ferreira não consegue esconder mais a sua parcialidade manda calar todos menos o vital, manda calar todas as palmas menos a da matilha do ps que foi em força (por convite ou por imposição?) para as primeiras filas e nem consegue arranjar argumentos para justificar porque só fala vital. Uma vergonha!!

    ResponderEliminar
  2. Comentei no twitter ( ver ao lado) abraço LC

    ResponderEliminar
  3. acho que este post nao está à altura do que nos tens habituado

    ResponderEliminar
  4. É só uma informação:o amigo do engenheiro,o sr
    Sarko naquela republica tão jacobina que dá pelo nome de França, acaba de decretar que as imagens de um enorme cineasta :JAQUES TATI,NÃO PODE APARECER DE CACHIMBO!!!Linda EUROPA de merda que tem dirigentes deste quilate...Olha,chamem os talibans...L.R.

    ResponderEliminar
  5. Ò Luiz, deixe-se lá de twitterzices que isso nem sms's são. O pessoal quer é lê-lo a sangrar as veias do governo!
    Depois da vergonha do prós, ontem veio a entrevista. Eu recusei-me a vê-la, pois já esperava um monólogo de vendedor de feira, mas acabei por ter de gramar com ele em todas as notícias e canais. Resultado: zero conteúdo sobre a crise! Os entrevistadores muito fraquinhos. O JAC sem o teleponto não funciona e a Judite devia ter os pés e as mãos amarradas e não tinha impulso para quebrar a verborreia do pinócrates.
    O que é que a entrevista trouxe de novo? Um detalhe muito importante! Ficou toda a gente a saber que ele vê as notícias da tvi à sexta-feira (e pelos vistos não gosta). Resta saber qual será a resposta ao jornalismo travestido (hmm, será que havia aqui alguma insinuação a alguém?).

    ResponderEliminar