Páginas

sábado, maio 10, 2008

O almoço indigesto de Bob Geldof ao BES

Tenho andado um pouco distraído esta semana. Mas não resisto a comentar o almoço da bronca esta semana num hotel em Lisboa. Falo, claro está, das declarações de Bob Geldof que se tornou num verdadeiro bob (o) da corte. O convite foi uma ideia a dois entre o Expresso e o BES. A dada altura já da digestão caiu pior que um guronzan a frase assassina do cantor pop sobre a forma como Angola é governada.
Parece que Ricardo Espírito Santo meteu logo a mão na carteira e sentiu-se à beira de um colapso; o embaixador de Angola bateu à sola, os comensais engoliram em seco.

O que me espanta nesta cena é a ingenuidade, para não dizer incompetência, por parte do BES em pagar um almoço a um tipo que tem como profissão dar estrilho e provocar. O que pode ser chique numa circunstância pública pode virar uma bronca quando pago por uma instituição que tem demasiados interesses num país sensível como Angola. E se não há almoços grátis...destes podem mesmo saír caríssimos. É como meter um elefante numa loja de porcelanas.

E também vos digo: Angola pode ser muita coisa mas nem é neste momento o país em África mais criticável. A liberdade de expressão tem tido grandes progressos, há uma oposição destapada e frontal, há jornais que criticam o governo e o Presidente e sobretudo há crescimento e progresso. Angola é neste momento um dos países do mundo com maior crescimento. E se há injustiças sociais também tem havido um notório progresso social. Criticar Angola à luz desta democraciazinha que por cá temos, também deixem estar que vista à escala e à distância não temos muitas lições a dar.

Também não era necessária a hipocrisia de figuras como Mira Amaral ou o meter a cabeça na areia perante o grande bojardão da pop.
Parafraseando Pedro Freitas no seu blogue Terra de Ninguém: " Quem sabe, sabe, e o Bob Geldof achava que só ele é que sabia!"


8 comentários:

  1. Caro Luís

    Tenho saudades dos tempos em, que embora estando na maior parte das vezes estando em desacordo consigo, se dedicava com empenho mais ou menos sistemático a reflectir e a debater a fotografia e o fotojornalismo em Portugal e no Mundo.
    Hoje raramente visito este blog, porque convenhamos que as suas opiniões politicas, desabafos ou frustrações com o nosso país são para mim no mínimo deprimentes.
    Sugiro por isso com o maior respeito que aproveite para gozar a vida que existe para além da ASAE, do Major, da Fátima Felgueiras do Grande Pinto da Costa e das bacuradas do Santana ou a arrogância do Socrates.
    Divirta-se homem e goze o ar da Primavera e a cintura descaida.
    Aproveito ainda para lhe sugerir uma visita ao meu Blog:
    http://lilitusdiary.blogspot.com/
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Não caiam na esparrela que montaram para criar uma crise diplomática com interesses economicos!
    Pareceu ingenuidade mas não foi, antes pelo contrario!

    Vão ver qual foi o negocio que o BES( maior investidor luso em angola) perdeu recentemente e depois reflitam e vejam que o agitador Bob encaixa que nem ginga!

    Angola é um país independente e de direito internacional e Portugal devia dar explicações ao Governo Angolano do que se passou!
    Eu não gosto que em minha casa digam mal do meu irmão.E Portugal prestou-se a que incriminassem um país irmão gratuitamente a pretesto de que as casas na Baia são caras. Se essa urbanização tivesse sido entregue ao BES, se calhar o Bob não papava aquele jantarinho.

    Francamente ! dar crédito a isto é que é criminoso!

    Em Portugal , o porta-voz da Siemens disse que o Estado adquiriu por 500 milhões um sistema de comunicações (sem grande capacidades) que no mercado não valerá 200 milhões, passaram 2 anos e apenas está débilmente instalado em 4 distritos!


    E o Governo de Angola é que é criminoso?
    Não abram os olhinhos, não!

    ResponderEliminar
  3. Com a experiência de 25 anos por Angola - 1981/1997 - passando pelos sectores fundamentais daquele País, do norte ao sul, fico sempre admirado como conseguem uns fulanos incapazes de apontar Luanda num mapar, debitar frases feitas.
    Erros e coisas dificeis de perceber, claro que sim, mas agora parece que virou moda qualquer "mabeco", (procurem a explicação) armar-se em entendido.
    Tal como o nosso iluminado "empresariado que vai a Luanda 8 dias e vem logo de lá a dizer duas coisas, "falta de segurança" e "já conheço os ministros todos"

    E eu vou-me rindo e muito

    ResponderEliminar
  4. Mas está tudo parvo?
    É verdade ou não é que a nata da politica angolana vive no fausto com dinheiro roubado ao povo que passa pelas maiores privações.

    ResponderEliminar
  5. claro que que vivem num luxo acima mesmo do que se possa imaginar, e estes posts acima só podem ser de negociantes com as mãos cheias do sangue do povo pobre de Angola.
    Já agora onde foi a fedúncia da filha de vinte e poucos anos do Santos arranjar os milhões para comprar o bunker/palacete do Carregado, ser accionista de um banco ( lavador de dinheiro criminoso) e passear-se de Rolls Royce nas estradas poeirentas de Vila Franca de Xira ?????
    Angola é um nojo de nação e os que defendem aquela merda de regime são ou lerdos ou cúmplices dos crimes.Quanto ao Mira Amaral já se sabe o que a casa gasta !!! Lá conseguiu lamber melhor os testículos dos angolanos que outros e ficar com um lugar de capataz no talho de carne para canhão.

    ResponderEliminar
  6. Mas afinal o Bob Geldof disse alguma mentira?
    Apenas se limitou a dizer o que toda a gente sabe.
    A corja do costume é que não gosta de ouvir certas verdades... não lhes convém.
    Vá-se lá saber porquê...

    ResponderEliminar
  7. Pois grande Bob,falatam masi gajos assim com tubaros.

    ResponderEliminar
  8. Saúdo o anónimo (que se poderia identificar) e Geldof.

    O país com a maior taxa de mortalidade infantil. Por onde circula o dinheiro?

    ResponderEliminar