Páginas

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

António Costa proíbe uso gratuito de tripés

SIC E RTP MULTADAS POR FILMAREM NA RUA

Todos os dias surgem notícias de ficar de boca aberta. Os portugueses andam deprimidos desde o desastre de Entre-os-Rios e desde que a obsessão de corrigir o déficit transformou o Estado numa entidade inimiga dos cidadãos, pronta a sacar dinheiro por tudo e por nada.
Hoje saír à rua é um perigo para a carteira. Tudo passou a ser proíbido, penalizado. A coima é uma instituição nacional. O medo instalou-se na sociedade portuguesa. Há em cada anónimo um potencial agente da ASAE, dos impostos, da polícia. Medo. Os portuguesas voltaram a ter medo. Pagam por minudências, por limites de velocidade excedidos em 2 quilómetros por hora, têm o salário penhorado porque a mulher a dias que foi despedida não descontou para a caixa, os portugueses além de deprimidos porque estão à beira do desemprego ou perderam o horizonte confortável da reforma, ou porque os filhos não têm futuro, ou porque deixam o salário na escola, na creche, no médico.... os portugueses têm medo. Os pobres, a classe média. Mesmo os muito ricos começam a ter medo.
Sócrates deve ser o único português feliz, menos quando o Santana lhe pergunta pelo passado lamentável de pato bravo.
Medo. Medo.

Hoje duas equipas da RTP e da SIC foram cercadas pela polícia municipal de Lisboa porque estavam a filmar na rua com tripé, e uma lei camarária de 1991 foi ressuscitada por António Costa. E que diz a lei ? que para se usar um tripé na via pública é preciso ter autorização e pagar. Mesmo os jornalistas têm de pedir autorização e pagar. As duas televisões vão ser notificadas para pagarem 250 euros cada uma.

Isto é normal ? Isto é de um país decente ? Isto não é a caça sem vergonha ao dinheiro ? António Costa que foi eleito por 60 mil votos porta-se na Câmara como um ditador, na senda do chefe Sócrates. Não há oposição ? Não há competência ? Não há vergonha ?
Não é só o medo. É mesmo a revolta que germina nas pessoas. Os portugueses estão fartos desta gentalha. Mas merecem-na. Votaram neles. Aturem-nos. E. já agora, digam que o Sócrates é bom, tem coragem e aumentou o pib em 0,2 décimas. Digam.

11 comentários:

  1. Hum...!
    Por «... 2 quilómetros por hora...»!

    Não me parece rigorosa a sua afirmação.
    Talvez 2 quilómetros, sim, mas já em cima da margem de tolerância que a polícia normalmente dá.
    Ou seja, se for dada uma margem de tolerância de 20 quilómetros, então, o excesso não é de 2 mas de 22.
    E se a margem for de 30... já serão, ora... ora... "é só fazer as contas".

    Se calhar, o Luís fanou a máquina de calcular ao seu amigo "Sócrates" com que este fazia os cálculos das famosas vivendas, e depois dá nestes erros de cálculo, mas que se saiba ainda não caiu nenhuma das vivendas.

    Do anónimo JS

    ResponderEliminar
  2. «... As duas televisões vão ser notificadas para pagarem 250 euros cada uma...»
    «Isto é normal? Isto é de um país decente? Isto não é a caça sem vergonha ao dinheiro?»

    Por acaso, também acho (in)decente.
    Porque se não tinham licença e deviam ter não ficam bem aos jornalistas do tripé darem maus exemplos.
    Porque se a lei existe é para cumprir.

    Do anónimo JS

    ResponderEliminar
  3. Como cidadão, confesso a minha revolta e a minha tristeza pelo estado do país e pela classe política temos. Se fosse 20 anos mais novo, emigrava sem hesitações.

    Não sei o que mais será preciso para os portugueses se começarem a manifestar de modos que mostrem claramente a sua revolta e indignação. Penso que o facto de estarem quase todos reféns da banca e terem responsabilidades familiares contribuirá para a passividade instalada.

    Não tenho palavras para descrever o que penso da classe política nem dos empresários portugueses. Na maioria, na minha opinião são uma autêntica cambada de incompetentes, corruptos e vendidos, sem honra nem vergonha.

    Venderam o país, hipotecaram o futuros dos nossos filhos, massacram os cidadãos com demagogias contínuas e salários de terceiro mundo.
    Os portugueses só são europeus para impostos e responsabilidades, de resto são como cidadãos africanos.

    Depois admiram-se da classe política ser cada vez mais vista como uma corja que não merece qualquer respeito e dos cidadãos cada vez menos exercerem os direitos de cidadania! No fundo acho que até é o que querem, assim testas de ferro como o António Costa podem mandar impunemente sem terem qualquer representatividade que lhes dê o direito "moral" de o fazerem. É ridículo. A representatividade política devia estar dependente de um número de votos mínimo.

    Pela minha parte, trabalho e pago (sou vilmente roubado) os meus impostos. Mas expresso bem o meu descontentamento nas urnas e já há algum tempo que trabalho para estrangeiros. E se puder, ainda emigro.

    João V.

    ResponderEliminar
  4. Ja entendem porque é que aparecem Majores Reinados?
    Percebem porque é que a juventude de Timor anda à pedrada?
    Pois é.
    Eu ja não tenho duvidas de que isto esta por um fio.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  5. Esse anonimo JS deve ser o cidadão mais cumpridor que conheço ao cimo da terra. Parabéns amigo .

    Aqui pelas minhas bandas também é assim o departamento do ambiente da camara e a ASAE anda a molestar completamente as empresas por causa do ambiente e depois sai fotografias no jornal da cidade de uma cisterna da camara a fazer descargas de esgotos (vulgo merda)para o rio. E isto é semanalmente sem qualquer tipo de vergonha .Ainda ontem lá estavam . Grande País .Grande Socrates .

    ResponderEliminar
  6. Eu aqui neste ponto estou pela primeira vez de acordo com o JS!

    Aqui! não hà forma de retirar a mais infima pinga de razão ao JS!

    Podem-lhe chamar os nomes todos deste mundo, isto e aquilo! Mas meus amigos , se criticam o JS neste ponto é porque são muito burrinhos!

    Vejam só ! e Pensem por favor!

    Se a lei existe, é para cumprir!

    Isto é mais que obvio ! Que culpa tem o Antonio Costa que essa lei exista dede 91,época cavaquista em estado puro, meus senhores!
    Criticam quem aplica a contra ordenação! Por facvor, critiquem antes quem fez a lei, a propôs e quem a promolgou! Aprendam como funciona o Estado Português e a Cosnstituição, por favor e deixem de ser patetas!

    Vejam quantas leis são revogadas na Assembleia da républica e quantos casos o Estado Português perde em Tribunal por se provar que a lei é inconstitucional! Vejam antes a incompetência dos nossos orgãos legisladores ! Critiquem esses incompetentes, primeiro!

    Por exemplo ! A lei de bases do desporto! Não comporta a figura de corruptor na lei e significa que o processo do "apito dourado" vai todo para esgoto e com ele vão milhoes de euros do nosso bolso, também! Porque além das despesas de investigação e julgamento , há que somar as indminizações que virão a seguir !!!

    Aprendam a criticar,e o LC deve dar o primeiro exemplo!
    Não escorreguem na critica fácil de tristes !

    ResponderEliminar
  7. Em Paris, se algum profissional da imagem quiser fotografar na via pública, com tripé, cabeças de flash, etc, também tem de ter a licença camarária...
    Mas isto para fins comerciais.
    Para a informação, isto não tem cabimento.
    Digo eu, claro.

    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  8. e se um turista japonês montar o seu tripé de 5 cm e a sua digital minorca para fotografar o Rossio deserto e às escuras isto é...contraordenação ou impulso critico nipónico?

    ResponderEliminar
  9. Realmente com esta lei, vou passar a tirar fotografias nocturnas tremidas em Lisboa, é assim que vejo esta cidade e este país que é reflexo de alguns...

    ResponderEliminar
  10. Que grande imbecil que é o JS

    Paulo Silva

    ResponderEliminar
  11. Ó Paulo Silva,
    Que grande cumprimento, hein!
    Olhe, leia esta que lhe vai fazer bem, via Murcon, do Júlio Machado Vaz:
    «...
    Isto é que é protecção!
    Romeno reclama de gemido de boneca inflável e sex shop é multado
    Boneca havia parado de 'gemer' e esvaziava muito rápido.A loja foi multada em 600 libras e o homem recebeu um novo produto.
    Autoridades de proteção ao consumidor da Romênia receberam uma reclamação inusitada: um consumidor estava indignado pois sua boneca inflável havia 'perdido o gemido', noticiou o site Ananova nesta semana.
    Confirmado o defeito na boneca, o sex shop de Brasov, na Transilvãnia, foi multado em 600 libras (cerca de R$ 2 mil) e obrigado a dar uma nova boneca ao comprador. O homem, que segundo o site tinha por volta de 40 anos, também reclamou que o produto esvaziava muito rápido. Iulian Mara, chefe do centro de proteção ao consumidor, disse que "não importa o quanto a reclamação pareça estranha, nós fomos ao sex shop onde o homem comprou o objeto e vimos que ele estava certo." Segundo Mara, "a boneca estava perdendo ar rapidamente e devido a falhas no sistema elétrico não fazia os sons específicos esperados.
    ...»

    Do Jamais

    ResponderEliminar