Páginas

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Carro com 24 anos dado para médicos


A nova ministra da Saúde testemunhou ontem a assinatura de um protocolo através do qual a Câmara da Lousã ofereceu à Unidade de Saúde Familiar (USF) da Serra da Lousã um automóvel com 24 anos de estrada.
O velho Peugeot 305 GLD, com matrícula de 1984 e um azul já muito desmaiado, vai servir para os médicos e os enfermeiros da nova USF fazerem visitas domiciliárias a doentes do município serrano. O que não impedirá o seu novo proprietário de requerer para a classificação de "carro de colecção", quando, em 2009, ele completar 25 anos de vida.
Foi na etapa final da visita da ministra Ana Jorge ao Centro de Saúde da Lousã que foi assinado o protocolo de cedência da estafada viatura, cujo conta quilómetros marca 204 mil, sem deixar saber quantas "voltas" já deu. Depois de percorrer as instalações, a comitiva que acompanhava a governante concentrou-se numa acanhada sala, ouviu os discursos da praxe e, por fim, deu uma tímida gargalhada perante o pedido do presidente da Câmara da Lousã, Fernando Carvalho, para que a ministra fosse "testemunha" da assinatura daquele protocolo.
Minutos depois, o JN perguntou a Fernando Carvalho se pretendia fazer algum tipo de ironia com a doação do velho carro. Mas o autarca do PS respondeu taxativamente que não, que ele próprio tinha um carro com 12 anos, que o Peugeot não transportaria doentes.
O bastonário dos Médicos, Pedro Nunes, descia as escadas de acesso ao parque de estacionamento do centro de saúde, e estacou... Não para apreciar a modernidade dos Mercedes estacionados, mas para contemplar a nova "aquisição" da USF da Lousã. "Isto é paradigmático do estado do Serviço Nacional de Saúde", observou.
Nada disso, dissera já a ministra. A doação do carro de 24 anos, segundo Ana Jorge, "mostra como a colaboração entre as autarquias e os serviços de saúde locais é uma realidade". Colaboração essa, pelos vistos, necessária: "Este carro é uma benção!", comentou a directora do Centro de Saúde, Maria Augusta Mota, sustentando que há "várias USF que não têm carro".

1 comentário: