Páginas

domingo, setembro 12, 2010

A Justiça e o sistema Bill Gaitas!!!

Parece que o único sistema informático do Estado que funciona bem é o da Direcção das Contribuições e Impostos. Talvez porque foi implementado por um homem que veio do BCP, o banco que melhor serve os seus clientes no home banking.

O resto dos computadores do Estado estão sempre a ir abaixo. Sofrem desse vírus que é o sistema windows com a panóplia de informáticos que conseguem emprego porque há um sistema que pura e simplesmente está sempre a pirar. Parece o meu Range Rover: o ideal era eu ser mecânico pois todos os dias cai um parafuso, pinga óleo de um tubo diferente, desaparece a água do radiador, o vidro deixa de subir....enfim: um chasso. Mas giro. E tem estilo:)

O sistema operativo do Mister Gates (uma gaita!!), além de não ter estilo nenhum, ser estúpido como um porta, ainda tem muita mão de obra e dá barracas como a que vimos agora com o processo Casa Pia. A explicação de que não conseguem formatar os ficheiros (o que é isso?) e que o que foi escrito há 5 anos não é compatível com o sistema de hoje é de me atirar a rebolar a rir!

Quer dizer: os malfadados informáticos andaram a envenenar a opinião incauta que o sistema Apple não era compatível (uma mentira total, pois é compatível com tudo o que é sistema Bill) afinal o windows não é compatível com ele próprio! Ahahahah!!

O ano passado o Ministério da Justiça comprou centenas, ou milhares, de computadores. Na altura anunciaram que tinham também comprado metade da quantidade dos computadores em impressoras. Na altura escrevi: quer dizer que no Ministério da Justiça se continua a imprimir o que se trabalha digitalmente, o que é uma aberração. Os computadores são uma espécie de máquina de escrever. Depois de feito o trabalho....imprimem e guardam em dossiers. Tum! Arquiva!

Esta prática é corrente. Todos os dias vejo jornalistas a imprimirem milhares de folhas A4, têm as secretárias pilhadas de papel e não passam sem dossiers, agrafadores, clips, esferográficas e outro material escolar. É a rotina do antigamente que custa no final do ano milhares às empresas. Mas na verdade ninguém põe um ponto final neste tipo de cultura de trabalho e neste despesismo.

Na Justiça deve ser pior. Imagino que o Processo Casa Pia deve estar encravado entre um PC com um word 95 e um word 99 ou qualquer outra aplicação de amanuense. Os chamados informáticos devem estar radiantes: podem mostrar que o seu trabalho de canalizadores de redes furadas é imprescindível e que sem eles tudo pararia. O que até é verdade. Sempre que ligo um determinado PC (não é meu!) ele encrava logo: não reconhece a pen, se reconhece desaparece a rede, se reconhece os dois é porque tive de fazer o malfadado CTRL+DELETE !!!

Eu gostava de ver o despacho dos juízes numa aplicação descarregável no iTunes para ser visto no iPad ou no iPhone e com um versão em pdf pronta a ser tirada da net. Se o processo passou a público, acho que seria interessante. Claro que estou a brincar. Mas que era possível, lá isso era!

4 comentários:

  1. correcção: ctrl-alt-delete

    quanto ao comentário, sim, o windows empanca, desde que não se saiba trabalhar com ele.
    relativamente ao processo, desculpas de "mau pagador" sempre existiram, agora usam a do "erro informático"... está na moda

    ResponderEliminar
  2. Não esqueça um pequeno pormenor à boa maneira portuguesa

    Sempre que os pc's são actualizados, os mais recentes são para as chefias, directores e assessores, assim ficam com melhores acessos ao msn/facebook/blogues/jornais online e por aí fora (não quero ser mauzinho)

    Quem tem que trabalhar todos os dias, a sério, leva com os chassos, qualquer 386 de 1995 chega e sobra

    Um vi eu, Eng/Administrador/Director Geral, que tinha em cima da mesa a ultima maravilha da altura, e os cabos nem ligados estavam, quanto mais à tomada de energia

    Depois dá nisto

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro de rir tanto nos últimos tempos... Obrigado Luiz.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Luiz Carvalho você deve estar a usar o Windows, mesmo se estando queixar dele. A Microsoft rouba, é certo, faz 30 por uma linha ao vender softwares caríssimos para ter lucro e continuar na frente (e continua!). Mas entenda que o Windows é o Sistema Operativo mais simples e fácil criado até hoje, não é um Linux que o passa! O Linux é uma aberração da natureza, difícil como tudo e sujeito a stressar as pessoas, enquanto que o Windows não tem nada que saber, ponha um puto de 6 anos a trabalhar com Windows e Linux e veja a diferença...LINUX embora livre é uma péssima escolha, ambiente de S.O do tempo da Pedra, Funcionalidades que primeiro que as encontre perde-se um dia...enquanto o Windows tem tudo há mão...sim, apanhar vírus todos apanham, mas porque será que o Windows é o mais prejudicado? porque é o que tem mais utilizadores em todo o Mundo, e porque? Não preciso dizer mais pois não? sim, eu uso S.O e softwares Pirateados...e depois? cada um é feliz há sua maneira...sou informático e digo que sempre que me aparece um PC para formatar eu uso S.O Pirata...mas não cobro como se mete-se licença genuína, óbvio, dai ter bastantes clientes... ah...e se não sabem usar Windows é porque são BURROS, é o mais simples do Mundo...

    ResponderEliminar