Páginas

quarta-feira, abril 28, 2010

Cavaco silencia a falta de coragem do PEC

Voltamos sempre à vaca fria: o governo tira soluções da manga, avulsas, à pressa, com a sirene a tocar, como se fossem a salvação de toda esta trapalhada. Veja-se como o Ministro das Finanças (que muito boa gente continua a dizer que é um bom ministro!) passa a vida a mexer nas intenções do famigerado PEC. Achava há uma semana que aquilo era o plano da pólvora para Portugal chegar a 2013 na maior. Hoje, já mexe no subsidio de desemprego, no 13º mês dos funcionários, e por aí fora.

O governo é incapaz de apresentar um plano bem estruturado de cortes radicais na despesa do Estado, no aumento do IVA e no adiamento das estúpidas obras públicas faraónicas, de ir ao bolso aos lucros bestiais da banca e das empresas monopolistas como a GALP, a EDP, a BRISA e outras, e dizer aos portugueses: vamos com isto poupar já tantos milhões. Não. Vão lançando medidas que no fundo acabam por ter um reflexo mínimo no orçamento.

Por exemplo: quantos institutos, empresas municipais, serviços do Estado é que vão ser extintos? Vão cortar no 13º mês da função pública para manterem serviços inúteis e funcionários a lerem a Bola? É preferível extinguir serviços e ter os funcionários em casa com o ordenado por inteiro a continuar com uma máquina estatal a trabalhar a vapor.

Falo do que sei: quando fui arquitecto no Ministério das Obras Públicas trabalhava na Direcção dos Edifícios de Lisboa, no departamento de projecto. Aquilo não tinha utilidade nenhuma. Saí há 21 anos. Pois, o serviço mantém-se e os que não foram reformados continuam a passar por lá o tempo...

O Estado não emagrece. O crescimento previsto no PEC para o aumento da despesa corrente do Estado é de 9 por cento. Querem chegar a algum lado decente com números destes?

O Presidente Cavaco, a quem o país deve muito do monstro actual da Função Pública, está calado perante esta situação de Terramoto. O professor de finanças que virou PR, ao ser interrogado pelos jornalistas, ri, mete aquele tom de voz afectado e diz que está atento ao que se passa. Também era melhor que não estivesse!! Mas um Presidente deve ser dinamizador de vontades em tempos como este. Devia ter reunido os partidos, os conselheiros de Estado, os empresários e os sindicatos assanhados com o 1º de Maio. Devia ter falado com os seus congéneres europeus e devia ter defendido Portugal.

Devia-o ter feito logo na Checoslováquia quando Portugal foi humilhado à sua frente Mas preferiu dizer que em 2013 Portugal ia estar melhor...do que a Checoslováquia!!!

Se um Presidente não dá a cara em situações destas ainda quer ser reeleito? Obrigado mas não queremos a Rainha de Inglaterra em versão Palácio do Poussulo. Safa!!

Passos Coelho esteve muito bem.

3 comentários:

  1. Você escreve um post com o qual concordo em absoluto.
    Até, veja bem, com o facto de você ter sido mais um (malandro) que «andou a passar o tempo» pelo Ministério das Obras Públicas na Direcção dos Edifícios de Lisboa.

    Mas qual o meu espanto quando fode tudo no fim com «Passos Coelho esteve muito bem».

    Não percebo! Mas dado o adiantado da hora o problema de não perceber deve ser meu.

    JJ

    ResponderEliminar
  2. Concordo em tudo, em absoluto.
    Posso dizer que trabalho para uma direcção geral, que anda a pagar a uma empresa de trabalho temporário, um ordenado e meio. São cerca de 45 mil euros num ano...
    Ainda hoje li que o governo pretende manter a construção de uma auto estrada (Mota Engil)...Então e não se corta a direito?? Esqueçam o aeroporto, as autoestradas (porque não arranjar as estradas nacionais), o tgv..esqueçam isso tudo!
    Confesso que não entendo nada disto!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu entendo e de que maneira!
    Esta dou de barato aos leitores deste blogue: o engenheiro Cardoso dos Reis, o tal Administrador que tentou fechar os infantarios da CP,mais o seu amigo Bexiga( o tal de Gondomar/Carolina salgado), depos de ter estado 2 anitos e meio a "suar" na empresa,saiu da CP há 15 dias e imaginem foi para o :METRO!!!!!Bravo...Nada mau, né??Aquela merda até tem rodas...!
    ÓH PÁ, FIQUEM LÁ COM O CA....,DO 13º MÊS!!!L.R.

    ResponderEliminar