Páginas

quarta-feira, dezembro 23, 2009

A mulher mais influente em Portugal é a Dona Isabel dos Santos


Isabel dos Santos é já a mulher mais poderosa de Portugal. Subitamente no meio da crise começaram a chover milhões vindos de Angola. Empresários portugueses viram em Luanda um novo Eldorado, desempregados sonham agora, não com Champigny mas... com os mosseques ao redor de Luanda.

Angola e os países de língua portuguesa são agora uma nova oportunidade para o ex-patrão colonizador. É irónico e é bom para todos. Mas a forma pouco transparente como alguns investimentos angolanos começam a surgir em Portugal é preocupante. Não sabemos se serão investimentos consolidados ou engenharias financeiras de momento. E ficamos com a sensação que a cultura de algumas empresas nacionais poderá mudar para pior.

A filha do Presidente angolano, Isabel dos Santos, é de uma astúcia notável. Consegue trabalhar em low-profile, nunca aparece em público, não dá entrevistas, esquiva-se. Há anos quando a tentámos entrevistar em Luanda, ela dizia sempre que sim mas à última hora o seu telemóvel desligava-se e nunca era possível encontra-la.

Detesta ser fotografada e terá mandado esta semana um puxão de orelhas a alguém de uma publicação angolana que cedeu umas fotografias suas para serem publicadas em Portugal. Proibiu a divulgação de fotos suas, actuais e antigas.

Os nossos democratas de serviço, quer da direita cavernícola, quer da esquerda caviar, andaram trinta anos a denunciara falta de democracia em Angola. Agora está tudo caladinho. João Soares tem sido o último arauto a denunciar o regime paternalista de Eduardo dos Santos. Um regime que veta entrada de jornalistas até para fazerem uma banal reportagem de um raid de jeeps, que persegue correspondentes estrangeiros expulsando-os em 24 horas, um regime que conseguiu comprar a cumplicidade da oposição.

Também não sei se Angola precisa de democracia. Mas que precisava de um regime com alguma consciência social e moral ninguém duvida. Talvez um dia.

6 comentários:

  1. Concordo com o que o escreveu. De facto, que lixem os valores desde que haja negócios e dinheiro.

    Apenas não concordo que João Soares seja um arauto do que quer seja, à excepção dele próprio. Até posso estar a ser injusto, mas, tal como quem o fez, ambos, não me convencem.
    Já quem o gerou e de quem recebi, em tempos, uma condecoração em cerimónias nacionais da Cruz Vermelha, esta sim, uma grande senhora.

    Aproveito para lhe desejar um 2010 com saúde.

    JJ

    ResponderEliminar
  2. Posso afirmar também,e só a titulo de curiosidade
    que em relação a vinhos, dos mais caros, vai tudo para Angola,Pera Manca, Vale Meão etc.É certo que eles os bebem "bem fresquinhos",tipo cerveja, e não estou a brincar, sei isto por conhecimento. Tal como o de um general, á uns meses. ter gasto mais de 15 mil euros. numa garrafinha de cognac..,pôs as garrafeiras deste Páís ás voltas, para arranjar a "GARRAFINHA" PRÓ GENERAL tal como andar-mos ali a construir escolas e ter-mos de levar tudo de Portugal desde homens a maquinaria, porque senão nada feito,etc.Muito mais havia para contar sobre esse
    bonito País tão minado pela déspota camarilha de ex marxistas.LR.

    ResponderEliminar
  3. Há leitores que fazem comentários neste espaço, que não deviam dar erros ortográficos.Um Anónimo disse 'á uns meses '. Será , que o correcto não é há?

    ResponderEliminar
  4. gostaria apenas de dizer q li num blog de esquerda também uma critica ao regime de angola....sabemos lá nós o q ainda veremos.

    aqui vai o link

    http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2009/12/o-mundo-as-avessas.html

    ResponderEliminar
  5. Vocês perdem-se em futilidades de esquerda e de direita, enquanto eles enchem os bolsos!!!
    Então o Papa não se importa nada com direitas nem esquerdas e já abençoou o território e vocês andam preocupados ? A partir daqui nada feito. Eles fazem o que querem com os portugas. Até bricam com eles.
    Muitos vão deixar tudo o que têm em Angola, pela 2ª vez !
    As empresas portuguesas, depois de contruirem aquilo que Angola pretende vão ser mandadas embora ao estilo do Chavez! O resto são tretas!

    Esperem para ver o que vai acontecer!

    ResponderEliminar
  6. Pois é cara Ana é só erros de OTOGAFIA...mas não se preocupe que ando a tentar ver a RTP Memória com a "camarada" Edite Estrela nos seus antigos programas de bem falar e escrever PORTUGA E JÁ AGORA AO TEXTO DISSE NADA??? Incomodada "só"com os erros ortoqualquercoisa?Tá bem, aliás é com o á, com ou sem h,com as virgulazinhas, e os pontinhos que nos temos "entalado", é só reparar nas leizinhas que produzimos e a merda que têm provocado, como eu a entendo. Caríssima desculpe, retiro a palavra merda que é muito feia ,principalmente neste blogue...Sr. Luiz, prá próxima já sabe, corta o texto não vá desgostar a IRIS da D. Ana. L.R.

    ResponderEliminar