Páginas

quarta-feira, novembro 25, 2009

E agora senhor Teixeira dos Santos ?

É a tempestade perfeita. Como diria o camarada Sócrates, se ainda estivesse em campanha eleitoral para desculpar o mau desempenho económico do seu reinado. Mas já não estamos em campanha, embora todo o mandato de Sócrates não seja mais do que uma longa e determinada campanha eleitoral. Uma estratégia permanente para se manter à tona, navegação à vista, sem rumo, nem sentido, nem norte.

Os números da economia portuguesa são arrepiantes. E não me chamo Medina Carreira! Os 8 por cento de deficit são alarmantes, e se pensarmos que o governo pouco investiu na crise mas mais no BPN, e que a crise pouco mais dura do que há um ano, e de que as medidas de emergência foram accionadas há meses, o que seria se a crise tivesse estalado há mais tempo?

A verdade é que há 11 meses um dos piores ministros das finanças da Europa, mas uma iminência parda para o líder do desgoverno, vinha dizer que a crise morava ao lado, era dos outros e que até podia baixar o IVA. E baixou. Uma medida que não teve o mais pequeno reflexo no poder de compra de ninguém, mas que acabou por fazer um buraco ainda maior nas finanças do Estado. Um crime de lesa-Nação é o que se pode chamar a essa medida populista, tomada por uns loucos que parecem governar uma nave à deriva e que continuam a cantarolar e a beberricar alegria.

Claro, os resultados aí estão.

Desprezaram o saneamento dá máquina do Estado. Prometeram aumentos chorudos à Função Pública, gastaram em rotundas, Magalhães e outros caprichos, construíram via-lácteas para o despesismo, sonharam com brinquedos caros, deram benesses e beneficiaram amigos em concursos de milhões, não sanearam as contas da Saúde, da Educação. Muito mais grave: deixaram a Justiça num atoleiro e na maior descredibilidade, afugentaram o pouco investimento estrangeiro que havia, fecharam-se aos mercados emergentes....a lista é longa e pode acabar nesse desprezo arrogante e analfabeto pela cultura. Mataram o cinema, o teatro, a dança, a música. Deixaram o património histórico em derrocada ao mesmo tempo que alcatroavam o país e erguiam uma floresta selvagem de betão.

Compraram guerras com os médicos, os juízes, os professores, os agricultores, as farmácias, os jornalistas. Intervieram na liberdade de imprensa, chantagearam estações de televisão, sanearam jornalistas incómodos. E para sufocar ainda mais os jornalistas tiraram-lhes a Caixa dos Jornalistas criada por Salazar e presidida na hora do assassinato pela decana Maria Antónia Palla, mãe de um dos cúmplices, o Sr. António Costa depois eleito pela esquerda festiva em Lisboa.

Contudo os portuguesinhos, essa raça que Cavaco diz homenagear no 10 de Junho, acabaram por votar em gente desta, nos que deixaram essa multidão á beira do abismo e agora os convidam a dar um passo em frente de TGV.

Para Guterres as pessoas não eram números mas para Sócrates os números são a tragédia total.

6 comentários:

  1. Olhe lá, nã diga mal do homemzito,que ele é amigo,porra...olhe que o guru Carlos Magno diz que ele é muiiita bom...porque é do Porto!!!E
    se o MÁGNO DIZ É PORQUE É VERDADE...sim porque ele "conhece"tudo e todos...Belmiro e Filho,
    o Cadilhe,o L. Xavier etc!! Tudo gente de "BIG QUILATE"!Só detesta, como o sr. Pacheco aliás, é JORNALISTAS! Porquê? Talvez porque estes não o convidam para "jantares intrigantes",sei lá, digo eu...dito isto,peço um pouco de moderação
    para com o homemzito, afinal ele estava na C.M.V.M. na altura do fartar vilanagem do B.C.P., E NÃ "VIU" NADA DE ANORMAL PORRA!!Só podia ir para MINISTRO!L.R.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que há pessoas como o Luiz, que não têm medo de dizer o que todos dizem em surdina!Julgo que todo o País está à espera que apareça alguém com eles no sítio para encabeçar o movimento que conseguirá retirar estes corruptos todos da mangedoura que abocanharam.Por mim,um simples cidadão, que não come as sopas destes energúmenos,estou ansiosamente a aguardar pelo dia dessa alvorada!Ainda demorará muito para vermos estas espécies de homens sentados no banco dos réus,para serem julgados e presos?Fora com todos os Sócrates e demais ladroagem!

    ResponderEliminar
  3. João Santos2:21 da tarde

    País de pseudo-engenheiros e pseudo-doutores...


    Somos um País de pseudo-engenheiros e pseudo-doutores...

    Já não bastava a trapalhada da formação académica do primeiro-ministro, José Socrates.

    Armando Vara

    Formação e experiência Académica:

    2005 - Licenciatura em Relações Internacionais (UNI)

    2004 - Pós-Graduação em Gestão Empresarial (ISCTE)

    Como pode ser consultado na página do millenniumbcp
    http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/grupobcp/quemsomos/orgaossociais/article.jhtml?articleID=217516

    Condições de matrícula

    A matrícula só é validada após este primeiro pagamento da propina e apresentação do original da Certidão da Licenciatura.
    http://iscte.pt/servicos.jsp#UEPG_Regul

    Mas, de acordo com a página do Milenium BCP, Vara tirou uma Pós-Graduação antes de ser licenciado!

    Isabel Alçada (Ministra da Educação)
    Depois de frequentar, na Universidade de Boston durante dois meses, um curso de Verão de “Masters”, viu facilmente este “Masters” em Mestrado. E assim foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação.

    ResponderEliminar
  4. daniel tecelao9:43 da tarde

    O sr Luis não tem medo de dizer aquelas coisas todas,( muito corajoso)que bem espremidas seriam pouco mais que nada.
    Este tipo de retórica tem sempre o mesmo efeito sobre os apoiantes,que berram a plenos pulmões,brtavo! bravo!corajoso,se o autor fosse questionado de forma séria para fundamentar e desatar a verborreia vertida,onde se misturam inverdades com meias verdades,sobraria muito pouco.
    Esta técnica está estafada,só serve para fazer espumar os ressabiados.
    Pelo que se lê,é certo que o autor não votou no PS,só gostaria de saber onde votou,para aquilatar melhor sobre a sua motivação!!!

    ResponderEliminar
  5. Há um daniel tecelão na RTP. Pela maneira de falar, parece-se com este comentador das 9.43.Ambos são a Voz do Dono.É por estas e por outras, que este País é mesmo um antro de corrupção!
    Como é possível que ainda haja bestas destas a ofender pessoas que mostram que jamais se deixarão seduzir pelas mordomias deste poder corrupto?
    Força,Luiz!Não se deixe amedrontar por sicários,cuja única razão de ser,é a bajulice e a mediocridade!

    ResponderEliminar
  6. Este Daniel Tecelão deve ser um dos merendeiros da equipa do Eng. Socrates

    Cambada de corruptos e hipocritas...

    Força com o blogue, sem medo.

    Muitos parabéns

    ResponderEliminar