Páginas

quinta-feira, julho 16, 2009

Jardim Tropical ao abandono

O Jardim Tropical é um dos espaços verdes mais mágicos de Lisboa. Foi criado no início do século XIX e ainda ostenta um conjunto de árvores e plantas tropicais raras e de uma beleza natural comovente. Se hoje se fala tanto em ecologia e espaços verdes, aquele jardim é por si só de um potencial fabuloso para os lisboetas.

Fica ao lado do Palácio de Belém, há mesmo uma entrada que permite ao Presidente ir directamente para lá passear, e o mais inacreditável desta realidade: o jardim está à beira do colapso, sem sistema de rega permanente, com a relva desalmada, os cisnes à solta estragando o pouco que resta do verde, as árvores rodeadas de lixo, os bancos partidos com ramos de vegetação a caírem-lhes em cima.

O horário é impróprio para quem trabalha e tem filhos na escola (fecha às 18 horas), tem um preço absurdo de entrada para o espectáculo lamentável que dá a ver em desmazelo e porcaria (1,5o euros).

A promoção é zero e para se encontrar a entrada só mesmo para quem andou a pesquisar.

Ora bem, perante esta lamentável gestão de um espaço público (que não sei a quem pertence, nem me interessa) o que é importante e proibido ? Que não se façam fotografias dentro do jardim. Não sei se para não se ver aquela vergonha ou se não interessa mesmo promover um espaço de boa memória e que só orgulha quem o criou.

Quando se fala tanto em pequenos investimentos públicos este era um dos investimentos que valiam a pena fazer. Mas se o fizerem limitem-se a arranjar o que está deteriorado. Não inventem, nem ponham arquitectos paisagistas a tirarem a relva, os canteiros e a pôrem saibro como foi feito no Jardim de S. Pedro de Alcântara.

1 comentário:

  1. e já agora não esquecer a Tapada das Necessidades, junto ao MNE, qual parque de estacionamento, a Tapada da Ajuda e o Observatório Astronómico...etc...por aí fora...
    quanto às fotografias proibidas é ler o estipulado no Código Civil e também no Penal.
    Mais papistas que o Papa...um fim de semana verde

    ResponderEliminar