Páginas

segunda-feira, abril 13, 2009

Tenho uma brigada de trânsito atrás de mim!

Ao fundo, por detrás de outros carros da faixa esquerda, há uma sirene que reconheço logo ser de um carro-patrulha da BT. Dou uma sapatada no travão, passo para os 120 e encosto à direita. O carro da polícia desliga a sirene logo que se aproxima, e vem atrás de mim durante dois ou três quilómetros. "Filou-me, vou ser mandado encostar"- comento para a minha mulher. A um quilómetro da área de serviço a carrinha Astra da polícia fica ao meu lado e manda-me saír da auto-estrada, com a voz do polícia a sair de um altifalante. No parque da área de serviço, já lá estão outros carros apanhados em excesso de velocidade.

O polícia vem ao meu encontro, educadamente:" Boa-tarde senhor condutor, os seus documentos, tenho a informá-lo que foi apanhado a 173 quilómetros por hora, com o desconto fica em 162 (cito de cor) o que perfaz uma multa de 124 euros. Deseja pagar já?"- pago já. Entretanto vários polícias começam a rondar a carrinha Opel Insígnia Sport que conduzo e a perguntarem-me se gosto do carro. Estão encantados por verem pela primeira vez o novo modelo da Opel. Parece que viram um fenómeno.A minha mulher ouviu alguns comentarem, enquanto eu pagava no guichet instalado na Volkswagen Sharon, que eu vinha a 173 e que a carrinha era uma beleza de bomba! Por eles eu nem pagava multa nenhuma. Foram simpáticos e o "caixa" despediu-se assim:" boa Páscoa senhor jornalista e quando escrever sobre nós não diga muito mal!". Estive para lhe responder:"à vontade eu até sou lido e comentado pelo vosso colega JJ!".
A cena passou-se na A23 pouco antes de Castelo Branco, no primeiro dia da Operação Páscoa. Havia uma operação montada como se se tratasse de uma batalha militar, com estratégia de reconhecimento e capacidade de neutralizar, para depois sacar a multa a condutores incautos. Na verdade, foi a primeira vez que fui multado por excesso de velocidade. Ando cerca de 40 mil quilómetros por ano, muitos deles em estrada, e raramente ando dentro dos exíguos limites de velocidade, embora seja muito prudente a conduzir, mas não seja parvo: andar a 17o num carro super-seguro, com tempo seco, visibilidade, mantendo distâncias de segurança e fazendo uma condução defensiva, não é nenhuma anormalidade. A 140 (a velocidade da tolerância) dá para dormir e fazer-se uma condução distraída.

O que me intriga ainda é a forma como fui apanhado: não havia carros na berma, não fui apanhado por um carro descaracterizado e a patrulha que veio atrás de mim, não sei de onde saiu pois não a ultrapassei nunca. Portanto: a polícia pode não apanhar ladrões, pode não fazer patrulhamento em andamento, mas sabe esconder-se e fazer umas corridas para sacar uns euros para o orçamento.

É evidente que temos de aceitar limites de velocidade, mas era muito mais sério a polícia avisar que estava com radares na estrada e dar um exemplo de seriedade e não de caçadores furtivos.

7 comentários:

  1. Concluindo, que o meu amigo Luís precisa de "ver" os carros da polícia para ter "juízo" , porque, se soubesse «de onde saiu» a bófia, então, ia dentro dos limites, devendo entender como "limites" até 150, que é a velocidade a partir da qual a BT normalmente chateia. Se bem que se fosse eu a ter o prazer de o encontrar era logo nos 120,0001. Tinóni, tinóni ::))

    Abraço e multas "simpáticas"
    JJ

    ResponderEliminar
  2. Os dois últimos parágrafos do post dizem tudo, caro Luiz.
    Não sendo novidade, porque essa é a prática desde há uns anos a esta parte, é a treta de verdade que se vê nas nossas estradas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não percebo a lógica destes "johnnyzitos"!
    Mas alguém tem dúvidas de que se a polícia «avisar» que basta esta ficar fora de vista para carregarem logo no pedal.
    Mas vocês são "tótós" ou querem fazer os outros!?

    Basta ver na auto-estrada, quando o trânsito vai a cumprir a velocidade, é porque a BT anda por perto e logo que esta fique fora de vista toca a assapar de novo.

    Tenham juízo e não sejam "ceguinhos", aqui como o nosso amigo Luís foi desta vez (hi, hi, hi...), porque só é apanhado pela BT na auto-estrada, mesmo em excesso de velocidade, quem vai a apreciar «uma beleza de bomba... que é o novo modelo da Opel» ou, então, quando se leva a mão no sítio errado... ou certo, depende.

    Essa conversa da polícia fazer de «caçadores furtivos» não passa de conversa da treta.
    As regras são para cumprir por atitude de cidadania e não porque a polícia se mostra ou deixa de mostrar.

    Tomem "juízo" e cumpram as regras, sendo certo que a BT, por norma, não autua abaixo dos 150, o que me parece razoável... e sensato.

    Eu, apesar da profissão que tenho, já fui autuado por excesso de velocidade, nunca usando de quaisquer favores ou truques corporativos para me safar, e não tenho que me queixar, querendo dizer com isto que não tenho uma ideia fundamentalista do excesso de velocidade, nem de nada, aliás. Pois, quando posso e vejo que sobretudo não comprometo a segurança de terceiros, tanto assapo.

    Agora achar que se a polícia não se mostra que anda a fazer emboscadas, é uma mentalidade absurda.

    Paguem e não bufem, se querem fazer vrrruuuummmmm.

    JJ

    ResponderEliminar
  4. segundo as minhas fontes, os pequenos radares são colocados na berma junto aos rails enquanto o carro fica escondido numa das varias vias de inversão de marcha que a gnr possui nas auto estradas.

    ResponderEliminar
  5. Este post foi para dizer mal da policia, o que não deixa de ser verdade, é certo, ou para dizer que tem um carro novo? E logo uma "bomba". Em tempos de crise, não deixa de ser "hilariante" ler o seu blog. Para quem diz mal de tudo e todos, aparentemente a vida não lhe corre mal e todas as preocupações "sociais" que tanto apregoa, são da boca pra fora. Ainda bem que a crise não toca a todos. Já a agora, o maquinão é bom ou não?? Lá bonito é. Também estou a precisar de carro novo....

    ResponderEliminar
  6. A lei é para ser cumprida e só quem a cumpre tem o direito de a contestar. Acho que o valor da multa é que é vergonhoso. Devia ser de 10 vezes o valor do selo do carro multiplicado pelo numero de kms/hora acima do maximo permitido!

    ResponderEliminar
  7. La mejor policía estradal es la Guardia Civil de Tráfico Española

    ResponderEliminar