Páginas

sábado, abril 25, 2009

Os 35 do 25 de Abril. Os melhores dias das nossas vidas

Há 35 anos meti-me num velho Ford Escort de uns amigos esquerdistas do Largo da Igreja, em Alvalade, e fomos espreitar o movimento que a telefonia anunciava. Naquele carro viajava a esquerda festiva. Um PCP, um MRPP, um PCP não-sei-de quê, e eu que tinha o sonho da social-democracia à la sueca !

Descemos a Avenida de Roma e o Ford teve logo um furo. Ficámos sem saber se o movimento era do Kaúlza, do Spínola ou mais uma manobra de diversão da LUAR. Eu tinha que ir almoçar a casa, e não tinha que ir para a Direcção Geral das Construções Escolares- onde já trabalhava como estagiário de arquitectura- nem tinha de ir a Belas-Artes onde andava a estudar no horário pós-laboral. Acabei por ir para a baixa ao fim do dia, mas foi no dia 26 que peguei na Nikon e na Beaulieu de filmar e vim para a rua, onde fiz algumas imagens históricas.

Tinha 19 anos, ia fazer vinte em breve, e nunca tinha tido tanto movimento e tanta gente à frente da minha objectiva.

Como foram intensos esses dias ! Tudo mudava à nossa volta. Tudo era posssível e tudo era ganho taco- a -taco, com sonho e muita emoção.

Queríamos a Lua e quase lhe tocámos.

Tínhamos vinte anos, eram os melhores dias das nossas vidas. E não sabíamos.

5 comentários:

  1. conquistou-se a liberdade,nas 35anos mais tarde a crise de valores e desrespeito pelos outros insiste em ganhar espaço numa democracia cada vez mais parecida com a ditadura....

    ResponderEliminar
  2. Y mientras tanto, Antonio Rosa Casaco se encaminaba a Fuentes de Oñoro.....

    ResponderEliminar
  3. e esses, ninguém vos tira. Que sorte.
    (directamente de Pombal, pertinho de Leiria)

    ResponderEliminar
  4. O Luis era social democrata, mas gostava de se mostrar a ler o jornal 'Le Monde ' na pastelaria Biarritz.

    ResponderEliminar
  5. O que certas pessoas ( anónimas, o que é uma pena) sabem de mim. Acho que só li o Le Monde uma vez e houve um engraçadinho que era para aí do MRPP que me pegou fogo ao jornal ! Verdade.LC

    ResponderEliminar