Páginas

domingo, outubro 26, 2008

Passeio Público vira autódromo António Costa

Ontem e hoje a Avenida da Liberdade esteve fechada ao trânsito não para aquelas palhaçadas de bicicletas e andarilhos a circularem mas para uns bólides da Renault poderem mostrar o que valem. Acho a ideia espectacular e grandiosa, uma boa campanha publicitária envolvendo a cidade. Eu gosto mas eu não defendo a política obtusa de Costa e do seu urbanista Salgado.
Uma das imagens fortes da minha infância (3 anos) foi quando em Torres Novas, onde então vivia, haver uma corrida na cidade. Assustava-me com o barulho dos carros a grande velocidade mas foi aí que me apaixonei para sempre pelo Porsche 356.
Agora meu caro Costa: você anda a proibir o pagode de ir com os carros utilitários para o Terreiro do Paço ao domingo, como medida politicamente correcta. Todos sabemos que é uma medida que agrada ao tonto do Empata Fernandes e que uma medida inteligente de urbanista punha a faixa direita a desviar para o Cais do Sodré e ainda havia muitos hectares para os gatos pingados que para lá vão (porque na verdade não têm coitados mais nenhum sítio para onde ir) pastarem a vaca.
Portanto: Costa quer ser o ideólogo do ambiente (não o praticante) e proíbe os carros aos domingos, ameaça com portagens à entrada de Lisboa (que o faça para aquilo ficar definitivamente às moscas), manda retardar os sinais para os peões atravessarem as ruas a pastelar, mas quando lhe cheira bem, cheira a dinheiro, fecha a principal avenida de Lisboa, incomoda os últimos habitantes da cidade ao domingo, e larga a fórmula 1. Se isto é coerência já não percebo nada.
Não sei se o Maire de Paris aceitaria fechar os Champs-Elysées para a Renault fazer uma pista, ou se em Madrid o alcaide cortaria o trânsito na Gran Via para uma campanha automóvel. A Câmara de Lisboa está de cócoras (não se esqueçam do aluguer que o Empata fez à Skoda) desde que pingue.
Ontem e hoje Costa marimbou-se no CO2, nos décibeis, no anda-à-pata.
E ainda acham que o Santana é louco? Ele não faria melhor, mas fá-lo-ia pelo menos com coerência.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma boa ideia do costa. A Av. da Liberdade e o Marquês já são dos locais com maior poluição da Europa, porque não poluí-los um bocadinho mais? Enfiem para lá uma carrada de carros de mega-cilindrada a fazerem grandes acelerações e derrapagens para ver se não conseguimos ser mesmo os mais poluídos da Europa. Ao menos nisso o Costa ainda vai tentando fazer, já que para além disso, ninguém sabe dele nem da sua (não) obra. A não ser que vejam a quadratura do círculo...

    ResponderEliminar
  3. Noutros tempos o empata Fernandes entrava logo com uma providencia cautelar no tribunal administrativo por causa do co2 e do co3 e doutro co qualquer que ele iventasse .Agora com ele na câmara nunca mais houve ilegalidades nem providencias ... Lisboa melhorou mesmo muito com esse gajo !Ainda pergunto é como é que se elege um tipo destes para uma camara .Valha-me Deus!!!

    ResponderEliminar