Páginas

sábado, agosto 09, 2008

O Senhor embaixador brasileiro está ofendido

O senhor Embaixador do Brasil em Lisboa veio à televisão dizer-se chocado com as palavras de Moita Flores pois poderiam atiçar o xenofobismo contra os brasileiros que vivem em Portugal. Moita Flores limitou-se a dar factos: um número muito significativo dos crimes de carjanking, de prostituição, droga e assaltos violentos têm sido perpetuados por brasileiros. Há 6o mil legalizados mas estima-se que hajam outros 60 mil a viverem cá completamente clandestinos.
Esta constatação do ex-inspector da PJ e criminalista credenciado nada tem de xenófobo, ainda por cima vinda de uma pessoa que tem um passado em defesa da justiça, de causas nobres, um democrata interveniente. Um humanista. O que desgraçadamente tem acontecido em Portugal é que a entrada de estrangeiros se passou a fazer com grande facilitismo. Somos um país de entrada no Espaço Shengen mas duvido que esse controle seja rigoroso ao ponto de se evitar a presença no país de milhares de imigrantes ilegais que não trabalham, não contribuem para o país e que acabam por criar uma situação social problemática.
Quem vem por bem para trabalhar não é decerto problema, mas a verdade é que sendo alguns países de origem desses imigrantes muito problemáticos (como alguns de Leste) acabam por se reflectir na paz social de um país já por si cheio de fragilidades económicas e sociais.
Se há contributo fundamental para o nosso desenvolvimento nos últimos 20 anos foi a entrada de muita gente de fora que trouxeram novas culturas, novo saber e muita mão de obra oportuna. E os brasileiros bem têm contribuído para esse enriquecimento. Conheci profissionais brasileiros fantásticos na publicidade e no marketing, no design, na televisão e na fotografia. Trabalho com alguns deles e nem me passa pela cabeça que são brasileiros. São nossos.
Agora não podemos armar-nos em tótos e acharmos que toda a gente é bem vinda e que o país é uma reserva natural para homens bons e malandros sem perdão.

O que o senhor embaixador devia ter feito era ter pedido desculpa aos portugueses por haver ovelhas negras no seu rebanho que não souberam honrar a hospitalidade dada a irmãos. Tinha-lhe ficado bem e teria contribuído para desanuviar a tensão social. É que os portugueses padeiros e das anedotas de mau gosto já foram senhor embaixador! Agora até já temos polícias competentes que não matam os criminosos juntamente com os reféns.

PS: Passadas 24 horas de ter escrito este post tenho de acrescentar que o minino Scolari para mim não se integra no lote dos brasileiros que recebemos e com quem aprendemos alguma coisa.
Vejo que há hoje por aqui comentários "políticamente correctos". É o costume. Mesmo que se explique tudo há sempre gente que só lê o que quer ler, mesmo que não esteja lá escrito. Paciência!!!..

4 comentários:

  1. Luiz, o Moita Flores até é um tipo simpático e parece ser uma pessoa bem formada, mas as suas opiniões sobre o caso 'Madie'foram muito pouco sensatas o que lhe tira toda a credebilidade para fazer qualquer comentário. Diz o povo sabiamente 'quem muito fala pouco acerta'

    abraço
    Alex

    ResponderEliminar
  2. Dizer que Moita Flores é xenófobo sou mesmo de um ignorante.
    JJ

    ResponderEliminar
  3. Oh LC! Este post fica-lhe muito mal! Ainda que a minha opinião seja para si lixo, vou tecer algumas considerações, se me permite , neste espaço que gentilmente, me confere:

    1-Eu sou português e já trabalhei no estrangeiro e percebo a intervenção do embaixador do Brasil e acho que ele agiu muito bem dentro das competencias que lhe são conferidas pela Republica do Brasil, ponto final !

    2- Relativamente ao Moita Flores que teve o seu ponto alto na carreira , aquando da captura do Raposinho( acho que o Cavaco nunca o apanharam ), foragidos da cadeia mais de 2 meses e que semearam um rasto de sangue e pânico por onde passaram. Sem querer ser preciso, penso que mataram 2 guardas presionais e mais 2 ou 3 GNR´s. Será que estes criminosos tinham alguma coisa a ver com brasileiros das favelas ?
    Na decada de 90, a policia fracesa abateu à queima roupa um português , aquele que era considerado o maior assaltante de ourivesarias de Paris . Actuava de bicicleta a pedal e a pé , tal não era a descontração do artista !
    Em Olhão, chegou a assaltar uma ourivesaria de manhã escapar de barco pela ria formosa, ir almoçar à casa da mãe em faro junto à ria e à tarde assaltar outra ourivesaria em Faro!
    Acabou abatido em França à queima roupa sem que tivesse sequer puxado pela arma! Os franceses já estava fartos dele!
    Agora será que o LC , quando for a França aceitará ser tratado por escomalha por causa de possuir um passaporte identico aquele que foi baleado e que assaltava ourivesaria de bicicleta????

    3- Em inglaterra à pouco tempo um Português matou a namorada Inglesa , grávida dele, à facada.
    será que todos os Portuguêses também deverão ser tratados por escomalha pelos Ingleses ?

    Por fim , parece-me que este discurso xenófobo , são pequenos fosforos que se acendem todos dias para termos uma guerra entre grupos e comunidades que deve interessar a alguém para estar a ser tão fomentada.
    Foi assim que começou a ascensão do Hitler, do Lenine, do Milosavic, do Mussolini etc!

    Estes ideologos da classe operária e ao serviço de sabe-se lá de quêm estão fomentando o xenofobismo e racismo para abrir as portas à limpeza etnica , tão ao gosto de determinados senhores! Pois se é isso que querem que o digam directamente e não tentem lavar o cerebro de otários que vão atrás de tudo !

    ResponderEliminar
  4. Estou cansado destes gajos ate aos Olhos!!em 5 anos no pais deles Nao conheci um...mesmo UM sem ser interesseiro!! erro meu ? Talvez!!mas de bom, tem pouco..sem querer ser racista ou xenófobo sao um povo que a mim diz Muito pouco!
    cheios de bluf e jogo de cintura!!no presente Próximo o que chama-mos de futuro Portugal ira ter de fazer algo sobre a política de imigração,alias o que todos os países da Europa fazem(inclusive Espanha pais irmão tb de bolivia peru argentina etc.etc..) Pedir Vistos de entrada a este senhores!!desculpem-me merda já a ca muita!e demais!!
    Abraços
    Nuno lobito

    ResponderEliminar