Páginas

terça-feira, julho 08, 2008

Manuela Ferreira Leite em Belém e apartes

foto LC/Expresso
Manuela Ferreira Leite foi hoje a Belém acompanhada por alguns dos novos (velhos) barões do PSD apresentar cumprimentos ao Presidente Cavaco Silva. Testemunhei o encontro com a minha câmara e verifiquei como o Presidente estava contente em receber a nova líder da oposição no Palácio. A cumplicidade política é quase total entre o Presidente e a líder laranja e as criticas às obras megalómanas de Sócrates embora feitas pelos dois durante a passada semana foram apenas coincidência. Os acompanhantes de Manuela Ferreira Leite davam ao encontro um tom passadista. Rui Machete é mesmo um laranja na reserva e como líder do PSD não se pode dizer que tenha sido um sucesso. António Borges é uma figura que não fica bem na fotografia. A sua ânsia de poder é cansativa, a gestão que fez dos timings demasiado óbvia, o mito do salvador que quis colar à imagem de banqueiro por conta de outrém, um fracasso. Não me parecem grandes personagens ao lado de quem devia avançar contra o PS pela frescura com credibilidade, pelas propostas políticas sólidas sem estar refém de lobbies de personalidades que têm um ego maior do que os interesses do país.
Também a presença do ex-ministro da Justiça de Santana Lopes, no fundo o que provocou a queda do homem de Gaia, estava ali a destoar.
Leite não irá longe com um elenco deste tipo e o que se sente é que já pode estar refém da entourage. Para compor o retrato só lá faltou Pacheco Pereira, mas não esperem pela demora!...

Talvez por isto, Manuela Ferreira Leite deixou entrar primeiro os actores secundários, depois deixou-os sair e só depois sorriu (Hélas, ela já sorri!) para não dizer nada. Lá dentro a conversa durou quase uma hora o que foi bom: pude falar com dois amigos meus da Presidência que muito prezo e que sempre me confirmam que a amizade e a cumplicidade intelectual estão muito acima da política. Quando se chega a este estado avançado sentimos que se atingiu a maturidade na vida.
É por ser permitido escrever estes apartes num blogue que eu gosto da blogosfera!

1 comentário:

  1. Claro que sim!
    Mas, num filme , com os actores e respectivos papeis escolhidos previamente , não será obvia historia desse filme?
    Surpresas num filme destes ?
    Querem enrolar quem ?

    ResponderEliminar