Páginas

quarta-feira, novembro 07, 2007

Israelita ganha National Portrait Gallery

Uma foto de uma mulher violada durante o genocídio de Ruanda, em 1994, do israelita Jonathan Torgovnik, ganhou o Prémio para Retrato Fotográfico da Nacional Portrait Gallery de Londres, no qual também foi finalista a argentina Julieta Sans.Com a instantânea “Joseline Ingabire com a sua filha Leah Batamuliza, Ruanda”, Torgovnik recebeu o prémio de 12 mil libras, cerca de 17 mil euros, da reputada galeria londrina.

Na imagem é possível ver Joseline, uma mulher de etnia tutsi e que foi violada sistematicamente por milicianos, com um olhar triste e abraçada a Leah, ao mesmo tempo que a sua segunda filha, Hossiana, aparece ao fundo, à porta de uma vivenda com paredes de barro.

“Aparentemente este é um retrato de uma bela mulher e dos seus filhos. A sua beleza está aí, mas por trás há algo silencioso e terrível”, disse Torgovnik, cuja obra faz parte de uma série dedicada às mulheres violadas no genocídio ruandês, que ocorreu entre Abril e Junho de 1994 e causou pelo menos 800 mil mortos.

4 comentários:

  1. Luís, já leu isto, num comentário lá para baixo: «Manuel disse...
    Caro Luiz Carvalho
    Venho por este meio solicitar-lhe, muito humildemente, que retire a foto (onde aparecem 4 crianças dentro de dois Carrinhos de Choque) que encabeça a sua notícia "PSP de Faro prende fotógtrafo" que está no seu Blog.
    Faço-o por dois motivos...»

    Então, tire lá as fotos.
    Que já bem basta os aborrecimentos do homem com a bófia.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luiz! (será que te lembras de mim?)Deixei-te um desafio no Corta-Fitas...

    ResponderEliminar
  3. Isto é fotografia. Bem esticamente, tecnicamente, com todas as perguntas a fazer e com um moitão de respostas a adivinhar.
    Magia. Uma imagem, uma infinidade de pensamentos. Não há texto ou video que possam dar tanto.
    Tem que ser contextualizada. O resto está lá. Para quem sabe ver.


    PS: O JS tem razão.
    Tire lá as fotos dos miúdos.

    ResponderEliminar
  4. Teresa Ribeiro de Belas-Artes ? Claro que sim. Beijinhos, não te imaginava por aqui!

    ResponderEliminar