Páginas

domingo, outubro 07, 2007

A bandalheira da caça em Portugal

Abriu a época da caça e com ela veio a tradicional loucura armada. Há em Portugal quase um milhão de armas em boas mãos, parafraseando o grande Otelo dos tempos revolucionários.

A caça causa histeria colectiva e é uma das maiores manifestações de bestialidade que se realizam em Portugal. O macho que há em cada tuga pode concretizar-se de arma na mão, por campos e vales, madrugadas adentro.
Estes aventureiros da treta sacrificam á pólvora tudo o que mexe, por vezes filhos em acidentes estúpidos. Matam animais e tratam na maior das selvajarias os cães que muitas vezes abandonam quando a época termina. O espírito da beberagem está presente nesta cultura de matança, em exibições macabras com os troféus das manhãs sangrentas.

A caça em Portugal não é um ritual, uma cultura, um respeito pela natureza. A caça em Portugal é malvadez, crueldade, selvajaria. Nenhum governo conseguiu até hoje regular com eficácia e muito bom senso esta prática. Tanto quanto sei tem havido cedências, facilidades, porque o lobby destes energúmenos é forte e os governos fracos.

A fiscalização por parte da GNR e outras autoridades também tem sido mais que tolerante. Gostava de saber quantas operações stop são feitas nesta altura, para verificação de licenças, condições em que os cães são transportados e que caça foi feita. Estes bandos armados percorrem o país aos tiros matando e cantando como se isto fosse a terra da bandalheira. Na verdade é uma bandalheira.
E custa-me ver pessoas como o Miguel Sousa Tavares a alinharem neste folclore a cavaquear com o Ministro da Agricultura, o Sousa Cintra e o Barata-Feyo, como se a abertura da caça fosse um evento extraordinário. Vestidos com coletes novinhos à caçadores parecem o clube do Bolinha. Divertem-se como putos mas acabam a promover a paranóia nacional do tiroteio.

18 comentários:

  1. A caça nunca esteve tão regulamentada como está hoje.
    Estes tiros que você dá são muito "light".
    Assim como o código da estrada está muito regulamentado e as estradas vigiadas, morrem milhares de pessoas por ano nas nossas estradas! Ou não!
    A caça é uma actividade lúdica com raizes na vida do campo onde qualquer campónio, tinha a sua caçadeira e meia duzia de cartuchos por trás da porta, que servia , para além do caçar, também para segurança pessoal.
    Hoje, esses campónios já não existem ou se existem , já não vão caçar porque o estado com a sua legislação,tornou a actividade dispendiosa.
    Hoje a caça, só está ao alcance de rapazes que fazem grandes vidas e não é só a caçar e depois, nunca pegaram numa arma. Têm a licença porque têm muito dinheiro. Como em tudo o resto em Portugal.
    Daí que ir à caça é um perigo porque o mato está cheio de betinhos que nem andar sabem quanto mais caçar!
    Os figurões que aparecem nos jornais, são para ajudar o lobbie da caça para alavancar poder e o nosso ministro é um grande pateta!
    O Sousa Cintra, a gente desculpa, pois ele conseguiu por até o Presidente da Republica a inagurar a sua fabrica de cerveja,onde só deixou calotes, num investimento feito com os nossos dinheiros!
    eu proponho, para o proximo 10 de junho, a medalha de cavaleiro da ordem do infante, para o Sousa Cintra, o nosso herói. Com o apoio obvio desse não menos herói o MST.
    Para o ministro, uma lebre estufada com milho trangénico!
    Portugal no seu melhor!

    ResponderEliminar
  2. APOIO TOTAL A ESTE POST DO LC

    NEM SEMPRE DIZ DISPARATES E DESTA

    VEZ ESCREVEU COM PROPRIEDADE

    SOBRE ESTES CRIMINOSOS SEM CASTIGO

    QUE SÃO OS CAÇADORES DESPORTIVOS

    ResponderEliminar
  3. alto e pára o baile que a caça que os campónios praticavam antes do 25 e mesmo anos após, de norte a sul, era meio desobrevivência já que a miséria era muita e umas peças de caça e pesca ajudavam a reforçar a dieta ou a ganhar uns escudos para suprir outras dificuldades

    ResponderEliminar
  4. [OFF TOPIC]À falta de melhor espaço para o fazer, aproveito este espaço para partilhar o meu primeiro ensaio fotográfico com o Soundslides:
    http://kukas.webng.com/Istanbul07/

    (para a próxima, levo um microfone e capto sons ambientes, o que enriqueceria certamente o resultado final)

    ResponderEliminar
  5. Este para já está a correr-lhe bem.

    Facto é que adora por-se a jeito para levar umas porradas.

    Ou me engano muito ou ainda aí vêm!

    Um destes dias acho que vai tentar os touros. Ou é aficionado?

    ResponderEliminar
  6. Nisto (a caça !) somos muito british, famosos pelas caçadas de Sua Majestade e Família.

    Nuestros hermanos ... idem.
    O negócio das coutadas espanholas é conhecido.

    E nós por cá, na pesca, tal como na caça, vamos ultrapassando as regras pela direita. It's the ALLportugal. é o que temos...

    Confirmadíssimo pelas personalidades que refere, e muitas outras que todos conhecemos.

    é chic, sobretudo pela indumentária (caçadas ao javali, etc)....lololol ..

    O MST é um homem pleno de contradições. Tem dias que me irrita solenemente....:-(

    ResponderEliminar
  7. Luis com "s" no fim, voltei a este post, porque me esqueci de lhe dar os parabéns pelas fotos em ISTAMBUL, ... há quem diga que esta cidade - porta para o Oriente - é uma verdadeira Caixa de Pandora. Será ?

    tb visitei o seu blog, e gostei.

    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Admiro a tua frontalidade... há caçadores a mais!
    Basta ver quantos havia nos anos 50 (do século passado) e quantos há agora! O meu avô caçava... e era pobre... Admira-me como ainda há caça!
    CM

    ResponderEliminar
  9. Se há imagem que me irrita é a dos tristes coelhos pendurados no atrelado dos iludidos cães, exibidos como trofeus de uma luta tão desigual!
    Adoro a caça, mas com uma boa objectiva nas mãos...

    ResponderEliminar
  10. Vocês, pessoas da cidade nao percebem nada de caça nem do campo. São todos uns comunistas irritantes, q so sabem falar mal dos outros

    ResponderEliminar
  11. Fala muito a quem a ignorância não deixa vêr mais, mais longe pois claro mentes pequenas não se deslocam muito... não fale de caça quem nada de caça sabe...

    ResponderEliminar
  12. A caça é algo extremamente cruel e os caçadores, além de matar os animais selvagem, ainda envenenam os cães dos outros caçadores e, por engano, dos moradores das cidades que nada tem a ver com tamanha estupidez. Se alguém puder me indicar uma sociedade protetora de animais que possa lutar contra esta ignorância, agradeço.

    ResponderEliminar
  13. caros amigos a caça e um desporto para quem a sabe praticar.eu como caçador e com 16 caes k tanho nunca tratei mal um cao tenho 27 anos caço a 9 anos e sempre acompanhei o meu pai na caça nunca se deitou uma peça de caça po lixo.a caça e um meio de convivio com a natureza nem sempre se mata.AGORA MEUS CAROS AMIGOS A CAÇA EM PORTUGAL E MUITO MAL PRATICADA NAO E PELO CAÇADOR POBRE MAS SIM PELO RICO TEMOS O CASO DO SENHOR SOUSA CINTRA E JACINTO AMARO A COISA DE 3 ANOS NUMA HERDADE NO CIBORRO FORAM MORTOS 3 MIL E TAL COELHOS NUM DESBAS-TE.AGORA PREGUNTO EU ISSO NAO E UM CRIME??O SERA K O DINHEIRO TA A CIMA DE TUDO?QUANTO AGENTE TEM POUCOS COELHOS EM PORTUGAL NAO ERA DE APANHAR ESSES ANIMAIS E FAZER REPUVUAMENTOS???AMIGOS POR CAUSA DA CAÇA ESTAR COMO ESTA E K EU ESTE ANO NAO VOU CAÇAR MAIS MAS OS MEUS FIEIS E AMIGOS CAES NAO OS ABANDONO.A CAÇA DE HOJE EM DIA E UM NEGOCIO JA NAO E PRATICADA COMO ERA.CAROS AMIGOS DESEJO A TODOS UM BOM ANO MUITA SAUDE E FELICIDADES...

    ResponderEliminar
  14. É muito fácil criticar aquilo que não gostamos... mas nem por isso, somos os detentores da razão por escrevermos uma dúzia de palavras que achamos ser a maior verdade. Vivemos num país em que tudo podemos dizer, mesmo que digamos uma grande asneira e aqui estão escritas bastantes.Não será melhor informar-se sobre o que é na verdade ser-se caçador?
    O que é a caça?
    Por favor não digam tantos disparates juntos.

    ResponderEliminar
  15. nem sei como ainda se dão ao trabalho de responder a uma mera opinião de um pensante que se acha moderno e evoluído, no fundo é um frustrado que como não tem tempo para se preocupar com as suas coisa do dia a dia entretem-se a achincalhar quem realmente fomenta e ama a naturesa....faz parte do ser....

    ResponderEliminar
  16. A caça no nosso País acabou; e isto porquê? São muitas as razões, mas a principal deve-se à ganância de matar muito sem interessar a qualidade nem o modo como deveria ser exercida.
    Enquanto imperar o espírito da competição na quantidade do que se mata, sem o mínimo de respeito por tudo e todos, jamais valerá a pena considerar a caça como desporto rei.

    ResponderEliminar
  17. na verdade ha muitos caçadores que caçam so para ter o prazer de dar alguns tiros, mas nao sao todos iguais. O meu marido e caçador tem 2 caes adultos e um cachorrinho com 2 meses.São tratados como membros da familia. tem condições de alojamnto, higiene e alimentação, Sao transportados com todas as condições.As pessoas não sao todas iguais. Sou de opinião que houvese mais fiscalizão e deveriam ser punidos e serem retiradas as licenças de cacadores. felicidades a todos os bons caçadores.

    ResponderEliminar
  18. Falar do que não se sabe.........não é pouco inteligente........é estúpido!

    ResponderEliminar