Páginas

segunda-feira, agosto 20, 2007

Sócrates foi de férias mas não dorme

Com a devida vénia ao Zero em Conduta:


"Politicamente só existe aquilo que o povo sabe que existe", disse Salazar, durante a inauguração do Secretariado de Propaganda Nacional, em 26 de Outubro de 1933.

Um estudante de doutoramento de Caltech acaba de lançar uma ferramenta de busca na Wikipédia que promete dar que falar. É só inserir o nome ou morada IP de uma organização e, voilá, temos o historial de alterações da Wikipedia submetidas por essa morada. (ver história da Wired ou o site aqui: se não der é porque meio mundo está a aceder ao site). A Wired lista já algumas das mudanças (onde as mudanças feitas pelo servidor da FOX News já estão a dar que falar) .

E então experimentei o seguinte: o sufixo do Governo Português .gov.pt (ver CEGER para uma listagem de gov.pt). Depois é ir aqui para ver qual a morada IP correspondente: neste caso, 193.47.185 (0 a 255, ocupam a banda de IP). Depois é só ir ao motor de busca para ver a máquina de contra-informação a funcionar.

Pelos dias em que rebentou o escândalo Sócrates-UNI (início de Abril de 2007), alguém (IP 193.47.185.124) apagou:

"Universidade Independente is presently (06-04-2007) under investigation on alleged irregularities on several matters. The Portuguese Prime Minister alleged university degree by this university is presently under a huge public discussion and media storm. A strong case is being build up against possible false declarations by José Sócrates on his university degree. Under heavy pressure, the Portuguese Prime Minister promised to clarify the situation..."

e apagou também o "briefly" em "he briefly attended the ''Instituto Superior de Engenharia de Lisboa'' .

A luta de posts e contraposts repete-se nos dias seguintes, onde se afiança que "He completed an MBA" e apaga a sua média de curso ("12 out of 20"), bem como a descrição da vida pessoal: "Sócrates, a father of two who is divorced, lives in Lisbon and is a registered elector of the municipality of Covilhã (central inland Portugal) where he lived throughout his childhood and teen years with his father, a divorced architect."

Já em Julho também acharam por bem apagar uma parte de biografia de Luís Amado: "He is married (separated, long time affair with an Executive member of the World Bank; Mrs.Sarah Cliffe) and has two children". Passou a " married and has two children".

Ficam aqui os resultados desta busca: José Sócrates versões 1,2,3,4 e Luís Amado 5

PS: A Wikipedia não estava a dormir. Aqui fica a acusação de "vandalismo" ao IP 193.47.185



PS: O Paulo Querido chama a isto trivialidades...

15 comentários:

  1. A internet é do povo e politicamente sabe-se cada vez mais, ainda que as autoridades possam tocar à campainha ainda de madrugada e entrar pela casa adentro. Hoje em dia falar e sofrer as consequências é igual a antigamente, mas atingir um maior numero de pessoas e manter a palavra a pairar é muito mais fácil.
    Entretanto a página na Wikipedia sobre Socrates foi congelada, para evitar novas alterações no momento (talvez até 2009 ou com falta de sorte até 2013).

    ResponderEliminar
  2. Várias são as personalidades públicas que têm publicamente menosprezado, o espaço da internet, como espaço de opinião e de informação.

    Dois exemplos, assim só mesmo para exemplificar:

    - Pinto Monteiro (PGR) - os blogues são uma vergonha

    - Miguel Sousa Tavares, só uso a internet para consultar o meu email e alguns sites de notícias.

    Tremendo erro, o destes senhores e de outros.

    E agora relacione-se esse "erro" com isto:

    http://www.cubanet.org/CNews/y07/ago07/15o9.htm

    http://www.cubaencuentro.com/

    ResponderEliminar
  3. Parabens LC !
    Isso é um grande trabalho!!Excelente!
    Aquele desabafo que fizeste contra os comentaristas que já nem precisavam de ti para nada, fez-te ficar com ciumes e desatastes a trabalhar para o "povo" .Ai é que é?

    ResponderEliminar
  4. Cuidado Luiz, arrisca-se ao mesmo destino do treinador do Benfica :)

    ResponderEliminar
  5. se isto fosse a sério as mentiras do funcionário público sócrates e do seu departamento estatal ( partido socialista) seriam duramente penalizado - demissão corte no financiamento etc - mas como até o pateta alegre do Paulo Querido aceita as mentiras do Sr Sócrates e Cia como trivialidades.
    Tal qual como os erros propositadamente repetidos do Sr Bush no Iraque e de todos os Ocidentais no Afeganistão etc...com o resultado sanguinolento que se conhece.
    Enfim o regime monárquico c eleições sem coroa porque cortes e cortesãos não faltam

    ResponderEliminar
  6. Mais um voto para o "escárnio e mal dizer", vá lá, forçaaaaaaaa...
    É que estamos empates com o "fotojornalismo" e a vitória não pode "ficar em casa".

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. lolllll. vá toca a votar no " escarnio e mal dizer"
    dou uma varinha magica e uma torradeira a quem votar.
    e pra mais isto não mete eurosondagens....lollllll
    mami

    ResponderEliminar
  9. Concordando com o post mas não com o objectivo do mesmo apenas refiro que abordagens superficiais geram más políticas e más decisões.

    ResponderEliminar
  10. Divulgação

    Mais um Blog que se tornou um Livro!

    Filme da apresentação disponível no YouTube em “Camarada Choco”

    www.camaradachoco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Afinal de contas, os artigos da Wikipedia (que não estão fechados) podem ser editados por qualquer um. É natural que alguém do governo tenha tentado minorar o estrago. Talvez tenha sido até o próprio PM...
    Já tinha lido sobre este assunto, e no artigo era dada a ideia que tinha sido feito uma espécie de hack pelos serviços do governo. Enfim, às vezes lê-se cada disparate...

    Cumps.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que foi a Cancio que fez isso pra mostrar a sua utilidade ao Primeiro e garantir que não poderá ser trocada por outra!

    ResponderEliminar
  13. Oh sr.LC: ora faça lá um post sobre a utilização que o Luis Filipe Menezes faz da Wikipedia.
    Ou não lhe interessa? Ou quando se toca nos seus tudo é permitido?

    ResponderEliminar
  14. Luis, chamo trivialidades às tretas em torno da licenciatura de José Sócrates, a maioria delas serviu mais para chamar a atenção para quem as disse / escreveu do que para o assunto.
    A isto chamo simplesmente bloguismo tablóide :)
    E é tablóide por dois aspectos.
    Primeiro, omite que foram feitas outras alterações a fichas da Wikipedia a partir daquele IP. Como só interessa malhar no Sócrates, nada mais existe.
    Segundo, passa completamente ao lado da filosofia da Wikipédia.

    Responde-me com a maior franqueza que puderes: achas que se pode falar em censura quando se está a falar de uma página que 1) QUALQUER PESSOA pode editar, apagando o que considere lixo, 2) TODAS AS ALTERAÇÕES ficam registadas para consulta?

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Olha: lê sábado o nosso jornal. Ficaremos a saber mais algumas coisas sobre os IPs da rede gov.pt que editam na Wikipedia, inglesa e portuguesa. E sem títulos tão sensacionalistas quando falsos.

    ResponderEliminar