Páginas

sexta-feira, agosto 10, 2007

Pinto da Costa em grande a Ana Lourenço

Grande momento de televisão, a entrevista de Jorge Nuno Pinto da Costa a Ana lourenço, na Sic noticias.
Não é por acaso que o Porto é líder há tantos anos e não é por acaso que há 25 anos este homem está à frente do Dragão.
Sou sportinguista, esclareça-se já, mas o carisma de Pinto da Costa não deixa ninguém indiferente. Há anos num almoço da Associação de Jornalistas Europeus, da qual faço parte, ele foi convidado pela minha amiga Maria Elisa. No final do almoço ele leu de cor um poema do José Régio. Foi nesses instante ( fatal!) que a Maria Elisa terá ficado fascinada por aquela personalidade. Hoje a Ana Lourenço não escondia alguma simpatia por ele e pareceu-me vislumbrar alguma comoção para o final da entrevista.

Eu comovi-me com Pinto da Costa.
O tipo é um mestre, um " sinhor".
Gosto da sua franqueza, da forma clara como explica as coisas, com sentido de humor, mesmo quando alguma raiva trespassa pelas situações dolorosas por que passou. Gostei da voz trémula quando falou da filha, e como a comparou a Ana Lourenço, gostei da emoção e da coragem. Frágil quando abanam a sua integridade, forte quando se mostra determinado.
O retrato objectivo que faz do rei dos pneus é arrasador, quer quando revela as suas antigas simpatias pelo Porto, quer quando demonstra que o tipo sabe mudar melhor uma roda do que um jogador.

Claro que podem dizer que ele é um esperto e que sabe contornar bem as adversidades, mas o que ele ali contou são factos objectivos. O apito estava calado e guardado e foi um livro de discutível credibilidade ( mas bastante divertido como peça) que fez pôr de novo o apito na boca de Mizé Dong que Saldanha Sanches se apressou a comentar no dia seguinte factos ( pelos vistos errados) de que Pinto da Costa tinha declarado ao tribunal ganhar 2000 euros e portanto...havia corrupção no futebol.

Sabemos que a demagogia de SS vem de longe e que em matérias fiscais já levou um rotundo chumbo de quem sabe. Há uns falhados da revolução maoista-marxista-leninista, que aos 50 anos fazem da caça ao corrupto, ao prevaricador fiscal, a tudo o que possa ser símbolo da classe média uma fúria vingativa. Não destruíram a burguesia no tempo dos papás querem destruí-la agora na secretaria dos tribunais. Esta leva de revolucionários falhados degenerou em dois tipos: uns viraram neo-liberais barrosistas, outros socialistas bacteriológicamente puros. Há uma opinião pública que gosta deste folclore, são os que adoram dias sem carros, a Roseta a andar de bicicleta, o Sócrates a armar-se em corredor de maratona, os que votam no Zé.
São os que acham que Portugal vai no rumo certo: impostos a falirem a classe média em nome da solidariedade social, que não existe, e que este governo fez o favor de liquidar de vez.

Pinto da Costa deu hoje uma grande lição. E essa lição é de que sem liderança, projecto, coragem e com laços de amizade ( veja-se como ele sempre falou dos jogadores, respeitando-os) não se vai a lado nenhum. Organização, equipa, disciplina, entusiasmo, objectivos.
Para os politicamente correctos a obra não conta. Nem a de Pinto nem a de Jardim, porque dá jeito confundir a árvore com a floresta, o feito com as promessas vãs.

Por exemplo os Açores vão ter zero de deficit. Muito bem. E depois: o que ganham as populações com isso?

Alguma coragem e sentido da luta não fariam mal a muita gente, mas isso é arriscado e o cinzentismo e o situacionismo acabam sempre por facturar a favor. Não ganham, mas também não perdem. São os empatas.

16 comentários:

  1. ó LC vc esticou-se,ou melhor, ajoelhou-se ao PC.
    vamos ver se sem a fruta vao conseguir ganhar ao Atletico.
    nao ha comparação entre a demagogia do Pc e do Lfv.
    E já agora a do seu amigo Sousa Sintra.Esse tb dava umas entrevistas boas e levava as pessoas no coração.
    Agora nao entendo é como um homem tao inteligente se foi apaixonar no "calor da noite".Será que tb hipnotisava as meninas com os seus poemas!
    Viva a fruta!

    ResponderEliminar
  2. "Leu de cor"??
    (é o chamado oxímoro - um dos termos anula o outro, ou leu ou foi de cor)

    ResponderEliminar
  3. Embora o Pinto da Costa e os pintos da costa deste país não me convençam, e conheci e conheço alguns, nem me convençam também as carolinas, gostei do que escreveu, o que não significa que concorde com tudo.
    E, de facto, só faltou mostrar a foto do papa em directo e que ele disse que tinha no bolso do casaco.
    Quanto à Ana Lourenço, mais um pouco, e acho acabava a entrevistas em lágrimas, o que lhe estragava aquela bonita pele de nossa senhora de Fátima.

    É assim, com vendilhões destes, o que vale mesmo é estar sem rede e as placas da Vodafone como a sua, e já agora como a minha da TMN, que não é melhor nem pior, dão um jeito porreiro para nos desligarmos desta porca miséria.
    E como está no Alentejo, aconselho a placa da Optimus, porque um Kanguru talvez ande mais depressa por esses montes.

    Montes, que só os tem quem pode ou quem não consegue deles sair, porque, neste caso, não podem, mas ao contrário, se bem me fiz entender.

    ResponderEliminar
  4. Com o Pinto da Costa é um bocado difícil confundir a árvore com a floresta. O homem é uma árvore de fruta (tipo bananeira, laranjeira, limoeiro)numa floresta de eucaliptos. O engraçado é não são os eucaliptos que o secam a ele, mas sim o inverso.

    Eu também senti alguma compaixão e pena quando vi o Saddam na situação em que estava, mas depois também me lembrei das atrocidades que ele cometeu. Não nos vamos esquecer das acusações (com base em escutas telefónicas!!!!) da compra de árbitros e mesmo das acusações de agressão.
    E já agora, não nos esqueçamos também a forma como este senhor durante anos cultivou e alimentou um sentimento de ódio nas pessoas do norte em relação ao sul, utilizando sempre argumentos de trampa criando também um complexo de inferioridade nos portistas/portuenses em relação aos "mouros" da capital.
    Ainda estou para saber o que terá ganho a irmã da carolina com o seu aparecimento bombástico naquela entrevista que deu. também nunca mais piou...

    ResponderEliminar
  5. O espernear do enforcado causa sempre alguma compaixão.
    Quanto ao resto, toda a gente sabe que o único prevaricador no futebol português é o Vale e Azevedo.

    ResponderEliminar
  6. Você Luiz é um ingénuo. Isso nota-se em quase todos os escritos que produz. Que é que queria? Um homem mediocre, um arrependido, um derrotado? Se assim fosse o homem não estava à frente do FCP tantos anos. O homem tem algum valor. Agora não branqueemos o mal que tem feito ao futebol. Não esqueçamos as vitórias fabricadas e os campeonatos viciados.
    Os vigaristas são todos muito bem falantes ou não conseguiriam convencer as suas vítimas.
    Sinceramente sr.Luiz, julgava-o mais inteligente.

    ResponderEliminar
  7. LC no seu melhor, embora arriscando demasiado na defesa de PC contra a maioria benfiquista que pretende crucificar PC, para tirar dividendos numa luta de gigantes dos relvados em que o FC Porto � de h� d�cadas mesmo o maior e o Benfica uma sombra do que foi no passado. N fosse assim O bar�o de Alverca vulgo Orelhudo n�o pagava o livro da Carol Salgado n�o subsidiva com o Paulo Fernandes da Cofina um lampi�o convicto o filmeco do casal Botelho/Pinh�o outros lampi�es de selhe tirar o chap�u. Estou na boa sou do Estoril Praia e do Atl�tico CP nem lagarto nem drag�o.
    Real�o portanto o excelente encadeamento do post do LC e s� teria gostado que n�o se tivesse esquecido de nomear aquela lumin�ria ex facista chamada Tavares Telles que tamb�m e ao servi�o de PC se distingue pelo lambebotismo e pela inanidade jornal�stica.

    ResponderEliminar
  8. e a gaja que entrevistou o cota rei dos dragões já tava com o grelo aos saltos?

    Aquele gajo parece que tem mel sacanório ! Nem o Rui Beloso saca tanta gaja como o Pintinho.....

    ResponderEliminar
  9. Spooooooooorting!

    ResponderEliminar
  10. Ó Senhor Luis Carvalho, com a lucidez que lhe reconheço, este seu texto é no mínimo um desafio à inteligência de qualquer comum mortal TUGA. Frainchement... Há aqui um comentador que diz, que pensava que o Sr. Luís fosse mais inteligente. Não serei tão ofensiva. Mas pensava que, dada a sua profissão e os corredores por onde circula, pudesse ir mais longe na sua análise.

    Diz o Senhor:
    "Não é por acaso que o Porto é líder há tantos anos e não é por acaso que há 25 anos este homem está à frente do Dragão."

    Pois meu Caro Amigo, também não foi por acaso, que Salazar esteve 40 anos no Poder. Dizem ...

    Diz o Senhor:
    "Claro que podem dizer que ele é um esperto e que sabe contornar bem as adversidades, mas o que ele ali contou são factos objectivos."

    O que PC ali contou foram factos objectivos, que o inocentam. É uma objectividade um tudo nada duvidosa, não ?
    Quem é você para dizer que PC fala verdade ? Estava lá ? Acompanha-o ?
    E já agora, o Senhor Luís não deve estar muito habituado a falar com vigaristas. Ou então já está tão habituado, que já não sabe a diferença entre ser sério e não o ser. Dou-lhe um conselho, ... vá até um Tribunal, e oiça alguns depoimentos de arguidos, e ouvirá teses incrivelmente bem construídas repletas de lógica e de objectividade. Algumas até competentemente defendidas por advogados pagos a peso de ouro. Em bom rigor, aquilo a que o Sr. Luis chama "objectividade", eu prefiro chamar um exemplar magnífico do mentiroso todo-o-terreno.

    Diz o Senhor:
    "Há uns falhados da revolução maoista-marxista-leninista, que aos 50 anos fazem da caça ao corrupto, ao prevaricador fiscal, a tudo o que possa ser símbolo da classe média uma fúria vingativa. Não destruíram a burguesia no tempo dos papás querem destruí-la agora na secretaria dos tribunais."

    Esta não ! Aqui correu-lhe muito mal, ó Sr. Luís.
    O senhor com esta afirmação está a fazer a apologia da corrupção, e a contestar aquilo que de mais nobre possuímos: um Estado de Direito.
    Se o símbolo da classe média é para si a corrupção e a ilicitude fiscal. Olhe, nem vale a pena continuar,... estamos conversados, deste ponto de vista !!

    Diz o Senhor:
    "Pinto da Costa deu hoje uma grande lição."

    Ó Sr. Luis, fique lá vomessê com as "lições" de Pinto da Costa, porque eu não quero aprender, como se vive, .... "no calor da noite". Tenha dó !!!

    E diz ainda o Senhor:
    "E essa lição é de que sem liderança, projecto, coragem e com laços de amizade ( veja-se como ele sempre falou dos jogadores, respeitando-os) não se vai a lado nenhum. "

    Quer dizer que os restantes dirigentes desportivos não respeitam os jogadores, ao mesmo nível que o faz PC ? No mínimo ofensivo !

    Só nos laços de amizade, é que concordo consigo, Sr. Luís. De facto, os "amigos" são para as "ocasiões"... e que "amigos e que "ocasiões" !!!! Camorra nortenha !!!

    Já vi que é muito amigo do PC.
    Sabe a sensação com que fico ?
    É que o seu texto, é um serviço encomendado. A que preço ?

    - Fruta ou "caféi com lêti !!!

    Uma pequena nota: Pena que o Senhor não comente (ou omita) a parte desta entrevista, em que o entrevistado refere o passado da sua ex-companheira, refiro-me a isto:

    "...uma pessoa que o pai teve que pôr numa escola não direi de correcção, mas que não se destinava a meninas bem comportadas, que aos 19 anos sem casamento tinha dois filhos, que teve o passado que teve, ..."


    Um comentário que por si só, define o carácter de um Homem, que perante uma televisão, tem a coragem de o fazer. Sabendo todos nós, onde o Sr. Pinto da Costa conheceu a menina "mal comportada".

    A menina mal comportada que foi levada pela mão do Presidente do FPC, ao Vaticano e apresentada ao Papa.

    "Ca ganda lata" que tem o Sr. Pinto da Costa !

    Quer um conselho, Sr. Luís ?
    Não se confunda !

    Ou então eu tenho andado enganada acerca da sua pessoa.
    é pena ........

    Uma anedota:

    Há uma rusga a uma casa de meninas, das tais, das "mal comportadas", usando o léxico do Sr. Pinto da Costa.
    A polícia pergunta a várias meninas, a profissão. Umas dizem que são, manicures, outras pedicures, nenhuma diz o que de facto é.

    Um cliente responde: a puta sou eu.

    Pois é, Sr. Luís. Já sabíamos que a Carolina também o é.

    Agora o que eu estou à espera de saber é quem é a MAIOR puta:

    Se Pinto da Costa ou Carolina ?

    Porque ambos o são, disso não tenho dúvidas. E haverá alguém que tenha dúvidas disso ?

    ResponderEliminar
  11. Excelente comentário...
    Como eu disse acima, com alguns posts do Luís de Carvalho, "É assim, com vendilhões destes, o que vale mesmo é estar sem rede e as placas da Vodafone como a sua, e já agora como a minha da TMN, que não é melhor nem pior, dão um jeito porreiro para nos desligarmos desta porca miséria".

    ResponderEliminar
  12. Meus caros, não levem tão a peito opiniões de café ou blogue. O que eu penso, repito-o no outro post. A vida não é uma recta e as pessoas tb não. Há lideres execráveis com obras edificantes e por detrás de um sacana está sempre uma mulher muito inteligente ou muto puta. o Pinto da Costa ´fascinante como figura de romance. Gostava de escrever esse best seller.

    LC

    ResponderEliminar
  13. "Meus caros, não levem tão a peito opiniões de café ou blogue."

    ora, ora, só que o amigo luís de carvalho, conseguiu-me tirar do sério com este post.

    "A vida não é uma recta e as pessoas tb não."

    Linda frase, caro amigo, concordo o mais possível. Vou guardá-la.
    Mas já pensou nos danos financeiros, que os restantes clubes sofreram, se se provar o bluff do pintinho ? Para além de outros aspectos.
    Ou há moralidade ou ...
    pois ...

    "Há lideres execráveis com obras edificantes"

    bem isto agora dava pano para mangas ..

    "e por detrás de um sacana está sempre uma mulher muito inteligente ou muto puta."

    Ou uma puta inteligente !!!:-)))
    ehehehe ...

    "o Pinto da Costa ´fascinante como figura de romance. Gostava de escrever esse best seller."

    Sim poderá ter alguma originalidade de atitude, mas há mais nortenhos assim.
    Sugiro-lhe uma figura que me parece sair dos canones da normalidade é Miguel Veiga (advogado/PSD). Esperto e cáustico !
    Com uma diferença, Pinto da Costa não é um gentleman quando fala acerca de uma senhora nos media.

    mesmo que se trate de uma senhora puta ...:-(

    abraço, LC !

    ResponderEliminar
  14. É pá! vamos deixar o LC respirar um pouco! Tanta porrada, por causa do Pintinho, o homem levou !
    A minha colega , anonima, ia partindo-o ao meio, uff!
    FORÇA LC ! Não te vais abaixo, nós precisamos de ti, assim como és, tal e qual. Mesmo que não precebas nada de Bola !
    Olha, o treinador do pintinho disse que no porto ganhar era como escovar ou limpar os dentes. O que é que achas deste comentario vindo de quem tem uma dentadura daquelas e ainda por cima perdendo o JOGO para o Paulo Bento que não sabe falar. Citando, Paulo Bento "É um jogo,aaaaah, importante para nós, aaaah, acreditamos , aaaaah ,que podemos ,aaaaahhh , ganhar, aaaaah"

    ResponderEliminar
  15. ó carlos, eu sei que o LC é bom rapaz e um óptimo profissional.
    Não é por acaso que visito este magnífico blog, todos os dias.

    Mas agora "levou-as".
    Mai nada ... !!!!

    :-))))))

    ResponderEliminar
  16. Uma pequena nota: Pena que o Senhor não comente (ou omita) a parte desta entrevista, em que o entrevistado refere o passado da sua ex-companheira, refiro-me a isto:

    "...uma pessoa que o pai teve que pôr numa escola não direi de correcção, mas que não se destinava a meninas bem comportadas, que aos 19 anos sem casamento tinha dois filhos, que teve o passado que teve, ..."


    Um comentário que por si só, define o carácter de um Homem, que perante uma televisão, tem a coragem de o fazer. Sabendo todos nós, onde o Sr. Pinto da Costa conheceu a menina "mal comportada".

    A menina mal comportada que foi levada pela mão do Presidente do FPC, ao Vaticano e apresentada ao Papa.

    "Ca ganda lata" que tem o Sr. Pinto da Costa !

    peço desculpa por usar as palavras de um comentador deste post. mas eu penso igual e não diria melhor!
    oh LC vc pode pensar o que quiser e escrever o que lhe apetecer mas não nos desiluda gastando os seus minutos de lazer num energumeno como pinto da costa!
    além de tudo mais tenho pena que ele só se lembre de ser bonzinho para a filha( agora) e ainda mais bondoso e cheio de peninhas para os filhinhos coitadinhos... da agora alternadeira mas em tempos de 1ª dama do virtuoso convidado do PAPA e se esqueça que que é pai de um rapaz chamado alexandre! afinal os enteados eram filhinhos e o filho enteado! carago !!!!!
    de uma coisa tenho a certeza o bom do POVO! aquele que os escribas deste reino são reis...( meio tostão de reis! mas são infelizmente) tem sempre muita peninha! por estes serem uns iletrados esses de certeza perceberam logo que o pintinho estava ali qual linda reis travestido de santinha da ladeira! sei que não foram esses que deram aquelas audiencias bestiais à sic noticias.pq esses mal perceberam( ninguem melhor que o bom povo para logo distrinçar o trigo do joio) apagaram a tv e foram para a cama de lençois lavados e corados com clarim e perfumados com alfazema do campo e ai com a sua maria foram na virilidade dos seus corpos sentir o verdadeiro calor da noite!
    ignorando como era merecido um seboso que para ser viril... tem de pagar o calor com que se aquece!

    mami

    ResponderEliminar