Páginas

terça-feira, agosto 07, 2007

O animal feroz Sarkozy

Sarkozy furioso com um fotógrafo da AP ao fotografá-lo num lago nos EUA em férias


O Presidente francês passou-se quando topou um barco a segui-lo num lago nos Estados Unidos, onde está de férias. O pior foi mesmo quando viu fotógrafos a bordo. Gritou e só se acalmou quando os jornalistas prometeram deixá-lo em paz.

Sócrates mais esperto do que o seu camarada socialista francês não disse a ninguém para onde ia de férias. Se foi para o Allgarve como tudo faz imaginar deve estar fechado num hotel ou nalguma vivenda de amigo sem vista para o interior. O Primeiro português detesta cenas de férias e para tal não será alheia aquela foto que o pôs fora de si onde ele aparece a pôr creme nas costas do irmão. Uma fotografia desagradável, corrosiva, mortal. Até eu tive pena dele.

Isolado, clandestino, o primeiro ministro parece não largar o telemóvel e é através dele que vai controlando o país em sucessivos sms`s, era o que um jornal fazia crer.
Esta distância não tem a ver com privacidade tem a ver com arrogância. E tem a ver com uma total falta de afecto no exercício do cargo público.
Até Blair avisava para onde ia de férias. Um primeiro ministro não tem o direito ético de não dizer para onde vai de férias e muito menos de nem sequer dizer se vai de férias.
Há quem ache que isso é interesse do jornalismo de sarjeta, mas se Sócrates tivesse ido passar uns dias a bordo de um iate de um empresário ( como o fez Durão Barroso e bem teve de responder perante a Comissão Europeia) isso não deveria ser dado a conhecer ? Claro: uma coisa é dizer que vai e para onde, outra é a curiosidade mórbida dos mexericos. Para isso há remédio, até a família real inglesa o faz: cinco minutos de fotos para todos e depois desapareçam e deixem em paz. Funciona sempre.

Fui muitas vezes fotografar as férias de Cavaco Silva, de Ramalho Eanes, de Durão Barroso, de Mário Soares e de Sampaio e nunca isso pôs em causa a privacidade das individualidades.

Até Guterres dizia para onde ia, embora a contragosto. O pobre foi um ano para Algeciras e foi acusado de passar férias no estrangeiro!

Boas férias.

11 comentários:

  1. Toda a gente entendeu mal... O homem está apontar para o fotógrafo e está a dizer: "Ò pá, limpa as lentes da objectiva! Sim, tens uma mancha de caca aí. Recuso-me a ser fotografado por uma máquina com as lentes sujas! Limpa a porra das lentes e só depois é que tiro os óculos escuros para que possam fotografar a beleza dos meus olhos de carneiro mal morto!".

    O homem é um perfeccionista o que é que se há-de fazer...?

    ResponderEliminar
  2. Sarko nesta posição dava um belo cartaz dirigido à "escumalha":

    "France a besoi de toi. Part en vacances"

    ResponderEliminar
  3. Ele ainda não percebeu algumas nuances da política internacional.
    Um novo Presidente francês a passar férias nos EUA é óbviamente notícia.

    Sampaio Guterres ou Sócrates a passear nos Tomates não é ! É mera foto-oportunidade para encher papel. A não ser que estejam a espojar-se na areia enrolados numa brasileira ou ucraniana ou congolesa, whatever...senão são
    reflexos de um jornalismo de redil
    retratinho do Sr Presidente em calções de banho de mão dada com a esposa.
    Ou o gajo está a dar uma sova na mulher ou então qual é a piada ? Um Presidente de férias é como qualqeur cidadão. Mais somos nós que as pagamos !!!

    ResponderEliminar
  4. O mais engraçado é que um assunto estéril como o de fotografar o carneiro mal morto em férias, provavelmente vai dar uma fotografia que ainda será exposta na world press photo ou outra exposição de fotojornalismo.
    Uma coisa é certa, não ganhava o prêmio BES...

    ResponderEliminar
  5. Teve pena dele(Sócrates)? Tadinho.....

    ResponderEliminar
  6. É engraçada este quadro de comparações com as ferias dos lideres nacionais com o interesse de dizer que Socrates é parvo!
    O LC é fotografo e por isso as ferias de um qualquer lider é um grande momento profissional como confessou.Por isso compreendo-o.
    Mas é preciso compreender o Socrates e sobretudo é preciso compreeder os portugueses.
    O socrates esta a estragar a mama a muitos portugueses e por isso tem que se defender da ira deles.
    Como é que o LC quer que o Socrates mostre-se em ferias quando ele obrigou os medicos, os juizes , os professores , os policias etc a trabalharem mais e a roubarem menos.
    comparar socrates com cavaco? Veja quantas reformas tem o cavaco ?
    Você nunca soube da historia das obras na casa do cavaco que foram fiscalizadas pelos jornalistas do expresso e que depois de descobertas as verdades foi tudo abafado e os jornalistas despedidos e a lei mudada que considerava, a partir dai, crime, vigiar as casas de titulares de cargos governamentais!!!!
    Você não se lembra do que se passou!!! Uma lei feita por causa das obras na casa do cavaco em albufeira!!!

    Pois é !!! Uma coisa é tirar umas fotografia outra coisa é a privacidade e a responsabilidade de cada um perante o seu publico.

    Para um fotografo era muito giro apanhar o soares a dormir nas reuniões ou a tirar os sapatos, libertando o chulé, mas para os portugueses dedicados ao trabalho era uma falta de respeito! depende da perspectiva!
    Para o LC uma palavra de apreço pelo seu trabalho e pelos temas que insere no seu blog que estimula este tipo de pontos de vista em direcções cruzadas.
    obrigado

    ResponderEliminar
  7. já agora como é que o Sócartes e a mamã arranjaram mais de 100.000 contos com os quais compraram o apartamento ultra luxuoso na Rua Brancaamp/Castilho ????
    Antes de ser 1º mas já com cargos dirigentes no PS !!!

    ResponderEliminar
  8. os xulos do PS que nada fazem na vida defenden-seuns aos outros escumalha!

    ResponderEliminar
  9. casa na brancaamp....herança de familia claro....ou ja não se pode receber heranças...

    ResponderEliminar
  10. estas familias lá detrás do sol posto já herdam casas no centro de Lisboa...então os Távoras ainda existem?

    ResponderEliminar
  11. Algeciras español, Perejil español

    ResponderEliminar