Páginas

sexta-feira, abril 20, 2007

Em busca dos tarecos de Pinto da Costa

A imagem passou de repente na televisão. Numa reportagem, Pinto da Costa reavia os tarecos que Carolina Salgado lhe havia levado da casa que outrora fora o cenário central de uma história de amor, agora despedaçada, como aquela carga revolta.

O líder dos Dragões remexia, dentro de uma carrinha de transporte, numa tralha de coisas pessoais, intransmissíveis, e que Carolina Salgado sabia que não valendo nada, valiam magoando em quem as perdia.Não parecia ser roupa interior, apesar de ser roupa suja- aquilo que chamamos aos despojos de uma relação fiel, duradoura, vivida... com final infeliz.

Mas o que me chamou a atenção naquele "frame" da televisão foi o busto de Pinto da Costa transportado debaixo do braço por um empregado, passando frente ao protagonista. Homem habituado a cenas fortes , Pinto da Costa não se deixou impressionar. A sua imagem ia ali transportada sem dignidade, entre um monte de sucata e uma porta que seria a de um armazém qualquer. O busto que lhe garantiria a eternidade parecia nada valer, como a estátua de Saddam que dobrou e caíu na rua do povo, ou a cabeça decapitada de Salazar, em Santa Comba a seguir ao 25 de Abril, desaparecida no calor da luta.

As imagens valem mais com os artistas mortos. Tornam-se então emblemáticas, objectos venerados.Na verdade, o mimetismo das esculturas não consegue impressionar os seguidores de deuses, como os corpos reais. E Pinto da Costa sabe-o. Que vale uma estatueta ao lado da sua figura ágil, jovem para a idade, de passo determinado e de silêncio absoluto para com os jornalistas, que timidamente tentavam arrancar-lhe uma declaração sobre o evento? Vale zero. E lá foi o mono para a dispensa da História do Glorioso.

Passados uns dias acabei por rever a cena numa fotografia de um jornal, mas confesso que não me impressionou como aquele instante em que a vi e que não pude congelar. Foi uma fotografia minha falhada, de certa forma.
Uma imagem de que Pinto da Costa-fotógrafo nunca sentiria falta.

Vosso,

Luiz Carvalho


Também em: http://expresso.clix.pt/

2 comentários:

  1. Excelente "retrato".
    "Yours"
    212ahora

    ResponderEliminar
  2. quando o POVOP da valor alguem que aparece com obra feita. tem logo a perna um rafeiro..............porque sereu nao soudo porto soudigoSPORTINGUIa!

    ResponderEliminar