Páginas

sexta-feira, abril 20, 2007

As lágrimas amargas de um engenheiro

O jantar de ontem de aniversário do PS na velha FIL, em Lisboa, foi nem mais nem menos uma acção de graças ao grande líder “engenheiro”.
Sócrates parece adoptar alguns dos tiques do seu ex -colega de bancada televisiva, Pedro Santana Lopes: chorou (começa a ser uma linha dos socialistas depois de Sampaio) e sobretudo fez-se de vítima.

Mário Soares fez a apologia do governo, outra coisa não seria de esperar, mas ao justificar a embrulhada em torno do curriculum de Sócrates como uma cabala da direita contra o primeiro-ministro, dizendo que já o mesmo tinha sido feito a Ferro, foi descabido. Só reforçou a ideia na opinião pública que o descrédito do “engenheiro” está a ser remendado com desculpas de mau pagador, ou se quiserem, de cábula.

Sou simpatizante de Mário Soares mas confesso que me irritou ouvi-lo falar ontem. Que ele diria se o que se está a passar com Sócrates tivesse sido com Pedro Santana Lopes.

E já agora, também se pode dizer que muitas das coisas que se diziam de Santana eram do domínio da calúnia como aquilo que se pôs a correr de que ele daria festas noite dentro na residência de S. Bento. Cabalas é o que mais há em política, infelizmente.

A lamechice de Sócrates, logo seguida do triunfalismo bacoco ao referir os grandes sucessos do governo, não dão para rir, nem chorar, apenas lamentar profundamente. E quando Soares disse que este governo estava a governar para os mais carenciados, não sei o que terão pensado os desempregados, os funcionários públicos, aqueles que têm de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde, e muito, muitos mais.
Eu por mim, que nem sou carenciado, pus logo a mão na carteira.

Vosso,
Luiz Carvalho

( depois de um leitor ter sentido a falta deste adeus!)

10 comentários:

  1. Sobre Mário Soares:
    Um dia, há muitos anos, no salão do grupo recreativo da minha aldeia, era esperado o Mário Soares para um comício.

    A minha aldeia, em tempo de utopias, que cada vez mais nos fazem falta para sonhar, era maioritariamente comunista, nos tempos em que muita gente para sobreviver vivia da apanha da amêijoa, quando uma importante unidade industrial aqui instalada, e que felizmente hoje está em grande força, dava trabalho a mais de 1000 operários e na altura estava falida. Hoje, chegam um duzentos e poucos trabalhadores, graças ás "novas tecnologias".
    O meu Pai trabalhou toda a sua vida nesta unidade industrial e um dia, já reformado, e agarrado a um andarilho, levei-o a visitar a “fábrica”, onde tantas vezes, até aos meus dez anitos, lhe levava o almoço numa lancheira, e ele perguntou-me, muito espantado, onde “estavam os trabalhadores”.
    O meu Pai com aquela idade e a com a doença não percebia que os “trabalhadores”, agora, eram as máquinas.

    Mas, dizia sobre o Mário Soares. Chegado ao local do comício, o Mário Soares nem sequer chegou a entrar.
    E eu vi, com os olhos que estão a olhar para este computador onde escrevo e com os ouvidos com que ouço a malta aqui no café a “cortar na vida dos outros”, a sua falta de educação, com “caralhadas” à mistura, porque estavam lá “meia dúzia de gatos-pingados” e a máquina da concelhia do PS tinha feito um trabalho de “merda”.

    Talvez, injustamente, por achar que Mário Soares tem um lugar importante na história de Portugal e da Europa, ainda hoje o acho um tipo caprichoso e arrogante.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa, mas não me despedi...
    "Yours"
    212ahora

    ResponderEliminar
  3. caro Luiz, temo que não lhe sirva de muito esse gesto de levar logo a mão à carteira...

    ResponderEliminar
  4. Apareçam no http://lote77.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Pequeno reparo:
    esqueceu assinar com "seu"

    Estou a gostar

    JH

    ResponderEliminar
  6. Parabens pelo o blog,... quanto ao about me, os virginianos têm bom gosto, eheh

    1 abraço

    ResponderEliminar
  7. “O presidente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes, dirigiu um e-mail aos mais altos funcionários da Assembleia da República a lamentar que a acção inspectiva ás empresas de «catering» que ali funcionam não tenha sido precedida de uma informação aos responsáveis daquele órgão de soberania... E que não soube antecipadamente da acção, pelo que não foi possível controlar qualquer articulação desejável e normal entre instituições públicas... Ainda, que não houve bom senso para que tudo se passasse em articulação institucional”, segundo vem no Expresso desta semana.

    Não percebo!
    Porque, então, o presidente da ASAE se anda a esquecer de avisar os presidentes das câmaras municipais das cidades, vilas e aldeias, onde os ciganos ganham a vida, antes de aparecer nas feiras e mercados.
    Porque, neste caso, se esqueceu de levar a comunicação social, sobretudo as televisões, ás empresas de «catering», por coerência com o que tem feito, e cuja visibilidade tem sido notória e excessiva.
    E quase sempre acompanhado de outras polícias, e de tal maneira equipados que até parece que vão para a guerra.

    O trabalho da ASAE é meritório e devia ser assim em todas as outras “autoridades”, sejam estas simples “autoridades” ou “altas autoridades”.
    Mas o seu protagonismo e o espectáculo mediático que o tem acompanhado deveria ser coerente, obviamente.

    E a sabedoria do povo diz que quanto mais alto se sobe maior é a queda. Também diz que quem mexe no fogo acaba queimado.
    Afinal, no circo (também) existem palhaços.

    ResponderEliminar
  8. PS:
    Luís: "Aprenda" com o Miguel a escrever sobre aqueles que lhe deviam ter autuado o "jipe zarolho". Assim sim, é criticar sem ser "vulgar", de tal maneira que não me deixa "feroz", mas antes triste.

    ResponderEliminar
  9. Olhem o PGR de perfil e vejam se vêm o mesmo que eu
    Segundo o Expresso, hoje:
    O Procurador-Geral da República (PGR),
    “... Disse no Parlamento que: “Os blogues são uma vergonha...”.

    E o meu comentário é:
    E o blogue do Ministério da Administração Interna, também é?
    E o blogue do Juiz Hélder Fráguas, também é?
    E alguns blogues de alguns outros magistrados meio anónimos, como eu, refiro-me a anónimos, porque não sou magistrado, também são?

    E agora pergunto:
    E os boatos e as mentiras só nasceram na blogosfera?

    Ou me engano muito ou:
    Depois de um “Cardeal Laico e Republicano”, agora nomeado para a Média Capital, proprietária da TVI.
    Vai chegar o tempo da censura na blogosfera, para “disciplinar esta vergonha”.

    Acho mesmo que o Simplex deveria ter isto como objectivo.
    Talvez, a Universidade Independente possa criar uma licenciatura simplex especializada na área das engenharias informáticas para conseguir o software necessário para bloquear o acesso dos “sem vergonha” à blogosfera.

    Para acabar.
    Olhem bem para o PGR, e vejam se chegam à mesma conclusão que eu.
    Que o PGR precisa de ir ao dentista. Têm é que o apanhar de perfil.

    Bom, acho que já estou a descambar para a sem “vergonha”.
    Portanto, ficamos assim.

    ResponderEliminar
  10. eu gostava de xaber o que soares fez por este Pais ? nuncatrabalhou, tem reforma de Principe,guarda costas se tivesse v tava calado.

    ResponderEliminar