Páginas

segunda-feira, abril 30, 2007

Alexandra Lencastre sabe obedecer

Ouvi hoje dizer ao João Botelho, realizador, ainda a propósito da Alexandra Lencastre, que o bom actor é aquele que compreende o que o realizador lhe pede e depois sabe fazê-lo sem perder o seu carácter nem a sua criatividade. A Alexandra é um desses actores, actrizes, que sabe servir uma ideia. Ela mesmo acabaria por confessar que quando trabalha com um realizador ou encenador, não tem que estar a impor o seu ponto de vista, senão seria ela a dirigir. Diz que sabe obedecer, o que não impede que não faça sugestões.

João Botelho diria depois que ela o surpreendeu com figuras que improvisou e Fernando Lopes mostrava-se embasbacado com uma borla de dois minutos que ela deu a um jovem cineasta, onde inventou de gaguez divinal.

Isto aplicado a uma equipa de fotógrafos não sei se resultaria, mas eu prefiro acreditar que sim. Uma equipa de gente criativa é aquela em que cada um trabalha para um objectivo, um caderno de encargos, um projecto, mantendo as regras definidas, sem violentar a sua criatividade, nem a sua capacidade de voar. É simples, mas como tudo o que é linear e bom é muito difícil de concretizar.

1 comentário:

  1. Nem mais! Belíssimo comentário!
    A Alexandra é uma actriz grandiosa e uma mulher apaixonante!

    www.alexandralencastre.pt.vu

    ResponderEliminar