Páginas

sexta-feira, março 02, 2007

A bestiola

Perdeu-se hoje na RTP-2 uma boa oportunidade para se falar de fotografia.
Paula Moura Pinheiro quis meter o Rossio na Betesga e fazer, em alguns minutos, um programa sobre fotografia total.
Quem convidou ?
Uma das betesgas que mais sussura sobre arte, o inefável Delfim Sardo, cúmplice de Molder, e um desconhecido: Eduardo Veloso.
Pelo que ouvi trata-se de um amador que parou no tempo do Ansel Adams e pelo que vi tira umas fotografias paradas a preto e branco, sem o rigor do mestre venerado, nem o talento que seria de supor ouvindo a sua capacidade de citador.

Depois de várias peças sobre vários géneros fotográficos, depois comentados pelas sumidades convidadas, que iam despejando banalidades ou inventando teorias como as da relação fotografia- cinema ou pintura-fotografia, a cereja em cima do bolo veio da boca de Sardo que acha que o fotojornalismo está no limbo do que os paparazis fazem. Ele que foi programador no CCB, tem o descaramento de insultar o fotojornalismo e de pôr em causa a honra e a ética de quem exerce a profissão.

Pinhólas fica ao rubro, engole em seco, e ainda consegue vir em socorro dos colegas jornalistas-fotógrafos lembrando à bestiola que muitas das fotografias do World Press Photo conseguiram com a sua força documental tornarem-se em baluartes da defesa dos Direitos Humanos.

16 comentários:

  1. Muita crítica e provocação sem afectos.
    Passar-lhe-á ao lado, eu sei, mas cada vez este blogue me anda a desiludir mais.

    ResponderEliminar
  2. O programa Câmara Clara que refere é uma nódoa, a única coisa boa que vi foi o "doutor" a falar de fotografia, mas mesmo assim não lhe deram muita conversa. Contudo, o Delfim tem razão, acho eu, quando diz que existe uma fronteira muito ténue entre ALGUM fotojornalismo e alguns paparazzi. A diferença muitas vezes é que o fotojornalista capta anónimos enquanto que o paparazzi caça celebridades. Concordo que muitos paparazzi não sõ fotógrafos, mas há muitos que DEVIDO À CRISE INSTALADA são paparazzi nas horas vagas do fotojornalismo.
    Também me lembro de ter dito há tempos na SIC Notícias que tirar fotos ao Marcelo na praia, no dia a seguir a ter-se demitido, não é paparazzo. Aqui a diferença é muito ténue, e para muitos não existe mesmo: se o tivesse apanhado, era um paparazzo, não era uma fotoreportagem!!!
    JL

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com a sensação que o próprio Delfim Sardo se arrependeu imediatamente do que disse. Mas o que não falta por aí é gente que fala sem pensar.
    Tenho ideia que o mundo é feito de equilíbrios e que, para existir o belo, tem de existir o feio. Se não fossem os paparazis, nunca veríamos uma Britney careca a partir um carro com um guarda-chuva. E imagens destas também têm o seu valor. Pouco, mas têm.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  4. Embora goste muito da maioria dos artigos que escreve, tenho que lhe dizer que, no que diz respeito ao Fernando Calhau, que já cá não está para se defender e que conheci muito bem, meteu a pata na poça. Pode-se não gostar da arte que ele fazia, mas em termos de currículo, o Fernando foi tudo menos medíocre. O seu único pecado foi não ter tido a coragem de sair para o estrangeiro como o Julião Sarmento, do qual foi colega. Uma vez que a apreciação da arte é subjectiva, temos de nos cingir a algo concreto para poder medir a carreira de um artista: o centro de arte moderna da Gulbenkian tem quadros do Fernando. Já perto do final da sua vida, ele vendia quadros por um preço ao qual as suas fotografias nunca irão chegar. Provavelmente três quadros dele dariam para pagar todo o equipamento fotográfico que já lhe passou pelas mãos... Aliás, o Mercedes que ele tinha nessa altura foi comprado com o dinheiro dos seus quadros... Para um pintor falhado não está nada mau... Ah! E ao contrário de si, o Fernando não arrotava postas de pescada sobre assuntos que que não dominava.

    ResponderEliminar
  5. Bom exemplo de texto "vira milho".
    As reações por enquanto são só contra os fotojornalistas o que é pena, porque estatísticamente o trabalho deles contribuiu mais para mudar o mundo do que o dos "artistas".

    Mas o que é pior é a tendência actual para que todas as questões se tornem rápidamente em torneios medievais em que só se admite um vencedor.

    ResponderEliminar
  6. Caros, não nos esqueçamos que cartier bresson não é mais que um fotojornalista, que eu saiba já lá esteve no CCB de sardo e se não me engano foi durante o seu reinado.
    quanto à questão de paparazzi versos fotojornalista nem vale a pena comentar... é pura ignorância... é como dizer que as aguarelas vendidas na rua augusta são em tudo semelhantes às aguarelas de turner, em vez de haver àgua há eléctrico.

    ResponderEliminar
  7. esta posta destoa, insulta, não fica bem aqui

    ResponderEliminar
  8. Luiz, veja então isto...o homem que pregou tanto sobre o sistema de zonas do Ansel Adams...vai-se a ver e é uma farsa...as fotos não têm preto nem branco, são apenas cinzentos vários...logo cai por terra todo aquele discurso...só dá vontade de rir (ou chorar)

    Veja então aqui:

    http://www.eduardoveloso.com/index.html

    ResponderEliminar
  9. Viva
    Não deveria comentar algo que não merece o mínimo de tempo perdido...essa Sra. que e directora da Rtp 2 e uma nódoa no jornalismo, quando tentou chegar a mim para sondar se estaria interessado no programa da Sra, lugar escolhido pela mesma era o cervejaria trindade num sábado a noite com dezenas de pessoas e puro ambiente de fumo e ma energia, bem como o lugar não apropriado para fazer uma aproximação ou hipotética reunião para sondar seja o que for…
    Como e obvio, deixei a Sra. triste porque sem hesitar disse -lhe que não aceitava o local e não me deslocaria ali para falar sobre programas de fotógrafos ou de viagens!
    Resumindo e concluindo com pode aquela Sra. falar ou conhecer fotografia se ela nem sabe o que e o fotojornalismo! Porque se ela soube-se o que e fotografia nunca convidaria aquelas aves raras.
    Sei bem que em Portugal o fotojornalismo não e uma obra de arte mas temos bons fotógrafos e bons entendidos no terreno com diz o Special One, como eu que ando nestas lides a mais de 20 anos tendo percorrido mais de 131 países e tendo andando em locais que nem esse senhores sabem onde ficam! Se vivem-se 5 anos na amazónia ,talvez lhe fize-se melhor conviver um pouco com os modestos indígenas…mas adiante
    Com estas viagens sobre o fotojornalismo que defendo ate aos meus últimos dias de vida ganhei alma, aprendi a saber o que e viver, cheirar e ver e tocar …
    E simples deixo-vos uma simples questão, tentem encontrar alguma fotografia desse senhor Sardo eu não vi nada!!li sim que e um lírico e um teórico que não levanta o cu da cadeira porque não sabe fazer algo que não seja usar a sua teia maliciosa e….!
    Sobre a carcacita o caminho e o mesmo nada se sabe sobre ele...mas de quem e a culpa nisto tudo!? Creio que estas pessoas pedantes, pirosas e mal-formadas são os ditos enterras do pais! Nada sabem sobre fotografia, pura ignorância, para terminar ainda bem que não foi ao programa, porque se não hoje sentia vergonha de estar na 2 com aquela cambada de ignorantes!
    Caros fotógrafos e amigos não percam tempo com o que não vale a pena e com a minha modesta experiência nestas lides a melhor arma e ignorar! e mostrar que a melhor maneira de mudar Portugal e fazer e não falar por isso mãos a pratica e boas fotos!

    saudacoes diafragramadas!

    Nuno Lobito

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Luiz Carvalho, vocâ adora-se não é?! tem-se em elevada conta, tanta que fala sobre o que não sabe, faz o que critica e é muito ressabiado.

    Enfim, revela-se!

    ResponderEliminar
  14. Você não sabe fazer crítica. Desista, arranje uma vida.

    Saudações

    ResponderEliminar
  15. eu cá nã sê... mas queremecá paresser que o sotôr tá a modos que encorreto. Discrodo parcialmente e concarectamente penso mais ou menos que tá errado. Beijinhos e parabéns. Aparessa sempre em Figueiró dos Vinhos, que nós pro cá adoramos o sotôr "arquitecto".

    ResponderEliminar
  16. Pois é...
    Sou aluno do Dr. Sardo, e deixem-me que vos diga, com toda a certeza:
    O Dr. Sardo não é o ignorante que aqui apregoam, será dor de cotovelo??? Por não terem sido convidados??? Que pena
    E os senhores que fizeram os comentários jocosos, por acaso sabem o que é fotojornalismo? Não é só juntar as duas palavras Foto+jornalismo, isso não chega... É muito mais do que isso...
    É que se soubessem não diziam as asneiras que dizem. Então o fotojornalismo em portugal não está no limbo...(...)(sabem o que é limbo?) É que se não está, então sou eu que vejo mal... Mas então já não sou só eu... ainda bem, fico assim mais descansado. Leiam os jornais, vejam as notícias, olhem para as fotografias... Eu diria pior... Já não se nota sequer diferença entre jornalista e paparazo (salvo muito raras excepções, claro)Não estão no limbo, já desceram aos infernos...

    ResponderEliminar