Páginas

segunda-feira, outubro 09, 2006

As birras com o Expresso

Uma amiga de longa data escreveu-me a dizer que ia deixar de comprar o Expresso porque trazia um erro nas palavras cruzadas. Ela que é professora de português, sábia em latim, estava indignada. Expliquei-lhe que errar é humano e que o latim é mais traiçoeiro do que a língua portuguesa ( nem sei se isto dito assim não é já uma blafésmia!).
A verdade é que o Expresso sempre provocou reacções destas de amor e ódio. É um dos mistérios do Expresso. Mesmo na minha família há quem me diga abertamente, como se eu não fizesse parte do jornal e não sabendo que ele é uma grande parte da minha vida, que não compra mais o Expresso, que prefere o Público, ou que o Sol traz muito que ler. Quando pergunto o que leram no tablóide não se lembram de uma notícia.
O meu pai que tem uma tabacaria que vende 50 Expressos estava tão zangado por não lhe terem mandado mais jornais que quase se zangava comigo como se eu tivesse culpa."Depois admirem-se de eu vender Sóis!". Quando viu a distribuição reforçada nada me disse e também não comentou que tinham sobrado dezenas de tabloídes radiosos e que o jornal que dá emprego ao filho e que tem muito do filho afinal esgotou sempre.
A minha amiga vai decerteza continuar a comprar o Expresso.
Ela vai compreender que estamos a fazer um jornal exigente no desenho,nas fotografias, mas sobretudo no conteúdo e na forma sintética e essencial de darmos notícias.
A qualidade vem sempre ao de cima quando o azeite é bom.
Quanto aos azeiteiros têm poucas hipóteses de boiar.

9 comentários:

  1. Devia haver uma lei que proibisse as pessoas de não gostarem do Expresso, estou a ver...

    ResponderEliminar
  2. Não é só o mencionado erro.
    Recentemente num artigo sobre os alunos de matemática que iriam participar nas olimpiadas da disciplina, a autora revelando desconhecimentos de geografia, colocou "S.P. do Sul perto de Aveiro". Santa Ignorância.

    ResponderEliminar
  3. Percebo a paixão de quem defende aquilo em que trabalha com gosto todos os dias, mas acho que devia ser mais aberto a críticas... Não me parece que fique bem estar sempre a elogiar o jornal, quando isso é algo que deve partir de quem é leitor.
    Quanto aos erros das palavras cruzadas e de S. Pedro do Sul, considero que são erros menores. E acho o Expresso um bom jornal, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Não sei o motivo por que não consegui publicar um comentário mais estruturado feito há cerca de uma hora, pelo que, estando já com sono, deixo aqui a síntese do que queria dizer:
    (a) Não preciso da Biblia, até porque sou agnóstico, nem dos vídeos, para continuar a comprar o Expresso.
    (b) O Expresso é do melhor que há no bom jornalismo, e está melhor que nunca, após ter passado por algumas fases mais tablóides.
    (c) Acredito que o Luís procure ser isento nas apreciações que faz do Sol vs Expresso, embora seja sempre difícil julgar em causa própria... e, também, convenhamos, não seja muito recomendado.
    (d) Deixe lá o Sol à sombra e volte aos seus textos com boa crítica a que nos habituou.
    (e) Continue a postar as excelentes fotos, enriquecidas com os excelentes comentários/legendas.
    (f) É que com tanto Sol já começa a dar vontade de procurar a sombra dum sobreiro lá para os lados da bonita Estremoz.

    ResponderEliminar
  5. No que toca à fotografia, no Expresso tem estado melhor que nunca. Mesmo naquela secção em que vinha a fotografia do Catrica, e em que por vezes as apreciações fotográficas são um bocado floreadas.

    ResponderEliminar
  6. Writing a blog is sometimes a very tough thing to keep fresh. I like the way you have been posting and hope you can keep it going.
    Beth
    Alaskan Glacier Cruise

    ResponderEliminar
  7. Se vista de Nova Iorque, Lisboa fica perto de Madrid. É de sómenos importância, erro menor, dirá o Tiago Gonçalves. Mas não é, direi eu. É ignorância...

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião é um erro menor porque é um exemplo isolado (penso eu) e porque não tem nada que ver com a linha editorial do jornal nem com aquilo que o caracteriza verdadeiramente... Erros acontecem...

    ResponderEliminar