Páginas

sexta-feira, agosto 11, 2006

A solidão de Sócrates

A fotografia é canalha.
É mais um acto destas hienas do jornalismo que são os paparazzis. Ainda por cima, em Portugal, esta gente nem fotógrafos são. Não passam de uns marginais que usam uma máquina fotográfica para ganharem dinheiro à custa da coscuvilhice.

Isto vai acabar mal: esta falta de auto - regulação vai fazer com que um destes dias haja uma lei que acabe por limitar o normal exercício do jornalismo. Depois queixem-se !

Voltando à fotografia canalha: Sócrates besunta as costas de um homem na praia, que no momento seguinte percebemos que é o irmão.

O que intriga nesta foto é a solidão do primeiro-ministro.
Está de férias num resort algarvio mas nem os filhos nem a namorada estão com ele mas o irmão foi lá ter.
Isto nas democracias avançadas era um escândalo. Nem sei mesmo se Sócrates teria alguma vez sido eleito sem ter uma família tradicional por detrás. Imaginamos Blair sem família ? Ou Bush, ou Zapatero ? ( este imagina-se um pouco !).

Há dias na cimeira do G8 a mulher de Bush confidenciava a uma das mulheres de um dos lideres presentes ( não posso dizer quem) que Condollecca Rice nunca poderia ser a próxima Presidente dos Estados Unidos por uma simples razão: não tinha uma família a ancorá-la. Impossível eleger um Presidente solitário americano !
Sócrates até nisto consegue alguma originalidade e coragem, diga-se a seu favor.
Veremos até quando.

4 comentários:

  1. Essa coisa da obrigatoriedade de ter familia por trás é uma treta otária!

    ResponderEliminar
  2. Ó Luiz a fotografia é um instante fatal que a maioria das revistas se pelava para ter. Diz que a foto é canalha apenas porque em tempos se falou da alegada homossexualidade de Sócrates... se não, dizia que a foto é uma delícia.
    E o Luiz que se julga tão bem informado tem mesmo a certeza que estas fotos são de papparazi que nem são foógrafos? Acredite que são e muitos têm carteira profissional de jornalista. O drama é que se não recorrerem a este expediente não sobrevivem. Se calhar quem tirou a foto até trabalha ou colabora no Expresso. Já pensou nisso?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ruizão que bom foi saber coisas de ti. Temos de combinar um encontro no meu regresso a Lisboa. Um grande abraço e beijinhos lá em casa.
    Eu casei e tenho um mafarrico de 4 e meio, o David. Guarda as tuas filhas ! eheh !!

    ResponderEliminar
  4. Meu caro anónimo: eu naõ sou moralista, nem politicamente correcto, nem tenho a mania dos fotógrafos bactereologicamente puros. Pelo contrário: por dinheiro até faço fotos que nada têm a ver comigo, mas sempre com a condição de não ser desonesto nem com isso prejudicar ninguém.
    O que eu acho é que temos de ser sérios como jornalistas. Eu tenho muitas dúvidas nestes trabalhos de sanguessugas da vida privada. Isto paga-se caro. Todos nós se fossemos apanhados em certas situações privadas, mesmo as mais banais cairiamos no ridiculo. Eu não fotografo a minha familia em situações caricatas, pois estava a atentar contra o seu pudor ou respeito.
    A foto do Sócrates é canalha. E estou à vontade porque embirro com o engenheiro.
    Não vale tudo. Temos de ser profissionais mesmo quando somos putas. Aqui a Paula Lee, uma puta profissional, sabe-o ser com dignidade, classe e amor à profissão.É tudo.

    ResponderEliminar