Páginas

quinta-feira, agosto 10, 2006

O luto ridiculo de Mirandela

Mirandela é um dos exemplos mais tristes do que aconteceu à província portuguesa: a antiga vila de características muito próprias deu lugar a um subúrbio caótico, de prédios horrendos distribuídos anarquicamente como uma Brandoa transmontana.
Ali a qualidade de vida do passado, numa vida harmoniosa com uma moldura urbana coerente, é agora uma cidade, acho que até já é cidade, ainda mais provinciana com uma automotora laranja promovida a metro de superfície.

Se o ridículo e o novo - riquismo matassem Mirandela já tinha sido irradiada do mapa.
Quem já lá esteve e entrou naquelas rotundas patéticas, mas muito caras e pagas com o nosso dinheiro de contribuintes cumpridores, só pode ter-se rebolado no chão a rir ou a chorar por ver como em Portugal esta cambada de autarcas se comporta como sinhôzinhos Malta e triunfam à custa da ignorância popular e deste regime que pactua com uma pseudo democracia que dá muito jeito ao poder central aguentar, para depois facturar em votos na altura certa. Esta é a verdade.

Quando hoje a autarquia decidiu decretar luto por causa do governo ter decidido tirar de lá uma maternidade obsoleta, cara e pouco útil, porventura perigosa, caiu mais uma vez numa grosseria ridícula, demagógica, populista, digna de um país do quinto mundo.

O presidente da câmara decidiu armar-se em herói, defensor do povo, transformando a terra num cenário de circo triste e pobre, engalanado com bandeiras negras, explorando o primarismo da população, aliás o mesmo primarismo que o elegeu, pois se assim não fosse como explicar o voto em semelhante criatura ?

Este governo até pode ter muitos defeitos. Eu próprio detesto muito do marketing de Sócrates, mas se há coisas que têm sido feitas em concreto é na Saúde.

Numa altura em que todo o bicho- careta tem carro e telemóvel que diferença faz ir ter um filho a 5 quilómetros ou a 20 de casa ? Mais: porque há-de o país pagar o capricho de algumas populações que querem ter uma maternidade ao virar da esquina, mesmo que haja meia dúzia de partos por ano ? Mais: vale a pena ter maternidades que de tão pouco usadas fazem correr riscos para as mães ?

Haja decoro meus senhores e pensem grande em vez de em grande.
Façam menos rotundas, menos festas de verão e menos obras públicas!
Deixem-se de demagogia e trabalhem, em vez de sugarem o dinheiro aos cidadãos.
E deixem de contribuir da forma alarve como o estão fazendo para o aumento do deficit.

23 comentários:

  1. Que Mirandela tem sido bastante mal tratada urbanisticamente isso é verdade mas a maternidade de obsoleta nada tem pois lembre-se que vive aí no estoril a poucos passos de tudo mas aki em Mirandela não !! estamos a 200 km do Porto 60 de Vila Real e 500 de Lisboa. Talves valha a pena pensar nisto

    ResponderEliminar
  2. É muito ridículo e de um 'novo riquismo' 'obsoleto' que fale de um assunto sem perfeito conhecimento de causa...é assim o o seu blog!!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o 1º post, n fosse o centralismo ja Mirandela seria diferente. Qd se prometer a falar de algum assunto que seja, ao menos faça o esforço de pensar se o que voce vai dizer tem algum fundamento.

    ResponderEliminar
  4. Se a estupidez pagasse imposto, meu caro Luis Carvalho, você teria que trabalhar toda a vida para pagar.
    Fale do que sabe e remeta-se à sua ignorância, de quem apenas conhece o litoral, onde tudo é perto e onde não há condições climatéricas que por vezes não permitem fazer nem 10 Km's, quanto mais 60. E aproveito para lhe avivar a memória, a maternidade de Mirandela não é obsoleta, é uma das maternidades com melhores condições a nível nacional, bem melhor que a de Bragança(mas é óbvio que sendo o poder político a decidir a capital de distrito não podia ficar sem maternidade); a maternidade de Mirandela registou um número de partos superior à de Bragança; e a política que o governo deveria ter em conta era a do reforço do quadro de pessoal da Maternidade de Mirandela e não o seu encerramento e a sua substituição pela de Bragança.
    "Se o ridículo e o novo - riquismo matassem Mirandela já tinha sido irradiada do mapa." Sobre esta afirmação apenas tenho a dizer que o meu amigo nao deve ser portador de todas as suas capacidades de visão(só?), ou então aínda não perdeu tempo a olhar à sua volta.O mesmo serve para comentar a sua afirmação sobre o desarranjo urbanístico.
    Ainda que não seja um defensor nem admirador do presidente da câmara municipal, apenas lhe digo que não foi o herói popolarucho, como se refere a ele, mas como todos os mirandelenses, sentiu-se indignado contra as políticas da corja governativa que tal como você apenas vê o litoral, e toma decisões sem a menor coerência, e à revelia da realidade da "província", como se tornou costume definir as populações aqui instaladas.A maternidade nao se trata de um capricho de meia dúzia de provincianos, mas sim de uma necessidade para as populações de sete(!!!)concelhos do distrito de Bragança. E quanto aos riscos que as mães correm são bem mais elevados na maternidade de Bragança. Nada me move contra Bragança, pois até simpatizo com a cidade e a população que me acolheu durante quatro anos, apenas me insurjo contra todos os Luís de Carvalho espalhados pelo país, e pelos políticos da "capital do império", que continuam a ditar leis sem fazerem a mínima ideia da realidade das populações, pois pesa-lhes o cú e não o tiram do confortável cadeirão instalado nos ministérios, e a província é local longínquo onde apenas vivem "sinhozinhos malta", onde impera o "novo riquismo" e as "rotundas patéticas feitas com dinheiro dos contribuintes", apenas se vai lá na época das eleições.Pena é que não aconteça a todos o que aconteceu ao Dr. Mário Soares, que não conseguiu levar em frente a sua triste campanha em virtude do nevão que se fazia sentir. Decoro é o que vos falta a vocês, que apenas conhecem, e mal, os problemas do litoral, e por cá pensa-se grande, só que não pode ser muito grande porque não nos deixam, nem nos proporcionam as condições. E por cá, ao contrário daí, trabalha-se e não se suga o dinheiro dos contribuintes, porque cá encerram maternidades, hospitais, etc..., uma medida meramente economicista,para vocês aí terem as regalias todas, e contribuirem, vocês sim, de forma alarve para o aumento do deficit. Demagogos são todos os Luís de Carvalho que aparecem e usam os blogs para se armarem em defensores do que está bem no país. Só falta mandarem encerrar o interior ou a província, como vos der jeito.
    Luís Neves

    ResponderEliminar
  5. De rir...um professor a escrever assim.... portugueses....nunca estao bem....por isso e' que Portugal esta' como esta'....

    ResponderEliminar
  6. Uma Vénia para o comment do Luis neves, bem estruturado e fundamentado. qto ao sr.luiz carvalho também conhecido como "pseudo intlectual litoralesco", nao merece comentarios. " ignora os teus inimigos, nada os irrita mais" by Oscar Wilde

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Cala-te ó bicho-careta!!!!
    Dedica-te a andar aí pelos mouros e a comer couratos....
    Nós estamos bem assim...Não precisamos destes teus comentarios e muito menos que fales da nossa cidade....MIRANDELA!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Pois é caro amigo...
    Conversas destas estamos nós, MIRANDELENSES fartos de ouvir. Apenas se esqueceu de mencionar os carros de bois (todos requisitados de grandes metrópoles), tal como faz a maior parte dos que falam de trás os Montes. O engraçado é que todos os fins de semana uns quantos Luis de Carvalho visitam Mirandela com sacos e sacos de merda que espalham e deixam nos nossos jardins. Talvez estejam fartos da vida estúpida que vivem nos grandes centros, onde existem maternidades, onde se esbanja dinheiro, ganho também por nós MIRANDELENSES que por apenas estarmos trancados por um IP4 onde um dia destes só poderá circular um carro de cada vez, temos que ler estes tipos de comentários, ridículos e acima de tudo tristes, para aqueles que tudo fazem e lutam para terem as mínimas condições. De certo que não entende o que digo, uma vez que é daí "de baixo", da terra do tudo!
    Já agora fica um convite para visitar o Hospital de Mirandela, modesto e equipado para gente primária, mas que funciona em pleno e que serve e muito bem, todo o bicho-careta da região! Heróis somos todos, que diariamente conseguimos viver e aguentar as atrocidades que nos fazem "personalidades" como esta.
    Aproveite venha entre o 25 de Julho e o 1º Domingo de Agosto e poderá assistir à maior romaria da região de trás-os-montes, dar uma voltinha de metro e apreciar as nossas rotundas patéticas e quem sabe visitar Bragança, a uns escaços 20 Kms daqui!
    Haa..e nessa altura até pode dar uns mergulhos numa das várias píscinas dos novos ricos ou então na nossa invejavel praia fluvial onde não cheira a mijo como nas vossas praias ou píscinas como por ex. do Tamariz!

    Para finalizar pedia-lhe para que pegasse na sua máquina fotográfica, que fosse dar uns passeios até ao IP4, mais especificamente ao Marão, tirasse umas fotos e enviasse aí aos seus amigos daí de baixo! Pode ser que por receberem um apelo de alguém importante e da mesma laia, façam alguma coisa.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. VEM CÁ SE ÉS HOMEM SEU CABRAO!

    ResponderEliminar
  13. OU SERÁ QUE ÉS LAMPIÃO PANDELEIRO?
    EU NÃO PUNHA ROSAS NA TUA CAMPA, PUNHA SIM UM GRANDE CAGALHAO DE MERDA PARA TI!

    E UMA PLACA A DIZER: AQUI MORREU UM BOSTA!

    ResponderEliminar
  14. ESTÁS A APAGAR AS MENSAGENS Ó SALAZAR DE MERDA!

    POIS MANDO QUANTAS FOREM PRECISAS PARA CAGAR A MERDA DO TEU NOME!

    ResponderEliminar
  15. A PUTA DA TUA MAE QUE TRABALHOU NA CASA DAS PUTAS EM BRAGANÇA UMA VEZ EU FUI LÁ E ELA FEZ-ME UM GRANDE BROCHE! DÁ-ME O NÚMERO DELA PARA A VER SE ME FAZ OUTRA GRANDE MAMADA!

    ResponderEliminar
  16. A PUTA DA TUA MAE QUE TRABALHOU NA CASA DAS PUTAS EM BRAGANÇA UMA VEZ EU FUI LÁ E ELA FEZ-ME UM GRANDE BROCHE! DÁ-ME O NÚMERO DELA PARA A VER SE ME FAZ OUTRA GRANDE MAMADA!

    ResponderEliminar
  17. OLHA QUE NÓS AQUI EM MIRANDELA NÃO SOMOS IGNORANTES COMO TU E OS DA TUA TERRA DE MERDA.

    CONSEGUIMOS ATRAVÉS DA NET VER QUAL É O IP DOS COLABORADORES DO BLOG...

    PÕE TE FINO, SE NÃO VAIS MESMO EM 4 TÁBUAS!

    ResponderEliminar
  18. fiquei muito admirado com este comentario pois por ele li o teu corricolum. Nesta cidade de rotundas tinhas um emprego garantido puchar um arado passear de oclos de sol para nao te espantares, usar gravata de pele e casaco a condizer ao mesmo tempo vi a razao do comentario nao precisaste de maternide pois atua foi diferente chama-se loja do burro

    ResponderEliminar
  19. lol. ao ler estes comentarios so me da para rir. voces como nao tem nada k faxer colocam-se a comentar dessa forma ate ao ponto k chegaram. isto é assim aki em mirandela nao se ve ninguem na rua a dormir nem a pedir comida... akeles k vivem perto da capital e mais menos noutras cidades com rotundas perfeitas, aquecem-se k nos mirandelenses contribuimos com os nossos impostos. porque existe pouca população inscrita na segurança social. ja na vossa cidade luiz carvalho so ha parasitas. sempre a espera do fim do mes para terem comida. aki talvez exista casos. mas nao passam fome,,, porque??? perguntas tu... porque nos os trans montanos temos terrenos,,, terras terras e terras para cultivar... ja na cidade!!!!! nem comento... por isso manten-te calado porque na escola que tu ja passa-te vou eu la passar... mas tu de cultura de civismo, e personalidade comparo-te ao meu cao... porque o meu cao esta sempre a espera k eu acabe de comer para ele ir lember os restos, é como voz estas sempre a espera do fim do mes. o meu cao so sabe dormir e passear. como voz k vindes passear para tras dos montes, e a personalidade so meu cao é mostras os dentes kando se sente atacado. neste caso como tu luis caralho sentes atacodo por isso atacas os trans montanos...

    ResponderEliminar
  20. oiii eu apoio completamente bom post...Eu tive em mirandela e vi fotografos a tirar fotos as partes bonitas de mirandela e mandarem para revistas e etc etc mas eu lembrei me e fotografei as partes escuras que se escondem da cidade jardim :) se o dono deste blog tier interessado contacte ( Ghost.family@hotmail.com )) desculpem os erros mas nao tenho paciencia para corrigir :)

    ResponderEliminar
  21. olá, sr. Luis.Você mostrou uma ignorância muito grande a cerca de Mirandela, mas fico contente por falar nesta cidade que muitos invejan´é verdade esta cidade está muito distante da capital, onde surjen oportunidades para o bem e o mal, nós aqui lutamos ardoamente para manter aquilo que julgamos de bom e que seja util á população. retiran-nos a maternidade, foi um facto, mas os filhos desta terra vão continuar a nascer nem que seja como nasci eu, num colchão de palha com uma parteira da aldeia da qual tenhao muito orgulho. somos transmontanos e nada nos transcende.

    ResponderEliminar
  22. Que tristeza...Porque não se pode fazer nada no interior k vem logo multidoes contra??
    Ja nao basta estamos distantes de tudo e de todos e inda vem alguem reflectir sobre assuntos k pouco conhecem.
    Quem dera a muitas cidades onde se respira e come stress viver numa zona como mirandela(k embora tenha muitos defeitos,reconheço)proporciona uma vida calma...

    ResponderEliminar