Páginas

quinta-feira, agosto 24, 2006

Aconteceu no Alentejo

Não me lembro de ter tirado férias em Agosto.
Sempre achei que era o mês dos bimbos descansarem e da pequena burguesia arejar, o que vem a ser a mesma coisa.
Este ano é a primeira vez que o faço. Para mim torna-se suspeito sobre a minha evolução aos cinquenta, mas tenho álibi: assim o meu pequeno David pôde usufruir de idas à praia em Julho com a escola e não estar dois meses sem brincar com os amigos.

Imagino que Lisboa deve estar quase tão sossegada como o meu Alentejo.
Depois daquele dia agitado a calma voltou à planície.
Hoje foi um dia tão sossegado que a estação dos comboios abandonada de Arraiolos fazia lembrar o início do filme Aconteceu no Oeste.
É um sítio por onde gosto de passar com o meu jeep, apesar do antigo caminho onde estavam os carris ter sido cortado à entrada das herdades, o que é uma estupidez, pois assim podia-se percorrer o antigo trilho do comboio, que ainda está em bom estado.
( É mais uma das medidas inacreditáveis da CP. Podia ter abandonado a exploração ferroviária mas podia ter encontrado com as entidades locais uma forma de preservar o património cultural, o que não era caro, pelo contrário até podia dar dividendos.)

Voltando ao dia de hoje.
A planície está calma, silenciosa, o Sol queima ao ponto de o portão de ferro do jardim estar em brasa.
Pela fresquinha dois operários caiavam a sede da Junta do Carrascal, enquanto eu passeava o meu cão, ouvindo num transístor fanhoso o Rádio Clube Português que estava a dar… o estado do trânsito em Lisboa! Os dois homens baixaram o volume à minha passagem (será que já constou por aqui o meu mau feitio?) enquanto eu apagava a minha Davidoff ( finalmente tabaco!) para matar o bicho matinal.
A vida de um alentejano de aviário não é muito diversificada mas arranja-se sempre qualquer coisa para não morrer estúpido.
Hoje foi dia de reforçar a dispensa e lá fui eu com a família a esse centro do consumo que dá por nome de LIDL, em Estremoz.
Deve ser das ditas grandes superfícies que mais tem contribuído para a baixa da inflação em Portugal. Era uma loja com que eu embirrava, mas quando percebi que alguns amigos meus ricos lá iam,(e parto sempre do princípio que são ricos mas não são parvos), arrisquei. E fiquei cliente. Aquilo é uma instituição para forretas e com sorte fazem-se compras de arrasar.
O LIDL em Estremoz nunca falha e serve de pretexto para tomar um café no Alentejano, comprar jornais e revistas no quiosque frente ao quartel, para almoçar na Adega do Isaías (que está sempre, ou cheia ou fechada para férias, o caso de agora), ir à loja do Chinês ou tomar coragem na carteira e ir até à pousada almoçar. Também gosto de pisar o sítio onde Henri Cartier-Bresson fez uma das suas fotos sobre Portugal, em 1956, junto ao edificio da Camâra municipal.

Hoje, no entanto, acabei por cair numa situação caricata.
Ao sair da cidade meti-me à aventura por uns caminhos de terra batida, perdi-me, meti as redutoras para vencer uma subida valente (“não precisas de meter isso para nada!”- comentou a minha mulher fazendo confiança na força do Range), entrei num caminho de terra aceitável e quando dei conta estava à porta do monte do meu ex-director, sem saber ler nem escrever. Fiquei aflito: “se me virem aqui que vão pensar? Que quero ir para o Sol? que estou a espiar para ver se vejo a primeira manchete?”- que cena caricata ! Fiz inversão de marcha, passei por cima de um terreno lavrado e só descansei quando voltei a pisar alcatrão.
Para susto em tempo de férias chega por hoje.

3 comentários:

  1. Correndo o risco de dizer uma piada sem piada, pode-se dizer que o SOL não iluminou o seu dia... mas quase. "faltou um bocadinho assim" como diz o anúncio.

    Sei muito bem como são essas coisas. E depois há o detalhe irritante e adicional de que, se o Sr.Arquitecto tivesse aparecido você conseguir "nao dizer" que "foi acidental".

    Agora também pode acreditar no destino e pensar "foi um sinal"? Estou a brincar, esqueça lá o destino e bm resto de férias. Viva o alentejo!!

    ResponderEliminar
  2. Accidentadas dos jovenes papparazzi españolas en Pozuelo de Alarcon (Madrid), chocaron contra un arbol mientras perseguían a un famoso.......(Noticia de El Mundo, 23-8-2006)

    ResponderEliminar
  3. há quem se guie pelo sol:)

    ResponderEliminar