Páginas

quinta-feira, julho 27, 2006

Três notáveis: Miguel Veiga, Eduardo P. Coelho, Ruy Athouguia

Gostei muito da entrevista de vida dada à Visão por Miguel Veiga, com um belo retrato do meu amigo Pedro Letria feito com a sua mágica Hasselblad.
Miguel Veiga é uma personalidade ímpar na forma de estar na vida. Invejo a sua classe, o seu sentido de humor, a capacidade de se rir dele próprio, o amor e devoção às mulheres e até as referências passageiras a carros de sonho. Identifico-me imenso com a sua filosofia de vida mas quem sou eu para me atrever sequer a dizer isto?

Ainda nas minhas deambulações pela imprensa em férias tocou-me muito a crónica de Eduardo Prado Coelho sobre o seu bairro lisboeta do Conde Redondo. Eduardo está com um prazer de escrever exacerbado, passando do humor à mais sensível observação. Oxalá o seu estado de saúde melhore e o possamos continuar a ler por muito tempo.

Soube da morte do arquitecto Ruy Athouguia pelo meu pai há dois dias.
Este arquitecto pouco referido foi dos mais importantes da arquitectura portuguesa moderna. Projectou o Museu da Gulbenkian e o Liceu Padre António Vieira que eu vi nascer e onde fiz todo o meu curso até ao 7º ano, ao lado do António Pedro Ferreira, meu colega no Expresso, do Francisco Louça, do Pedro Santana Lopes e outros.

O arquitecto Ruy Athouguia, que nunca conheci pessoalmente, teve uma influência determinante na minha escolha académica ao ter decidido ser arquitecto. Eu tinha dez anos, o meu pai era o fiscal que controlava a obra de construção do Padre António Vieira, o arquitecto era o autor do projecto que aparecia por lá uma vez por mês num Alfa Romeu Giulieta ( igual ao de Michel Picolli em Les Choses de la Vie, onde fazia também o papel de um arquitecto). Trazia consigo uma loira, muito elegante, magra, que fumava cigarros extra-longos. Eu achava aquilo um charme, um quadro de muito bom gosto, sensual, numa altura em que o Salazarismo só dava a ver monos e tipos de chapéu preto.

O meu pai falava do arquitecto como alguém muito evoluído que estava a introduzir um tipo de arquitectura de rotura: cimento armado à vista, caixilharia de ferro preto, janelas de correr, vidros entalados nas vigas sem remate, rampas em vez de escadas, tectos baixos em que se tocava levantando um braço, superfícies lisas, chão de tábua, telhados sem telha em canaletes escondidos por muretes, um lago ao longo da fachada principal, vidros até ao chão, negação de muro exterior, arvores de modo a não ultrapassarem nunca a altura do corpo mais baixo do edifício, enfim: uma nova arquitectura que eu nos meus inocentes dez anos percebi que era uma nova ideologia, uma forma diferente de encarar a sociedade.

Fiquei sempre com a figura do arquitecto Ruy Athouguia na minha cabeça. Um dia jantei ao seu lado numa tasca do Bairro Alto e há 3 ou 4 anos conheci o seu filho por mero acaso numa festa de uma amiga comum.

Depois de escrever isto quase que me apetece voltar à arquitectura. É na verdade uma disciplina
apaixonante, um grande acto criativo.

Era justo que se fizesse uma história sobre esta figura ímpar da nossa arquitectura.
O nosso Le Corbusier.

3 comentários:

  1. Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
    »

    ResponderEliminar
  2. É bom ouvir falar e falar bem, do meu avô, o "grande" arquitecto Ruy Jervis d'Athouguia! Eu não tive a felicidade de estudar nem de apreciar obra nenhuma que ele tenha feito, até há muito pouco tempo! Eu, estúpido, por Ele ser meu avô e estar demasiado próximo familiarmente, nunca olhei com a devida atenção a nada do que ele tivesse feito. Sabia de facto, que ele tinha feito coisas que eu gostava, mas eu achava natural, ele era meu avô! Só mais tarde, no final do meu curso de arquitectura é que comeceu a reparar que o que o velho tinha feito eram coisas especialmente boas.
    Como era hábito as 2ªas, há +/- 6/7 anos atrás, almoçei que o meu avô e, com uma arquitecta que estava a iniciar um doutoramento sobre a obra do meu velhote! Achei-me um perfeito cretino, por alguém se estar a preocupar com a obra dele... e de eu nunca o ter feito!!! Fomos os dois,eu e a arquitecta Graça Correia ás cegas, procurar in loco, Lisboa, Parede, Cascais, etc., ás vezes só com meras soposiçãos ou, muito pouca ou nenhuma informação, e encontrar as obras ou o que restava delas! Foi extaordinário o que descrubrimos! Este doutoramento foi entregue, só no final do ano passado, em Barcelona, do qual espero que venha a ser publicado um livro fabulástico. O velho era de facto extraordinário, "grande"!
    Um abraço amigo, Duarte Jervis de Atouguia Pinto Coelho

    ResponderEliminar
  3. Quero desde já expressar-vos o meu agrado por ter encontrado este artigo online! É incrível como nós, portugueses, não temos capacidade de reter identidades daqueles que ais contribuem para a nossa vanguarda.
    Estou neste momento a realizar um trabalho sobre a leitura espacial do cinema português e, um dos casos de estudo (o filme "Os Verdes Anos", 1963, de Paulo Rocha) é rodado precismanete na zona de Alvalade. Neste filme, a arquitectura moderna ganha contornos de personagem, interagindo e definindo indubitavelmente o novo ambiente urbano que Lisboa recebera, desde que arquitectos como Ruy Athouguia começavam a ter espaço para recorrer a soluções inovadoras PARA NÓS! (faço questão de lembrar que, por esta altura, já o bloco de marselha enfrentava a primeira fase de rehabitação! :D)

    com um abraço me despeço,
    João Magalhães

    (o nosso futuro Gideon! ihihih)

    ResponderEliminar