Páginas

segunda-feira, junho 21, 2010

As flores de Saramago

A morte de alguém nunca deve ser pretexto para manifestações de regozijo, vingança ou oportunismo político. Parece que a morte de Saramago se transformou numa polémica patética. Por estas e outras é que o nosso Nobel, que tinha mau feitio e fervia em pouca água, desdenhava muitas vezes Portugal.

A única vez em que estive talvez meia-hora a sós com ele, foi por volta de 1995*, ainda não era Nobel. Tinha de o fotografar para o Expresso, fui ter com ele à sua casa na Lapa, sugeri-lhe umas fotos no Jardim da Estrela, que ele aceitou de imediato.

Fomos conversando, e ele aceitou posar para mim, com uma luz de fim de tarde, pacientemente enquanto eu media a exposição com um fotómetro de mão e disparava a Mamya 6. Lembro-me que alguns velhotes que povoavam o jardim o cumprimentaram, reconhecendo-o.

Parece que por essa altura Saramago tinha aparecido bastantes vezes na televisão por causa de uma campanha eleitoral em que participou.

Quando me despedi dele fiquei com a sensação que era uma pessoa muito mais simples e afável do que aquela que conhecia como figura pública. Mais tarde voltei a fotografá-lo na Editora Caminho e aí voltei a sentir um homem antipático, pouco disponível para jornalistas, falando com uma certa sobranceria.

Hoje percebi melhor os elogios de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI. Talvez o único direita a elogiar o escritor e a fazê-lo com evidente sinceridade. Tinha convivido bastante com ele.


O que não se percebe é como, por um lado, a direita carunchosa e católica, aproveita para ser arrogante e insultar a memória de alguém que morreu, e ainda se percebe menos como um Presidente da República começa por elogiar o escritor para lá do que deveria ter sido uma mensagem institucional, para depois começar com explicações extra ao que fez, chegando ao ridículo de justificar a não ida ao funeral porque tinha prometido há muito, uns dias com as netinhas!..

Ou ter acrescentado que nunca tinha tido o prazer de ter falado pessoalmente com o escritor. Claro, depois do seu governo ter humilhado o escritor queria ainda falar com ele? Lembremos que foi Durão Barroso, enquanto primeiro-ministro que convidou Saramago para jantar em S.Bento e apaziguar o sentimento de revolta que o escritor sentia há muito pela forma como tinha sido tratado no seu país no tempo do cavaquismo.

Não gosto da obra de Saramago e há atitudes que ele tomou como director do Diário de Notícias que nunca esquecerei. Sanear 25 jornalistas por razões políticas foi miserável. Mas entre o homem, a obra e os actos há por vezes um abismo.

Não era uma figura simpática e nem me parece que mereça honras especiais de Estado só porque recebeu o Nobel. Deve ser respeitado e lembrado como um escritor que projectou a língua portuguesa no Mundo. E isso deve ser praticado por todos os portugueses patriotas. Isso nada tem de político nem de pessoal. Por tal o Presidente Cavaco deveria ter sido mais enfático nas homenagens de Estado e menos ou nada enfático nos comentários e apartes menores.

Recordo a última vez em que fotografei Saramago, na Biblioteca Nacional ao lado de Maria Kodama, a viúva de Jorge Luis Borges. A dada altura Saramago não queria ser fotografado e até se gerou um ambiente hostil aos fotógrafos (éramos uns quatro!).

Mas também me lembro de um encontro a que assisti por acaso há muitos anos, frente ao Café Nicola no Rossio. Ainda não se falava publicamente do seu romance com a jornalista do ElPais Pilar del Rio. Vejo chegar Saramago com um ramo de flores, do outro lado aproxima-se Pilar, abraçam-se, beijam-se e Saramago oferece-lhe as flores. Desapareceram abraçados em direcção à Rua do Ouro.

* tinha 2005 por engano. Queria ter escrito 1995.

2 comentários:

  1. "A única vez em que estive talvez meia-hora a sós com ele, foi por volta de 2005, ainda não era Nobel."

    Creio que ele foi nobel em 1998 ou 1999, não me lembro ao certo

    ResponderEliminar
  2. Luiz, sabes que conheci bem o Saramago e que, ao contrário de ti, estive muito próximo do homem e das suas posições (se calhar mais do que de alguns livros que escreveu), ao longo dos seus últimos anos. Por isso, se calhar, sou suspeito, mas acho que: 1) o Aníbal não tem nada que homenagear o escritor de quem não gosta, que não conhece, que não atinge; mas 2) o PR Cavaco deve, porque representa a República e é para isso que lhe pagamos. Estou completamente de acordo contigo, portanto. Este PR arrepia-me, quando o oiço. Faz-me vergonha e isso é estranho porque não votei nele. Mas é aquela vergonha que se sente por conta de outrem, tu percebes. Ah, e o Saramago era, no convívio, um tipo simpático, generoso, divertido, porreiro, um bocado tímido, mas excelente companhia. Mas isso não interessa, claro. Até podia ser uma besta. Abraço A.CostaSantos

    ResponderEliminar