Páginas

quarta-feira, maio 26, 2010

Olhem para o Mourinho e sigam-no!



Um dos grandes momentos de televisão a que já assisti, foi um plano breve, em directo, há alguns anos atrás, de José Mourinho abraçado aos filhos no Estádio das Antas, na sua última vitória no adeus ao clube.

Enquanto os adeptos corriam, gritavam e a histeria colectiva estava consumada, o grande arquitecto da vitória ficava no banco abraçado aos filhos, comemorando em silêncio, e com abraços fortes, o eterno momento. Um herói sozinho, no meio da multidão, no seu Mundo.

Ontem tive para minha felicidade outro grande momento de televisão, também protagonizado por Mourinho. Um plano sequência inesquecível, feito por um grande profissional que não trazia 10 quilos de câmara atrelada ao inefável tripé.

Mourinho entra no carro que arranca. A câmara continua a gravar. Mourinho pára de repente o carro, sai a correr, a câmara segue-o em travelling até ele se agarrar a chorar ao jogador Materazzi.

Uma despedida longa, intimista, chorosa. A câmara não desliga, faz zoom aos dois e acaba com Mourinho a entrar de novo na carro e a partir com o rosto dilacerado em chôro.

Tempo real. Reportagem, fotojornalismo digital. Do melhor! Uma lufada contra a televisão formatada, burocrática, repetitiva. Isto pelo lado do jornalismo.

Pelo lado da dimensão humana: uma cena inexcedível de um homem acima da média, muito acima, em inteligência, liderança, intuição e sensibilidade.

Um vencedor, que hoje dizia na capa da Sábado, que quer morrer ao lado dos filhos.

Um Homem destes merece tudo. E as Maiores vitórias do Mundo.

Grande Mourinho! Que os portugueses te enxerguem!...

5 comentários:

  1. Nem é "câmera" nem "cãmera" mas sim câmara.

    ResponderEliminar
  2. câmara | s. f. | s. f. pl.
    7. Aparelho óptico

    Sinónimo Geral: câmera
    ----------------------------------
    Uma câmara ou câmera fotográfica (também chamada máquina fotográfica) é um dispositivo usado para capturar imagens (geralmente fotografias), única ou em sequência, com ou sem som, como com câmera de vídeo. O nome é derivado

    ResponderEliminar
  3. Vou lembrar-me a vida toda de umas tardes de sexta-feira em que o ouvi dizer isso. Temos tentado seguir os ensisamentos. E quando vi isto ontem, na tv, lembrei-me de si, Luiz. E do que nos disse no curso. bjs

    ResponderEliminar
  4. Os Portugueses não enxergam!
    Para mim o tipo é o maior!
    Culto, sagaz, inteligente, mestre, líder!

    ResponderEliminar
  5. Pois....e viva o Futebol o Fado e Fátima....

    ResponderEliminar