Páginas

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

VER E DAR A VER

clique na foto entre no site

A foto é do filme Blow-Up (não sei o nome do fotógrafo). É uma imagem que se tornou num símbolo da fotografia, daí a minha homenagem ao Antonioni, o meu cineasta de cabeceira.

A escolha desta foto tem também a ver com o conceito dos meus workshops: abordar a fotografia como uma linguagem visual criativa, onde o fotógrafo utiliza a técnica não como uma cartilha mas como uma ferramenta ao serviço da poesia gráfica. Emoção, rigor gráfico e ritmo.

Pese embora a minha já longa experiência como fotojornalista o que vou abordar serão os aspectos mais estruturantes da fotografia. Fotografia para principiantes, um arranque para a grande aventura fotográfica.

O design do flyer é do André Carvalho/Goma.

2 comentários:

  1. Uma referência ao autor da foto no cartaz não fazia mal nenhum. Neste caso ao filme de onde foi tirado. Cada coisa a seu dono.

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís,

    o fotógrafo foi o Arthur Evans que fez a still photography do film. A fotografia original é a cores e a agora apresentada foi invertida lateralmente (eatá em espelho) como se pode ver pela camera, uma nikon F, que aparece aqui com o disparador do lado esquerdo...
    Quanto ao anónimo não me parece que tenha lido o post uma vez que começa exactamente por identificar o filme (Blow-up do Antonioni) e afirmar qe desconhece o fotógrafo...
    um abraço,
    ffeio

    ResponderEliminar