Páginas

quinta-feira, setembro 10, 2009

Era uma vez uma quinta em África....

Era uma vez uma quinta em África...lembro sempre esta frase narrada pela voz de Meryl Streep em "África Minha", filmado pelo mestre Pollack.

Aqui estou em numa dessas quintas africanas, não na região central, mas no Sul, na África do Sul, algures a 300 quilómetros de Captown, em Busmans Kloof.

Chega-se por estrada ladeada de paisagem verde, montanhas ao fundo, luz transparente. Depois uns quilómetros de terra batida, que os Land Rover Discovery 3 brancos, desbravam na tranquilidade dos seus motores V6, deixando atrás uma nuvem poeirenta.

Quando se chega somos recebidos por criados negros fardados a rigor mas de uma simpatia natural. O charme e o requinte da arquitectura, sem ser ostensiva, encantam e acolhem qualquer alma. Há cheiro, luminisodade nesta terra mágica. Está aqui à minha frente a África que sonhamos um dia pisar, com as nossas referências literárias, o romantismo que nos alimenta, um sonho que um dia sabemos que nos irá acontecer.

No fundo falo de simplicidade. Coisas simples. Nada de luxos extravagantes. Há aqui sensibilidade e bom senso. Quase tudo o que precisamos para temperar as nossas vidas por vezes demasiado agitadas. Um Mundo perfeito, pode dizer-se. Harmonia entre a natureza e o homem que a possui.

Amanhã, levantar ao nascer do Sol, montar no Land Rover aberto para turistas ver, e avançar pelo campo fresco, ao encontro do imprevisto. Talvez um leopardo, uma chiita. Logo se verá.

Quando tiver uma net mais rápida, mando fotos.

4 comentários:

  1. GENIAL! A leveza da sua escrita encanta, e transporta-nos para essa realidade mágica com cheiro característico...um bom trabalho e uma excelente viagem. Beijinho. Vanessa Barata

    ResponderEliminar
  2. África, a terra mãe, foi ai q nasceu a humanidade. Os grandes espaços, os animais selvagens (Big five), as trovoadas, a magia de África. Alguém me disse quando ai cheguei q o bichinho ia morder e eu queria la voltar...
    Aproveite bem, especialmente os animais, dão sempre excelentes fotos, alias acho que tudo da para excelentes fotos...

    Felicidades

    Miguel
    (15 meses de Malawi) :-D

    ResponderEliminar
  3. Chiça, África do Sul... Cuidado, conheço quem more aí e não dispensa os serviços de um guarda costas. Veja o documentário do Louis Theroux da BBC.
    Agora quero é ver essas fotos!

    ResponderEliminar
  4. "...A leveza da sua escrita encanta, e transporta-nos para essa realidade mágica com cheiro característico..."

    Qual delas? A parte em que dá erros como um menino na escola primária ou a parte do preconceito racial?

    ResponderEliminar