Páginas

quinta-feira, junho 25, 2009

PT-TVI: Sócrates e Lino são os últimos a saber...

Há uma técnica dos maridos enganados: fingem que não sabiam e conseguem com essa cobardia salvar por tempo contado o casamento. Há os que sabem e preferem não saber, e há aqueles que não sabendo acham que sabem sempre.

Sócrates e Lino disseram à Nação que não sabiam do negócio PT-TVI e o Primeiro tem esta gaffe monumental (porventura a sua maior gaffe): diz à porta do Parlamento que não sabe nem tem de saber da operação porque são negócios entre privados. É como um marido enganado dizer que não tem nada a ver com uma "opa" hostil à sua esposa só porque parte do seu irmão...

Sócrates e Lino tinham de ser os primeiros a saber, pelos vistos foram os últimos. A PT devia ter logo falado com o Primeiro e se não o fez a gravidade é enorme. Portanto isto é uma grande bronca. Não sei se o PR devia ter falado no caso. Não sei, mas gostava de saber, se um PR deve pronunciar-se sobre um negócio (que é legítimo, embora pouco ético) em público com uma bateria de micros à volta. Pelo menos também me parece deitar ainda mais petróleo para a fogueira. Portanto: está tudo um pouco louco e há aqui muita inabilidade política e uma fuga (várias fugas) para a frente que estão a tornar a pré-campanha numa luta sangrenta de galos apavorados.

Ferreira leite está a tirar bom partido político da situação, mas todos sabemos como isto é apenas um jogo político puro. Sócrates pode ter neste negócio um presente envenenado, embora se possa compreender esta coisa simples: a PT precisa de conteúdos. A Prisa precisa de dinheiro. A PT não sabe o que fazer aos milhões que ganha à custa de um mercado caro para os consumidores, o negócio é bom para as duas partes. O governo por acaso não gosta da TVI, mas até poderá aceitar José Eduardo Moniz: ele é muito competente e não morde a mão que lhe dá de comer (passe a expressão).

Quando era Director-geral da RTP no tempo de Cavaco, Moniz fez uma frente terrível à SIC, ganha pela preserverança de Rangel, e agora ele saberá por no ponto certo uma informação mais consensual. E nem precisará de tirar Manuel M. Guedes da antena. Uma hora de oposição por semana até fica bem...

Se o negócio for para a frente ninguém se vai calar e esta pode ser o derradeiro escândalo do engenheiro Sócrates.

1 comentário:

  1. Novo artigo sobre a Teimosia desregrada do Governo PS face ao sistema educativo no blogue O Flamingo.

    ResponderEliminar