Páginas

segunda-feira, março 09, 2009

José Eduardo dos Santos está a chegar

José Eduardo dos Santos está quase a aterrar em Portugal. A visita oficial vai ser curta e de certeza muito controlada, de forma a não deixar os jornalistas aproximarem-se do Presidente angolano.
Angola é agora dos países com mais desenvolvimento no Mundo, embora a queda do preço do petróleo se tenha vindo a reflectir na economia. Mas nada que assuste o crescimento.
A antiga colónia transformou-se na Terra Prometida para muitos portugueses, embora as dificuldades burocráticas e o regime democrático ainda seja frágil e confuso. A economia tem comandado a política e o resultado aí está: Angola aos poucos está reconstruída, com comunicações, escolas, hospitais. O que mais aflige ainda muitos portugueses é a falta de um modelo ocidental de democracia e a inevitável liberdade de imprensa. Os angolanos que finalmente encontraram a paz acham,e bem, que tal não tem preço e agora querem é riqueza, seja como for. Há dois anos uma influente advogada de Luanda, decana do MPLA, dizia-me que o importante era haver dinheiro a circular e que um pouco de corrupção até permitia criar riqueza e distribui-la. Desde que o dinheiro não saísse do país.
Os angolanos têm um sentido pragmático e deram passos de gigante em desenvolvimento. Com injustiças sociais, embora os pobres acabem por beneficiar da riqueza criada.
Nós olhamos muitas vezes para o lado mais ideológico, como a liberdade ou não de imprensa.
É verdade: devíamos olhar para o nosso quintal e perguntar se é liberdade de imprensa despedir sem critério, nem rigor económico, cento e vinte jornalistas numa empresa que andou a contratar semanas antes. Isto não é Angola, mas por vezes era preferível. Pelo menos as regras estavam mais claras, ou mais imprevisíveis, o que permitia criar anti-corpos.

1 comentário:

  1. Isso e uma piada nossa quando o José Eduardo dos Santos pagou esse cara que escreveu.
    nossa isso e muita brincadeira nê verdade

    ResponderEliminar