Páginas

terça-feira, janeiro 20, 2009

Por detrás de Obama está um grande fotógrafo

Há sempre um Sousa, um Souza ou um Suza em qualquer parte do Mundo que fala por nós. E se os alemães têm um Pastor Alemão muitas vezes a representá-los na Diáspora, nós temos uma capacidade única de termos estado em todo o lado enquanto Deus lá continua.
O fotógrafo de Obama (salve camarada Presidente!) é português, mas já há umas daquelas irritantes criaturas que comentam que o tipo é apenas descendente de açorianos, como se isso fizesse alguma diferença. Aliás por essa ordem de ideias os brasucas que se intitulam portugueses eram devolvidos a Iemanjá.

Mas se falhámos o cão de água para a Casa Branca( em princípio) acertámos para lá num fotógrafo de primeira água.
Temos em Portugal o nosso Souza, o Luis Filipe Catarino no Palácio de Belém, fotógrafo do Presidente Cavaco. E, sendo suspeito porque sou seu amigo e admiro-o, encontro entre Souza e Catarino algumas semelhanças, embora sejam de gerações diferentes. O "nosso" fotógrafo é também inspirado na mesma fonte: a fotografia humanista de rigor gráfico, empenhada e eficaz, qualidades que os arrivistas desprezam porque não sabem, nem querem saber, e agora também já é tarde. Nem as fotografias deixam respirar (private joke!). Não se pode fotografar com açaime nos olhos, é simples.
Portanto: estou muito obanamaníaco e começo pelo fotógrafo.
Cada Presidente tem o fotógrafo que merece e por detrás de um grande Presidente está sempre um grande fotógrafo.
Mais nada.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. E ainda tivémos na investidura de Obama as marchas do "nosso" John Philipp de Sousa.

    ResponderEliminar