Páginas

sábado, dezembro 13, 2008

A insustentável fragilidade do capitalismo

Em poucas semanas a crise crónica que Portugal vive há anos- acho mesmo que nunca houve um ano em que não se falasse de crise- foi engolida pela repentina crise global.

Nós portugueses que não crescemos, enquanto os parceiros europeus cresceram, nós que andámos a sustentar um Estado gastador, mal gerido e vicioso, nós que temos no fisco o terror do cidadão (veja-se esta multa que está a ser enviada para milhares de contribuintes pagadores e que por não terem cumprido o preenchimento de um papel vão pagar 120 euros de multa!!!!) encontramos agora, com a derrocada do paraíso bancário ,o regresso do Estado pai e patrão, protector.
O Salazar está de volta, o gonçalvismo de volta. Os socialistas protegem os ricos para não deserdarem os pobres, mas na verdade ninguém sabe bem (nem mal!) o que acontecerá daqui a meses: talvez o Estado volte a dar uns cheques aos BPP e BPN desta vida. O pior foi começar!

O neo-liberalismo faliu de um dia para o outro. Esta sociedade global, afinal é mais frágil do que uma virgem desprotegida. O consumismo uma visão, o novo-riquismo é tão perene como uma fabulosa representação teatral que acaba ao cair do pano.
As nossas vidas não dependem da solidez da segurança social e das poupanças guardadas nos bancos. Nada. Tudo é frágil, volátil. Vivemos na corda bamba. Pagamos a uns incompetentes para nos tratarem do condomínio, mas os tipos debandam com a massa e vão para Las Vegas jogar no casino as nosas mesadas, o esforço de uma vida. Sem ideologia política, sem política e sem rumo, só com ganância como céu, a "coisa" deu nisto. E no que mais se verá.

1 comentário:

  1. pela importância e gravidade de que se reveste o assunto, peço que vejam os videos incluídos na notícia, com os depoimentos de:

    - Dra. Ana Teresa Monteiro Leite Xavier, Médica da Unidade de Oncologia do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro;

    - Dr. Jorge Espírito Santo, Médico e Director da Unidade de Oncologia do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro


    A notícia:

    http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=81309&mostra=2


    Câmara Municipal do Barreiro acusa Ministério da Saúde de usar “poder discricionário” e ”poder arbitrário”


    Pela nossa rica saúde, a divulgar ....!!!!

    ResponderEliminar