Páginas

domingo, dezembro 14, 2008

Sá Empata Fernandes faz falta a António Costa

António Costa entrevistado na TSF e DN, pelos jornalistas Paulo Baldaia e João Marcelino, a dada altura deixou cair esta pérola:" agora temos um projecto para o Parque Mayer e não apenas umas maquetes de FRank Ghery!". Depois os entrevistadores fizeram aquele tipo de pergunta que o António Ferro fazia a Salazar, daquelas que já sabemos a resposta favorável ao entrevistado."E já sabe quanto custou a factura de Frank Ghery?"- responde Costa:" Sei mas como não quero cometer nenhum erro depois mando-vos o número exacto?"- E é assim muito ?- pergunta um deles. Reponde o sonso Costa:" Não gosto de falar do passado!". Esta é uma das mais escancaradas formas de fazer jornalismo de favor. Costa acha que agora Lisboa vai ter uma boa solução para o Parque Mayer. Ele retoma os velhos mitos urbanos da esquerda para quem a reconversão de um espaço público urbano tem de passar sempre por ruas para peões, restaurantes, lojas, repuxos, relva e uns palhaços do Chapitôt para entreterem os velhadas soissante-huitards.
Aliás a entrevista de Costa é de um cinzentismo e calculismo políticos totais. Temos ali um novo Sampaio na Câmara: um homem cheio de boas intenções, planos, mas que na prática nem uma porcaria de um buraco num passeio tem competência para mandar tapar, pois isso envolve:primeiro uma discussão sobre a essência do buraco, segundo saber se o ozono é de considerar, terceiro se é politicamente correcto tapá-lo, quarto porque o buraco é a consequência de uma prática popular do uso da rua e portanto há que o manter.
Entretanto Costa anuncia o que já se sabia: vamos ter o empata Sá Fernandes a seu lado na campanha para as próximas camarárias. Genial: a fome com a vontade de comer, num refeitório chamado CML.

PS: O Cais das Colunas reaberto passados dez anos vai fechar daqui a 15 dias para obras. Verdade meus caros. É o que temos.

PS2: Costa já esclareceu que Ghery levou 500 mil contos pelo ante-projecto. Não esclareceu se aquela verba continha o custo da anulação do contrato ou "apenas" o custo de uma maquette em balsa. Deveria ter esclarecido também quanto custará o projecto de Aires Mamarracho Mateus parra o Parque. E já agora um estudo comparado de rentabilidade económica com Ghery (com todo o prestígio e capacidade de atrair turistas) e com Mateus.

Sem comentários:

Enviar um comentário