Páginas

segunda-feira, novembro 24, 2008

O regresso de Rui Patrício à democracia

O antigo ministro de Marcelo Caetano, Rui Patrício, reapareceu hoje na SIC-N entrevistado por Mário Crespo. Patrício era uma figura do regime: sempre emproado, bem vestido, vaidoso, cabelo comprido atrás e com gel- talvez brilhantina na época- e tinha aquele tique de transformar os R em G. tique que ainda hoje mantém e lhe dá charme.
Ele viveu nos últimos anos no Brasil, depois de ter saído de boleia do Quartel do Carmo na Chaimite que levava Marcelo para o seu exílio doloroso, triste e trágico. Rui Patrício é uma das últimas almas vivas do antigo regime e mostrou hoje que continua a ser um homem de convicções e de ideias próprias. Vê-se que gosta dos novos tempos mas que tem do regime antigo uma visão que não é nossa. Mário Crespo não o tratou muito bem, interrompendo-o e fazendo-lhe lembrar coisas do passado num estilo de interrogatório policial. Gosto do Mário Crespo mas confesso que não gostei do tom, principalmente vindo de quem foi oficial do exército colonial, oficial de Kaúlza e que até conheceu na altura Rui Patrício em Moçambique na sua qualidade de oficial.
O antigo ministro queria contar uma vida em 5 minutos e até se ofereceu ali em directo para voltar à televisão. Que tal ele entrar na Quadratura do Círculo?

5 comentários:

  1. Poderia ter sido uma grande entrevista se tivesse havido um grande entrevistador...

    ResponderEliminar
  2. Pelo contrário...
    Acho que Mário Crespo esteve muito bem, mesmo muito bem...

    Porque se recusou a "limpar" o passado do personagem, agora (des)aparecido de não sei de onde, e que gosta de gel no cabelo (já eu, sou obrigado a ter que o usar para não ficar com o cabelo espetado, e porque não gosto de carecadas, pois tenho a cabeça malfeita, coisa de um parto tirado a ferros...).

    Aliás, o cabelo do tal personagem faz-me lembrar um tipo que se anda pendurar a uma nova candidatura a lisboa... e que, pelo vistos, de quem você passou a admirar, a ter em conta o que já escreveu sobre ele em alguns posts recentes...

    Por outro lado, não me parece que Mário Crepo tenha queda para inquéritos policiais (acho mesmo que é demasiado feio para ser polícia...).

    O Mário Crespo estava ali para fezer perguntas e não para fazer "o favor" de fala(rre) de coisas mais inte(rr)essantes e actuai(j)s, que davam jeito ao homem do gel... a tal ponto que este lhe pediu, com insistência, para lá o levar de novo para ser entrevistado.

    JJ

    ResponderEliminar
  3. Este Rui Patricio não foi o tal que se "borrou todo" dentro da chaimite?

    ResponderEliminar
  4. Adeusinho do empata fernandes já foi corrido do BE e aquele tipo com cara de suino do PS já veio a público defende-lo. Está-se mesmo a ver que esse cancro do empata vai ser engolido pelos amiguinhos ps. Que diabo, essa criatura não tem mesmo vergonha na cara, foi das piores coisinhas a aparecer em lisboa. Volta santana que estás perdoado!

    ResponderEliminar
  5. Apesar de só ter 16 anos em 1975, não tenho nenhumas saudades do regime de antes do 25 de abril. aliás na altura militava num movimento estudantil chamado MAESL
    Se ele se borrou ou não é irrelevante. Muito poucos não se borrariam, se saissem como ele.
    Este ex-ministro de M Caetano, referiu na entrevista que actualmente, com um governo socialista as diferenças salarias eram superiores que antes da revolução. Mas isso parece não interessar a ninguem.
    Será que andamos anestesiados?

    ResponderEliminar