Páginas

terça-feira, outubro 21, 2008

Um milhão de fotos para Manuel Pinho

A campanha Portugal West Cost já tinha dado grande polémica e escândalo. Houve uma natural indignação ao saber-se que o governo português, pela mão do ministro Manuel Pinho, tinha pago uma soma astronómica ao fotógrafo Nick Knight por umas fotografias trabalhadas em photoshop, sobre retratos de portugueses famosos. A campanha terá custado à volta de 1 milhão de euros e dava de Portugal não a imagem de um país, mas a imagem de uma marca.

O conceito era retorcido e o resultado gráfico decepcionante: mal se reconheciam as caras dos portugueses de excelência num trabalho frio, sem referências à identidade de Portugal.
Os fotógrafos portugueses ficaram irritados. Foram trocados por um estrangeiro e deixaram de receber uma fatia generosa do Ministério da Economia. Também se algum português tivesse ficado com a encomenda jamais teria tido a lata suprema de pedir tais honorários.


Manuel Pinho é um amador de fotografia, conhece e convive com alguns fotógrafos portugueses e a sua mulher é em grande parte responsável pelo BesPhoto. Percebe-se que tenha ido buscar uma truta estrangeira para fotografar Portugal. Por prestígio, gosto e um evidente novo-riquismo pago cá pelos contribuintes.


Já Duarte Pacheco nos anos cinquenta contratou o célebre fotógrafo Cecil Beaton para o fotografar no seu gabinete de Ministro das Obras Públicas, no Terreiro do Paço. O corporativismo não pode vingar neste tipo de opções, nem noutras claro. Mas quando depois o resultado é um desastre alguém deveria assumir as responsabilidades pelo fracasso. E aquela campanha foi desastrosa. Bastaria o pequeno pormenor de a campanha ter passado apenas em Portugal, estando a promover o país para estrangeiros que já cá estavam, para o seu objectivo ser de um ridículo atroz.
Agora parece que Manuel Pinho vai repetir a dose com outro fotógrafo que, porventura para não ficar atrás de Nick, vai facturar outro milhão!...
Apanhado pela TVI na rua, Manuel Pinho começou às voltas sobre si próprio, como o senhor Faísca do Noddy, evitando responder à pergunta do repórter maçador. Balbuciou que era assunto do turismo e conseguiu sair à pressa da meada feita pelo jornalista.


Perante tanta atrapalhação é de crer que vamos ter mais uns retratos extraordinários com um preço extraordinário. É verdade que a qualidade dos fotógrafos, e não só, não se mede ao retrato, nem a peso, nem a metro, mas uma campanha fotográfica de um milhão ultrapassa tudo o que se passa em produções fotográficas, mesmo em Hollyood. E para estar na moda, e brincar ao photoshop sobre umas fotos mal amanhadas, há por cá uma rapaziada que faz melhor e mais barato. E fica tudo em família.

Também em WWW.EXPRESSO.PT

4 comentários:

  1. Concordo com tudo o que foi escrito, mas gostava de corrigir que as imagens foram também publicadas "lá fora", por exemplo, na Time.

    ResponderEliminar
  2. lembro de já teres escrito sobre o assunto e mais uma vez estou em 100% de acordo
    Bravo LC

    ResponderEliminar
  3. Boa Luíz
    Nunca será demais chamar estes GAJOS de Imbecis e Estroinas, quando se trata de gastar o dinheirinho que não é deles.
    Esse PINHO, é mesmo um DASAJEITADO,
    quando abre a boca e a "bolsa" sai ASNEIRA de certeza.
    É fartar vilanagem.

    ResponderEliminar
  4. Esse Pinho não gasta mais que os outros todos que fazem passar o dinheiro dos impostos pelos bolsos dos amigos com as consequentes " comissions " para ele e para o Partido !
    Ele só é diferente por não possuir qualquer senso do ridiculo! Acho que será o homem ideal para explicar aos Portugueses como é que eles ficaram rotos e no desemprego, lá para a altura do Natal!
    Já agora , O Pinho também é um agente do grupo BES!

    O LC logo vai tirar umas fotos à Herdade da Comporta que o BES vai urbanizar para bilionarios e que o Pinho vai promover com a tanga o West Coast, com o nosso dinheirinho ! Pode ser que consiga um descontozinho num apartamento virado para o West Coast

    ResponderEliminar