Páginas

terça-feira, outubro 21, 2008

Petroliferas e bancos insistem nos preços altos

A CEPSA já baixou hoje o gasóleo e a 95. Mas esta semana o ministro do comércio espanhol veio dizer que o gasóleo e a gasolina vão baixar abaixo de 1 euro em Novembro. Um desses manobradores de serviço nacionais veio logo dizer que em Portugal isso não seria possível. Culpa de quem? Dos impostos, dizia ele que refina, vende e distribui gasolina e gasóleo. Cá o Estado leva mais 6 por cento no imposto e mais 4 no IVA. Mesmo assim ainda sobra para ter o preço da espanhola. Logo: a GALP mama mais do que a congénere espanhola.
É como a Euribor: quando aumenta a prestação da casa sobe logo. Quando desce não tem reflexos imediatos na prestação porque há que fazer uma média qualquer. Portanto: é tudo a sacar na classe média. E o governo mostra-se impotente para defender nestas e noutras coisas o cidadão.
É inútil.

3 comentários:

  1. ó Luiz o que está a dizer não tem pés nem cabeça, é apenas um conjunto de chavões de taxista encadeados de forma a parecerem um texto. vá lá, fale de fotografia

    ResponderEliminar
  2. E um taxista não é um cidadão " igual" e com diretito a opinião como um economista, ministro, deputado, trolha ou outro qualquer c/ BI nacional e contas em dia com a sociedade?

    Onitsuaf deixe-se de discriminações pancrácias e abimbalhadas tá !

    ResponderEliminar
  3. Acontece que não temos impostos espanhóis... E para o ano, de acordo com o OE2009, o ISP vai aumentar mais! De qualquer das formas, comparando com o passado recente, estamos a pagar 5.573 cêntimos por litro a mais no gasóleo (cf gráfico no Fliscorno).

    ResponderEliminar