Páginas

segunda-feira, setembro 29, 2008

Remédio contra a depressão

Há um antídoto para a amargura: não ver telejornais nem ouvir rádio. Tem-me acontecido nas últimas semanas. Cá em casa só Panda e no carro... música cá pelo DJ. Ouvir os noticiários do prime-time em que a palavra crise aparece em todos os canais a todos os minutos, entremeada com declarações de pobrezinhos, aleijados, enganados e candidatos à máquina da verdade é mais que deprimente. Nos intervalos vem o Sócrates com os magalhães e a propaganda do centrão. Pior ainda é levarmos com o António Costa, com aquele ar sisudo de quem vai salvar Lisboa acabando com o trânsito, aumentando o IMI ou reduzindo os limites de velocidade nos túneis para 20 à hora. E dando umas casotas aos mais necessitados.
Numa terra onde ninguém quer ter memória e onde todos procuram queimar os últimos cartuchos com alegria, os telejornais com pivots de pé, a andarem na redacção como se estivessem a apresentar a gala da Caras, vestidos como se fossem para uma festa, ou com directos que têm como fim empatar tempo para a hora da novela, tudo não passa do estado lamentável a que chegou a informação televisiva.
Enquanto anteriormente, antes da moda da informação-espectáculo, o editor tinha como papel eliminar o que não se devia dar como notícia, agora o papel do editor é mostrar todo o entulho para dar a ideia que há muito para contar.
Não parece que seja esse o rumo da informação de referência que vem lá de fora, mas nós somos sempre pioneiros nos piores exemplos. Vejam o Magalhães.

8 comentários:

  1. Numa terra onde ninguém quer ter memória e onde todos procuram queimar os últimos cartuxos com alegria

    Cartuxos são frades e você não ia querer vê-los na fogueira, homem! (Nobody expects the spanish inquisition!)

    ResponderEliminar
  2. Cartuchos de caça ou mesmo os cartuxos de tinteiros ::)))

    Abraço e saudações Apple ::))

    ResponderEliminar
  3. Não existem "cartuxos" de tinta... Os únicos "tinteiros" com xis seriam os da Herdade da Cartuxa.

    ResponderEliminar
  4. É tão verdade o que diz que, em muitos e muitos anos, na última semana, não comprei os semanários habituais, neste caso, o Expresso e a Sábado ::((
    E os das duas semanas anteriores ainda aqui estão ao meu lado, a servir de caixote do lixo, pois é no meio dos cadernos que vou lá pondo as folhas que imprimo e que algumas deito fora.
    Quanto a televisão, futebol inglês e basquetebol, e mesmo aqui adormeço...

    Falar em basquetebol, o mundo é pequeno, não é que, há dias, estava sentado no café e aparece uma mulher daquelas de virar o pescoço, era a minha conterrânea Ticha Penicheiro, por sinal, mal acompanhada ::)), porque podia ser antes comigo, neh!
    E três dias depois estava a vê-la a jogar em directo na WNBA, em que a sua equipa perdeu.

    JJ

    ResponderEliminar
  5. Ticha Penicheiro ....joga nos States e nem faz má figura, mas o nome é mais de jogadora de berlinde de cócoras do que basquetebolista de que raio d eterra é ela afinal? Peniche ????

    ResponderEliminar
  6. Apoiadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas serás capaz< de dizer isso que aqui escreveste cara na cara aos teus colegas da SIC agora a pior de todas na vertente News-Show TV e não só?

    ResponderEliminar
  7. basquetebolista de que raio de terra é ela afinal?

    De Portugal ::))

    E começou a jogar no mesmo clube onde o meu puto tem sido várias campeão nacional de remo em várias modalidades e nas várias categorias, excepto nos seniores (nos seniores consegui um terceiro lugar esta semana em shell oito) ::))

    JJ

    ResponderEliminar
  8. Viva a Figueira da Foz, apesar do Santana.

    ResponderEliminar