Páginas

domingo, setembro 28, 2008

Nikon D90 aquece quando filma

A notícia vem na TIME e chamaram-me a atenção para ela. Afinal a Nikon D90, que seguindo as performances da 5D Mark II também filma enquanto fotografa, padece já de uma enfermidade crónica: quando ultrapassa 4 minutos de filmagem começa a aquecer. Provavelmente o fotógrafo terá de abrir o capôt, deitar água no radiador e esperar na berma que o aquecimento baixe !!! Eheheh! A Nikon não consegue acertar uma, mas há quem compre e mais: quem goste.

Aliás os mitos relativamente a certas marcas de que não são compatíveis e que não fazem o que as outras fazem é incrível. Ontem, alguém me dizia que afinal o iPhone não fazia as mesmas coisas que os outros telemóveis e que não era...compatível! Uma colega minha ao pedir-me um conselho sobre que computador deveria comprar, ao responder-lhe:" obviamente Mac!!", ela acrescentou assustada:" E é compatível ?". Incompatível é esse sistema da treta copiado mal pelo Gates ao Jobs! Quem não tem diz mal, quem não percebe diz mal. Depois de ter feito uma demonstração das potencialidades do iPhone quem tinha dúvidas não acreditava no que via. Calou-se logo e só não disse que ia comprar um...porque ficou embatocada!

14 comentários:

  1. Quem segue as performances aqui, é a CANON 5D MKII que surgiu após a D90. A nikon foi a 1ª a inserir o modo de vídeo numa DSLR. É pena, os utilizadores da CANON pegarem numa D90 que custará menos de 1000 euros para estabelecerem uma comparação com uma 5D MKII de 2500. Esperamos agora por uma (possível?) D700x/D3x e aí falaremos. Já se ouve falar no formato MX da nikon, onde se utilizam sensores maiores. Espero q a CANON consiga acompanhar pois a competição faz bem aos nossos bolsos. Mas a Nikon será sempre Nikon …

    ResponderEliminar
  2. Não imaginava que também entrasse por esses caminhos. Guerra de marcas?? Pois, olhe, eu por acaso também conheço muita gente com Canon e sei o que lhes vai na alma. Ou se sei. E também já pude comparar muitas fotos de umas e doutras e.... vá lá saber-se porque é que vocês gostam. Ah pois, os "acessorios" são mais baratinhos. E já ouvi falar de problemas "na sua" que não acontecem na Nikon. Mas isto é como tudo. Ouvir falar não é garantia de nada. É como as bruxas. Não sei se existem, mas que as há, há. Abraço Nikonista ;)

    ResponderEliminar
  3. eu tinho um nikon d3... e.... lamento... mas mete a markIII num canto!!!!
    temos pena....

    ResponderEliminar
  4. acredite luís. há vida para além do mac. quanto à vida para além da canon, aí já tenho sérias dúvidas :)

    ResponderEliminar
  5. Se bem que subscrevo o conselho que deu à sua amiga para comprar mac, pois não há melhor para trabalhar imagem, não posso fazer o mesmo em relação à Canon. Uso diariamente uma MKIII e desde a actualização do último firmware que deixei de confiar neste autofocus. E para quem faz desporto diariamente, isto é dramático.

    A verdade (e que custa a admitir para quem é fiel à Canon há muitos anos como eu) é que a nova D3 da Nikon é melhor neste campo e na questão do ISO a altas sensibilidades. Mas vou esperar....estou certo que a Canon corrigirá os erros do passado em relação ao autofocus e introduzirá as novas características da 5D MKII. Aí sim, teremos uma máquina imbatível.

    ResponderEliminar
  6. "Quem não tem diz mal, quem não percebe diz mal."

    ResponderEliminar
  7. Boas.

    Realmente o "Aquecimento Global" é lixado......

    mas acreditem que qualquer maquina fotográfica aquece ao filmar....
    A minha CANON G9 se filmar 5 minutos de seguida quase dá para estrelar ovos em cima.....

    A 5D ira tambêm aquecer e não será pouco, a não ser que metam uma ventoinha no processador , mas não parece que tenha de facto , a julgar pelas imagens......

    É que processar aquela tonelada de informação é obra , e não há ainda processadores que não aqueçam...

    Realmente estas guerritas Canon Vs Nikon.....

    ResponderEliminar
  8. Faz lembrar aquele problema de focagem na Mark III, não é caro Luiz?
    Esqueça isso e fique com as suas Leica. Afinal, não estamos aqui para falar de fotografia? :)

    ResponderEliminar
  9. o meu colega luis vieira (se for quem eu estou a pensar) disse tudo!!!
    nikon d3 (minha) e mark3 as do jornal... posso dizer assim sem qualquer receio... que a nikon ganha!! em estadios posso fotografar a 2500 de iso e parece que estou a fotografar a 400 iso... em pavilhao 3000 e fica limpinho... nem preciso de flash!!!
    ainda no outro dia tive a fotografar claques do sporting... sem flash... na rua e ja era de noite... 2000 e estava... tudo limpinho!!!!
    temos pena.... mas a nikon desta vez... passou a perna!!!
    claro que daqui a nada vai sair uma maquina full frame, rapida no disparo e a focar... que é o problema da markIII!!!
    abraco
    Pedro Simoes

    ResponderEliminar
  10. Pois é. Isto ainda está tudo no inicio.
    Os sensores ainda aquecem muito.
    E é esse aquecimento que provoca o ruido, sobretudo em longas exposições.
    Es sensores são alimentados por uma corrente electrica para serem excitados e é nessa fase que a coisa treme. Note-se que o Live view da D300 é recomendado apenas a sua utilização durante 30segundos seguidos. Depois é esperar e arrefecer...

    Os sensores para investigação cientifica, geralmente estão acondicionados em câmara frigorificas a temperaturas negativas, são utilizaveis num curto espaço de tempo e voltam a arrefecer.

    Desconfio que ainda estamos na idade da pedra do digital.

    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  11. Olá Amigo Luiz,

    Ainda bem que estás contente com o teu material. Eu uso Canon desde 1980 e nunca tive máquinas com perfomances tão sofriveis em relação ao anunciado pelo fabricante.
    Ao ler o teu testemunho, recordei os meus 1ºs anos de fotojornalismo e as "bocas" que ouvia por usar Canon A-1 e depois T-90. Tu e outros companheiros, verdadeiros "Globetrotters" da imagem nem levavam a sério um fotógrafo que não usasse Nikon ou Leica. Os tempos mudaram.
    Abraço
    Rui Vasco

    ResponderEliminar
  12. é verdade! a nikon nao acerta uma!
    sou profissional ha 27 anos. Sempre usei nikon. Também medio formato e grande formato. Apesar dos muitos milhares de fotos que já fiz nunca eu consegui avariar uma nikon. Devo ter sido mesmo um sortudo! Como sortudos teem sido os colegas que usam nikon, daqueles que conheço, tirando alguns fungos nas lentes, que é normal por aqui devido á humidade e que é problemas de todas as marcas. Nunca dei por grandes problemas. Já de quem usa canon( a maioria) o caso é diferente, avarias constantes.
    Ja nos anos 80, as tidas como excelentes canon AE-1, A1,Av-1 deram problemas, alguem conhece muitas a funcionarem? Bom quase 30 anos é muito tempo... Mas as nikon FM,FM2,FE,FE2 na sua maioria usadas por profissionais ainda hoje funcionam, depois de muitos milhares de disparos. Há pouco apareceu-me um cliente com uma FE2 , dizia ele que a camara estava avariada porque nao disparava, disse-lhe que uma nikon nao avaria, tirei-lhe a pilha, fui aos chineses comprar uma e, voilá!A camera a trabalhar como um bom relogio suiço! Quase que posso garantir que daqui a 20 anos estara a trabalhar em perfeitas condiçoes. Na verdade a canon é campeã, mas só de vendas, e mesmo assim nao o é no japão. No momento em que aparece a nikon D3, o mercado de fotoreporteres começa a mudar novamente para nikon, depois dos problemas dos autofocus das DS e D da canon tem sido um correpio pra nikon. Neste momento sao novamente as melhores cameras. As D90,D300,D3,D3x sao as melhores cameras nas suas categorias. Sao as revistas crediveis que o dizem. A nikon detém o melhor sistema de medida de luz(fotometria) em luz ambiente e flash, tem o menor ruido-sensibilidade, o melhor autofocus em rapidez e principalmente em sensibilidade.E muito importante para quem ja ca anda ha alguns anos, eu pego numa excelente 300 f:4,5 IF ou na 55 micro nikkor e coloco na minha D200 e trabalho com todos os automatismos da camera excepto af claro esta. Quem da canon pode usar lentes com 30 anos??? Desculpem esta dicersao mas, oiço sempre a mesma cantilena de malta da canon confiantes na superioridade das suas cameras fiaveis que nem cameras descartaveis. Mas, pouco a pouco todos cá veem parar!Quem comprou as D marklll sabe do que falo!!E muitos sao os novos clientes das D3 D700, fartos de tentarem ressolver os inumeros problemas da focagem dos seus brinquedos. Ao que parece a nova 5D markll é uma boa camera, o que nao surpreende, ja que a antiga 5D ja era boa, sem duvida a melhor compra actual na canon. Quanto as filmagens de video e liveview, sinceramente acho que nao servem para nada! como para nada servem aqueles automatismos com bonecos, fazem tanto sentido em cameras profissionais, como um ar condicionado num formula1

    ResponderEliminar
  13. Bem lembrado um fato: tenho uma Canon Ae-1 Program, comigo há 15, comprada de um fotorepórter que a usou por uns 3 anos, sem nunca me dar 1 só problema. Um amigo comprou uma T90 e na época, por onde íamos, todos pediam p/ ve-la. Passei p/ Nikon Digital (D70s, D60 e agora D90) e só tenho GRANDES alegrias. Que na batalha Canon X Nikon nós , consumidores, sejamos os ganhadores!!

    ResponderEliminar
  14. Irra.parecem adolescentes!

    ResponderEliminar