Páginas

domingo, setembro 21, 2008

Humilhados e falidos em momento de verdade

Há alguns anos Teresa Guilherme disse uma frase que acabou por ficar célebre:" quem tem ética passa fome!". Hoje percebemos melhor o alcance da grande tirada, depois de vermos o concurso mais sórdido de sempre da televisão " O Momento da verdade"- acho que é assim que se chama.
Esta semana ao ter passado pelo programa num dos já habituais desesperantes zappings de nada conseguir ver na TV deparei com o triste espectáculo: um pai de família, acompanhado pela mulher e pelos dois filhos adolescentes e pela mãe (uma senhora que mostrou uma postura de grande dignidade) dispunha-se a tudo para poder levar para casa uns vinte mil euros. E era ele próprio que assumia que as suas verdades mais íntimas tinham preço e que a sua dignidade era vendável por 25o mil euros. "Eh pá, é muita massa, muita massa".


A tragédia consumar-se-ia a meio caminho do trágico trajecto da vida quando acabou por mentir ao ter dito que não tinha guardado ressentimentos por causa do filho lhe ter destruído um carro novo, que ele tratava, pelos vistos, melhor do que à família. Aí a desilusão marcou a cara do filho, o mal estar em toda a família não podia ter sido mais dramática.

Em diferido (em directo teria sido o inferno ao vivo)estava destruída a honra de uma vida, a ilusão de uma felicidade possível, tudo para aqueles filhos, mãe e mulher, desabava tudo. Ainda por cima aqueles trouxas terão voltado a casa no seu carrito cinzento metalizado (imagino claro!) a discutirem uns com os outros e sem um tostão no bolso. Essa fase teria dado uma excelente reportagem agora para "Toda a Verdade".

Humilhados e falidos.Uma vergonha para uns milhões verem, partilharem, coscuvilharem e rirem da desgraça alheia. O pior que se pode dar a uma audiência faminta estava ali.

No dia seguinte começariam a chegar os abutres da imprensa rosa para completarem a festança.

É um caminho sem regresso.

1 comentário:

  1. Pois é...e quem é que começou?O
    macaco ADRIANO???Os nojos Gabrieis?
    O MERDAS RANGEL??Não se recorda???
    Estava á espera que isto descanba-se em quê???Já o "outro",dizia:come
    tudo o que lhe dão e só fala do que ouve!!!L.R.

    ResponderEliminar