Páginas

quarta-feira, agosto 27, 2008

Onde Portugal acaba e o céu começa

Foto de Luiz Carvalho,terça 26, 18h 40m, Serra da Estrela
O velho Range Rover do Joaquim Fernandes, guia há 15 na Serra da Estrela, chega cansado e quase a ferver ao cimo, onde Portugal acaba e o céu começa. Saímos e sigo o Joaquim equipado com os seus ténis de tracking, mochila, garrafa de água e chapéu de palha. É terça-feira, há horas portanto, e não se vê ninguém na Serra a não ser um ou outro par de namorados ou reduzidas famílias. Vamos caminhando para longe da estrada. O Joaquim propõe-me um caminhar de 20 minutos para eu conhecer as salgadeiras da serra- as lagoas naturais- e para eu o poder enquadrar numa fotografia que se pretende poderosa para o Expresso.
Adoro andar a pé mas confesso que só de pensar que há uns tipos que o fazem por ser moda, politicamente correcto e o pratiquem como uma promessa a Fátima me leva a rejeitar convites de andar a pé. Depois acho que é uma estafadeira para andar a ouvir conversas de grupos, aturar disciplina de grupo, fazer o que todos querem...fico pois sempre de pé atrás. Na pior das hipóteses acampam e contam anedotas à noite ou pior: jogam às cartas!...
Hoje, no entanto, o curto passeio com o Joaquim foi magnifico, uma experiência que quero repetir.
É comovente estar num sítio onde o silêncio é absoluto, só se ouvem rãs. A paisagem está virgem e não há ao redor de muitos quilómetros a perder de vista uma violação do Homem à paisagem. Desde que o povo não passe não há fraldas descartáveis, plásticos, dejectos, merda.
Quando conseguimos atingir este grau zero, grau zen (!), que queremos mais de um dia assim ? Que mais podemos desejar da vida, depois de um momento eterno desta natureza ?

3 comentários:

  1. Luíz
    Eu e a minha familia durante vários anos tomamos umas incriveis banhocas nesse pequeno paraíso que são as Lagoas das Salgadeiras, cuja àgua provém do degêlo.
    Há por lá excelentes trilhos que levam a outras paragens, e que com um pouco de boa vontade se fazem nas calmas, no entanto fica aqui um conselho feito de experiencia, nunca o façam sózinhos, de preferencia com alguém que conheça bem a Zona, levem sempre àgua e alguma fruta, sem esquecer um bastão para se apoiarem nos tilhos mais dificeis, e pode ser que um dia consigam ir até à Lagoa dos Cântaros, aí sim, um verdadeiro PARAÍSO, são duas horas de caminhada para cada lado, e por isso não devem levar crianças pequenas nem pessoas de idade avançada.
    Ai que saudades...!!!

    ResponderEliminar
  2. Cara Leonoreta
    A Serra da Estrela tem vários Parques de Campismo, também é possivel fazer Campismo fora dos Parques desde que se cumpram algumas regras básicas, mas isso eu não ei informar dado não ser Campista.
    Mas da unica vez que me atrevi a visitar a Lagoa dos Cântaros encontrei lá um casal acampado, mas isso é uma coisa que não se aconselha a ninguém, dado que a rede de comunicações não chega lá e em caso de dificuldade, (bastará torcer um pé) a retirada só é possivel de helicóptero.

    ResponderEliminar