Páginas

quinta-feira, abril 03, 2008

Já se ouviram as campainhas do Prémio Visão

Já está. Acho que nunca vi tantos fotógrafos juntos e tão bons. Nós portugueses temos destes extremos. Não há jornais a publicarem fotojornalismo mas temos um dos melhores concursos de fotojornalismo do Mundo e um grupo forte de fotógrafos cheios de energia e talento a fotografarem.
Mesmo andando os oito anos que o Visão tem, na altura o nível era muito mais baixo e a concorrência muito mais fraca entre os concorrentes.
Há 8 anos ainda não estávamos na era digital e o boom de fotógrafos na praça ainda não tinha rebentado. Mas há 8 anos havia espaços de excelência para publicar fotojornalismo que hoje desapareceram. E não vou dizer quais porque não me apetece. Todos sabemos que entretanto os jornais se empenharam mais na embalagem mas descuraram o poder informativo das imagens.

Não será por acaso que as fotografias que mais marcaram a actualidade ultimamente foi uma foto do chefe da ASAE a fumar uma cigarrilha, da mulher de Costa na manifestação dos professores e as imagens feitas por um aluno com um telemóvel. Portanto: os jornais não publicam ensaios fotográficos, nem destacam a actualidade em fotografia. Muito raramente se abre um jornal e retemos na memória uma foto.

Por ironia os jornais que mais maltratam a fotografia foram os que tiveram mais fotógrafos premiados e duvido que muitas daquelas fotos de free-lancers tenham sido publicadas alguma vez. Três dos prémios eram de fotos feitas para a imprensa estrangeira ( AFP, Reuters e El País) e a foto ganhadora foi publicada numa reportagem da Sábado, por acaso muito mal editada, feita pelo Augusto Brázio que é um fotógrafo que se notabilizou pelos seus fortes retratos expressionistas para o DNA mas que não tem uma prática comum de repórter.
Os concursos são o que são: concursos. E valem o que valem. Os critérios do júri, sempre subjectivos como não poderia deixar de ser, contam muito. O que está em jogo num grande concurso ( e eu posso falar porque já fiz parte de um concurso deste género) é a capacidade de cada concorrente poder impressionar. Isto é: uma imagem que se destaque pela originalidade do tema ou que possa conter símbolos que despertem por si uma mensagem, tem mais hipóteses de ganhar. Veja-se a foto que ganhou o Worl Press Photo: uma imagem desfocada, entornada, que mal se percebe o que é, mas que o júri achou ser o símbolo do desânimo de um soldado no Iraque.

Há dois tipos de fotografias boas. As que valem porque a cena por si diz tudo e aí o fotógrafo é quase um mero executante técnico para registar o que se ofereceu; e há o outro tipo de fotografias que valem pela cena, mas onde a intervenção do fotógrafo através do enquadramento, da escolha da luz ( que passa muito pela opção da não flashada!), do instante, da intenção, a tornam numa imagem sublime. Neste último caso está por exemplo a foto da mãe com o filho em Minamata do Smith, no primeiro caso a foto da menina queimada pelo Napal no Vietnam. Todas são legítimas e acabam por cumprir o seu papel: informarem e fazerem passar uma mensagem.
Eu prefiro sempre as fotografias onde se sente uma profunda cultura fotográfica. Mas reconheço que na prática o leitor ou adere ou não a uma imagem.
Sinceramente acho que o Prémio visão deste ano foi mais jornalístico. É bom.

A vitalidade toda que se viu ali - fora o que se não viu e que de certeza que não será de qualidade muito inferior, a avaliar pelo que conheço que concorreu e não foi premiado- seria bom se fosse canalizada para a rotina da nossa imprensa. Mas isso vai depender dos fotógrafos mas sobretudo de quem manda. E não me parece que os ventos estejam de feição para o jornalismo fotográfico.

Veja AQUI os premiados


12 comentários:

  1. O Luíz diz tudo o que se pode dizer agora.
    Pessoalmente também acho que a grande vencedora é uma foto mais jornalistica e não tão "espectáculo" como habitualmente se tem visto neste tipo de iniciativas. Mas não considero que tenha muita força. Parece até banal, vista de determinadas formas, claro.
    No entanto e depois de visitada a galeria das vencedoras, ficou-me a sensação de que as menções honrosas são, geralmente bastante fortes, algumas até com boas possibilidades de terem sido eles as vencedoras das suas categorias.
    Mas concursos são concursos e o que fica disto é que o fotojornalismo nacional está de parabens.
    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  2. Acho que o júri parece desconhecer por vezes a realidade portuguesa e acaba por votar em trabalhos que não traduzem o que acontece no país.
    Seria bom haver portugueses no júri independentes das capelinhas.

    ResponderEliminar
  3. Se o Miguel Barreira não enviou a foto do Body Bord que "sacou" o 3º lugar no wolrd press photo foi uma bofetada de luva branca para o Jurí.Se mandou o "Jurí" é, como sempre, uma VERGONHA.
    Manuel Pereira

    ResponderEliminar
  4. Acho que o júri parece desconhecer por vezes a realidade portuguesa e acaba por votar em trabalhos que não traduzem o que acontece no país.
    Seria bom haver portugueses no júri independentes das capelinhas.

    ResponderEliminar
  5. Não se percebe porque não há portugueses no júri, como se só os estrangeiros pudessem garantir a qualidade final. E a verdade é que não o têm conseguido fazer. O júri escolhe por vezes banalidades, lugares comuns, deixa-se levar pelo exotismo.
    Há trabalhos de colegas, de grande qualidade, que não passaram nem a menções honrosas.

    ResponderEliminar
  6. Bem,em primeiro lugar sinto vergonha de ter participado no Prémio Visão.Quero dizer, com isto, que acho que o júri não tem qualidade, para votar sequer num concurso para amadores de fotografia.
    Estão habituados a fazer fotos FÁCEIS no Iraque e noutos sitios onde haja conflitos, onde o fotojornalista deixa caír a camera e faz um boneco do outro mundo (se possivel tremida ou desfocada).Só assim se compreende a escolha deste júri.Quanto ao filho do ex ministro há alguém no júri que até o elogiou antes de o júri escolher as fotos vencedoras.Porque será?

    ResponderEliminar
  7. eh..eh...
    Eu acho que a foto vencedora é fraca. Contextualizada então é mesmo mediocre.

    PC

    ResponderEliminar
  8. «... foto do chefe da ASAE a fumar uma cigarrilha, da mulher de Costa na manifestação dos professores e as imagens feitas por um aluno com um telemóvel...»

    Péssimo gosto, Luís!
    Com respeito pelas diferenças... de gosto, porque, como sabe, mesmo quando sou bruto, não tenho o objectivo de ser mal-educado.

    Tenho visto em alguns blogs (de fotografia) fotos que bem mereciam o prémio, e fazer misturas com cigarrilhas, com mulheres de políticos (que tem todo o direito de participar em manifestações, porque ser "mulher de..." não é ser "propriedade de...") ou a cena do telemóvel não dignificam nenhum Prémio de Fotografia.

    Mas, de que vale a opinião de ignorante como eu em assuntos destes, que não domino, mas apenas gosto ou não gosto...!

    João José Fernandes Simões

    ResponderEliminar
  9. E, já agora, que estive a ver os premiados.
    Não gosto de nenhum, embora me incline para o Reportagem do Quotidiano, do Rodrigo Cabrita

    João José Fernandes Simões

    ResponderEliminar
  10. Estou com o JJF. Já olhei e tornei a olhar e não consigo decobrir a relevância (para prémio) de algumas fotografias vencedoras.No retrato, nem vale a pena comentar. A vencedora, das duas uma, ou ouve muita gente que não concorreu ou, se concorreu, mandaram "umas fotos". O que revela algum desleixo. Estar meses a acompanhar o INEM para este resultado parece-me pouco. Daqui a um ano ou dois ninguem se lembra da maior parte destes freelancers. Muito se criticou as fotos do ano passado.Contudo, na sua maioria, não eram banais. Este ano imperou a banalidade.E é o ultimo comentário que farei sobre o "premio" de esta ano.

    ResponderEliminar
  11. JS: voçê não percebeu nada do que eu disse, desculpe lá. LC

    ResponderEliminar
  12. Hiii...!!!
    Desculpe, tem razão, Luís!

    Percebi ao contrário, talvez devido à pressa com que estava, mas, mesmo assim, lamentável a forma como interpretei a parte em questão.
    Mais uma vez, peço desculpa.

    Já agora, aproveito para lhe perguntar quando é que me deixa de chamar "JS", heinnnnn...::))

    João José Fernandes Simões

    ResponderEliminar