Páginas

sexta-feira, abril 11, 2008

Depois das Mães de Bragança

Bragança já não é a casa de putas no alto da serrania. A cidade está triste, talvez da chuva persistente, talvez da construção anárquica que transformou uma das mais belas cidades portuguesas num arrabalde de mau gosto, deprimente, triste. Tudo o que é novo por aqui é mau, começando no Hotel de Turismo São Lázaro, um mastodonte sem harmonia, mau serviço e com a lata de 4 estrelas. A parte histórica da cidade está em ruínas e as pérolas de arquitectura tradicional portuguesa em estado de colapso iminente. O Castelo está preservado mas mal com obras inacabadas e até o antigo Domu municipal a meio de ser conservado.
Bragança é o exemplo claro de como o poder das autarquias se torna nefasto, diria criminoso, quando é medíocre e não controlado.
O dinheiro que o autarca-chefe gastou em rotundas ridículas, verdadeiros crimes de lesa inteligência, bom gosto e despesismo dos dinheiros públicos, era melhor que o aplicasse em dar condições às escolas e outras estruturas sociais.

Mas há pérolas que ainda fazem da cidade um orgulho histórico e cultural. Uma delas é o restaurante do Solar de Bragança. Ali está um dos melhores restaurantes de Portugal. Junto já ao Tia Alice de Fátima. Passarei a fazer desvios para lá ir. O ambiente é lindo, a comida preciosa, os donos de uma educação e cultura contagiantes.

As putas devem ter partido para Espanha. Depois da gasolina, do IVA, são agora as meninas a suspirarem em espanhol para prejuízo de Bragança e alívio das Mães enganadas e abandonadas.

5 comentários:

  1. Como sempre, um texto agradável, bem escrito e irónico. Já agora, sugiro http://murrosempontadefaca.blogspot.com/

    Saudações fotográficas,

    BB

    ResponderEliminar
  2. O LC anda muito preocupado com o sentido estectico e aquitectonico da expansão das urbes nacionais e com o abandono dos seus centros históricos.

    Esse resultado é visivel na maior parte das cidade por toda a Europa. Em portugal um pouco pior, exceptuando Guimarães.

    Mas é preciso ver que isto tem a haver com a pressão social e económica exercida sobre os executivos camarários e muitas vezes sobre o governo que dá viabilidades a projectos sem passar pelas câmaras!

    Ainda, é preciso ver que é impossivel ordenar o desordenável !
    Quando a maioria das pessoas vive dentro das suas proprias casas de forma desordenada, abandalhada e em furiosa balburdia como é quer que depois haja algum sentido estectico no exterior !!!!

    Já agora venha ver a situação da cidade de FAro e dei também a sua opinião !

    ResponderEliminar
  3. Eh pá comi no Solar uma Sopa de Castanhas há uma carrada de anos e ainda me lembro de como sabia...

    ResponderEliminar
  4. que comentario tan mezquino sobre Braganca, el concepto de ridiculo no esta muy claro para el autor del articulo, sobre todo cuando opina sobre las bellas rotondas de Braganca, esta ciudad se ha vuelto moderna y dinamica, muchos de los mogigatos guardianes de una falsa moralidad que se escandalizan al ver dos o tres prostitutas, fueron los primeros en solicitar los favores de estas mujeres cuyo unico delito es de practicar un oficio mas viejo que Jesus Cristo, basta de hipocrecia, Braganca ha cambiado para bien, prueba de ello es que espanholes y franceses adoran Braganca.

    ResponderEliminar
  5. Acho que é um comentario de alguem que deve ser analfabeto e muito triste de espirito.

    ResponderEliminar