Páginas

terça-feira, março 25, 2008

Porque não dá vontade de ver o telejornal

Um cidadão de folga abre o telejornal de hoje e vejam como se chateia.

1- Afinal o petróleo está em alta, todos sabemos, mas Portugal é o país dos 25 que está em 4º lugar no preço do gasóleo e quinto da gasolina. Mas na verdade os produtos petrolíferos antes dos impostos já custam mais 20 por cento em Portugal. Aqui está um efeito directo da medida liberalizador do preço dos combustíveis ditada por Barroso. Para um país que precisa de crescer e de aliviar custos estes dados são aterradores.

2- O que era uma boa ideia do governo: pôr a pagar impostos quem não paga e apanhar as mafias que fazem crime organizado no IVA nomeadamente, transformou-se numa cruzada ridícula que só descredibiliza quem a aplica. Assim não. Andar a perguntar às noivas quem deu o cinto de ligas, quanto custou o bolo e se o fotógrafo passou recibo é patético. Estas medidas tomam-se a montante e não a jusante. Um destes dias vão perguntar se alguém foi às meninas e saber se estas passaram recibo ! Riem-se ? já estivemos mais longe...

3- O inefável Cravinho que está num paraíso que é o Banco Mundial, de vez em quando telefona à SIC e tem direito a alguns minutos de bojardas a propósito de nada. Ou antes: a propósito dele. O tipo que inventou o túnel da Praça do Comércio, que nunca mais acabava a auto-estrada para o Algarve, que dizia não haver necessidade de telefones de SOS nas auto-estradas porque toda a gente tem telemóvel, que queria o aeroporto na Ota, que inventou auto-estradas no deserto ( as que estão a ser inauguradas ainda são da cabeça dele), ele que transformou uma via rápida numa auto-estrada paga no Oeste, vem agora dizer que as SCUTS deviam ser de borla ( o compromisso foi dele!) e que se é para arranjar dinheiro melhor é taxar os carros à entrada das cidades. Esta ideia está a ser lançada para ver se pega. Como todos se calam vai pegar e nós pagar. Mais uma vergonha.

4- Pinto da Costa sempre vai a tribunal. Num processo que estava já encerrado e que a ex-amante Carolina Salgado reabriu com a iniciativa de Maria José Morgado. O processo já dura há três anos e só agora arrancou. Numa das sessões anteriores choveu no tribunal, puseram-se baldes de plástico na sala de audiências e a sessão teve de ser adiada. Belo país !!!

5- O dirigente do sindicato dos professores veio dizer que a indisciplina não é matéria prioritária. Magnifico Reitor !!!

6- Pinto Monteiro retoma a urgência de controlar a violência nas escolas. Muito acertado.

7- Cavaco Silva em Moçambique fazendo lembras as viagens do Soares. Até levou com ele a Pantera Negra ! Mas os tempos das viagens de Soares já lá vão e não são se repetem. Não é verdade que esta seja a viagem de regresso de Cavaco a Moçambique. Já lá tinha estado entre ter sido PM e agora, em visita particular que o Expresso acompanhou. Há até a história de uma avestruz que se atravessou numa estrada na mata onde Cavaco viajava em jeep aberto. A avestruz aproximou-se de Cavaco e este manteve uma calma extraordinária. O mesmo não se poderá dizer de outros membros da comitiva que ficaram aterrados. Paralisados mesmo!

3 comentários:

  1. “Afinal o petróleo está em alta, todos sabemos”
    Peço desculpa pela ignorância, mas eu não sabia. Quer dizer, até tem razão, o conceito de “em alta” é relativo. Em relação ao final da semana passada, desceu. Em relação ao mesmo mês do ano passado, subiu. Em relação ao ano 2000, está na mesma. É que se fizermos a média anual do preço do petróleo bruto, em 2000, em euros, chegamos a 69,74 euros, por barril. Por esta altura, um euro valia 0,932 dólares e o barril de crude custava 65 dólares.
    Hoje (25 de Março) o barril de petróleo custava 101,44 dólares (http://www.oil-price.net/) e 1 euro valia 1,5569 dólares (http://www.bportugal.pt/rates/cambtx/txrefer/TCReur_p.htm), o que significa que o barril de petróleo custava 65,16 dólares, mais ou menos 41 cêntimos o litro. A gasolina, em Portugal, custa só mais um euro.
    Deixe o jornalismo e abra uma bomba de gasolina, mas mantenha o blogue, que há quem goste de o ler.
    Ah, quanto ao resto do texto, subscrevo.

    ResponderEliminar
  2. «Pinto Monteiro retoma a urgência de controlar a violência nas escolas. Muito acertado.»

    O seu amigo Marinho Pinto, com que eu passei a simpatizar, acha que não...!

    E eu também acho que sim, tal como o PGR.
    Mas também acho que não, tal como o Bastonário.

    Depois, eu explico, se me apetecer, esta minha aparente contradição.

    João José Fernandes Simões

    ResponderEliminar
  3. Correcção ao meu comentário anterior. Onde se lê 65,16 dólares, deve ler-se 65,16 euros.
    Ou seja, em 2000 o barril de petróleo custava (em média) 69,74 euros e em 25 de Março de 2008 custava 65,16 euros.

    ResponderEliminar