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quarta-feira, março 05, 2008

Clientes queixam-se da FNAC


As maiores empresas têm por vezes atitudes incompreensíveis para com os clientes. Não estou a pensar naquelas empresas do antigamente, sem regras de conduta, sem códigos de ética. Falo da FNAC, uma empresa que nós intelectuais portugueses ( desculpem lá a pretensão!) nos habituámos a admirar nas idas a Paris e que nos deixou confortáveis quando chegou a Portugal. Pois bem, o serviço de atendimento da FNAC tem vindo a perder qualidade. É verdade que há caixas simpáticas e um tipo de empregados com uma cultura acima da média, mas no melhor pano cai a nódoa.
Há meses tive uma discussão a viva voz numa das lojas FNAC quando um segurança impediu o meu filho de 6 anos de experimentar uma Playstation 3 que estava lá para ser experimentada e que ele já tinha usado noutras vezes. Ao perguntar porque não podia o puto experimentar, e porque punha a FNAC seguranças a dialogar com os clientes, ninguém me respondeu. Mandei chamar o gerente e não estava. Depois de uns berros, apareceu o gerente, as desculpas esfarrapadas " não podia experimentar porque não havia empregado..". Uma cena digna de uma loja de bairro daquelas de patrão antipático.
Foi uma cena que me deixou muito indignado e espantado: como pode uma loja daquelas estar preocupada com a demonstração do que vende, já que é por aí que também se conquistam os clientes.

Hoje outro familiar meu, ao comprar uns bilhetes para um concerto, queriam que ele os assinasse, como se para se comprar bilhetes se tivesse de mostrar o BI ! Na FNAC ninguém lhe explicava porquê, mas diziam-lhe: " tem de assinar!".
As empresas estão a seguir o governo e as instituições oficiais em arrogância. O cliente já é um serventuário de quem vende. Tem de se sujeitar a regras estapafúrdias, a caprichos, a burocracias de tipos varridos da cabeça.
Assinar bilhetes na bilheteira ?
A FNAC é a ASAE parte 2 ?
A cena acabou com uma queixa no livro de reclamações e com os bilhetes a serem comprados sem assinatura nenhuma. Óbvio!.. Mas foram 40 minutos a serrar presunto com uma loja que só tinha de servir com dignidade e eficácia os clientes. Mais nada.

9 comentários:

  1. Luiz, já não é a primeira vez que sei de queixas relativas ao serviço de segurança da Fnac. Parece que há um excesso de zelo por parte dos seguranças da Fnac, sejam elas de Faro ou do Chiado. Deve ser alo crónico, não sei... Quanto ao serviço em si, é como em todo o lado, há bons e maus empregados, eu felizmente não tenho queixas de maior, mas essa cena de assinar os bilhetes parece-me mais uma situação de estupidez gratuita.

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  2. Tive um caso que me irritou imenso, há já alguns anos. Um jogo que comprei para a minha filha, para a consola Dreamcast dava erro e não permitia jogar. Fui lá uma primeira vez e troquei-o. Novamente, deu erro, não dava pra jogar.
    Levei lá o jogo (já o segundo) para trocar novamente (na fnac chiado) e como na altura tinham a dreamcast em exposição com jogos, pedi para experimentar o novo jogo antes de o levar para casa, mas disseram-me que "não era permitido".
    Chamei o gerente, expliquei-lhe toda a situação, mas ele com um sorriso imbecil só repetia que "não era permitido". Expliquei 2 ou 3 vezes, para o tentar fazer entender que talvez houvesse defeito de série no jogo. que já era o terceiro trocado e que era melhor para todos se o pudesse experimentar antes de o levar para casa. O imbecil ouvia, ia sorrindo e acenando com a cabeça e no final repetia "não é permitido". Como já estava com as pulsações a 340 e a ver tudo vermelho, achei por bem retirar ordeiramente. Claro que o jogo depois em casa não deu. Desisti e acabei por ter a devolução.

    Depois no Corte Inglês, quando fui comprar o mesmo jogo, o empregado de lá disse-me que tinhamos que o experimentar antes porque havia um defeito de série... experimentámos, estava bom e comprei-o.

    Por mais regras e tecnologias que as emrpesas tenham ao dispôr, serão sempre as pessoas a fazer - ou não - a diferença. Convinha os imbecis lembrarem-se que as regras foram feitas para servir as pessoas, e não o contrário.

    João V.

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  3. Amigo Luis, não será este e outros assuntos merecedores de atenção num grande jornal, como o é por exemplo o Expresso!!
    Será que com uma exposição mediática dessa envergadura a FNAC não iria considerar a mudança de postura perante os olhares exigentes e ao mesmo tempo ávidos de um qualquer erro ou arrogancia onde se pudesse pegar por parte dos clientes!!
    Não sei, estou fora mas não deixa de ser a minha ideia...

    Ricardo Moreira

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  4. Vocês que criticam a FNAC e outras empresas do género, também criticavam as pequenas lojas de esquina, com os donos por detrás do balcão desactualizados e que não davam abébias queles mais aventureiros e criativos!
    Agora ficaram pior!

    Os pequenos são para derreter ! O negócio está todo nas mãos das multinacionais! Se quiserem têm que levar com eles !
    Reclamar é perder tempo, porque eles têm mais força que a ASAE e encostam qualquer director de serviços e até Ministros , através dos serviços diplomáticos a que recorrem.
    Portanto, meus amigos! Se quiserem os bilhetinhos , tem que vergar a coluna e assinar !
    E se quiserem gentileza no trato, sabedoria no acessoramento técnico e descontos no fim, esqueçam! Estudem em casa o que querem e vão lá só para comprar e se tiverem problemas com o aparelhos, preparem-se para discussões por causa da garantia!

    E se tiverem algum filhos ou familiar que queira ir para lá trabalhar, preparem-se para não ganhar mais de 600€ , e é com muita sorte!

    A isto chama-se modernização e apanhar o comboio da Europa! Ou seja, estamos todos fu..d...os !



    que tinh por ficarem desiludidos com o serviço que recebem

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  5. "...nós intelectuais portugueses..."
    Convenhamos que essa é mesmo forte.

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  6. Pois é, a Canom G 9 fez-me uma partida e o visor pifou, fui hoje à FNAC onde a comprei hà seis meses e recomendaram-me a ir... á Canon !

    ÓBRIGADINHOS!

    Ainda bem que a não comprei em Nova Yorque onde custava metade , mas onde a loja não me daria assistência tecnica, felizmente que comprei FNAC (Fornicado Nabo Ajudas na Canon)

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  7. Get a Life ...

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  8. A assinatura nos bilhetes levantados na FNAC, corresponde apenas e somente a concordância do que se está a comprar.

    É solicitado ao cliente que assine no verso do bilhete (TicketLine ou BlueTicket) onde a FNAC também assim o carimba. O cliente assina uma vez que tem conhecimento do que está a comprar.

    Existem enganos causados pela FNAC e que a mesma se responsabiliza, mas um engano por parte do cliente (dia do espectáculo errado, lugares não pretendidos etc ... ) a fnac não se pode responsabilizar. O cliente ao assinar o bilhete pressupõe-se que concorda com aquilo que comprou. É uma medida de segurança para a própria FNAC que não aceita nem devolve bilhetes por exigência dos promotores!

    Não vejo o porquê de tanta algazarra por causa de um rabisco de assinatura … vale mais uma chatice do que um esclarecimento e compreensão.

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  9. O nivel dos funcionários da Fnac é muito baixo. Miudas de bairro licenciadas e jovens sem educação.
    O serviço em si é mau e numa loja com tanto prestigio nao deveria ser local para bairrismos dos funcionarios perante os clientes.
    Aplica-se à loja que conheço na Fnac do NorteShopping.

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