Páginas

domingo, fevereiro 24, 2008

Um fim-de-semana como os outros

O fim de semana torna-se num estágio sobre a semana depois de trazer para casa quilos de revistas e jornais. Não resisto a ir a Cascais pela manhã, àquela tabacaria junto ao Hotel cidadela e atestar de notícias.
Por vezes acabo irritado com o que leio e era mais saudável fazer um bloqueio total aos jornais para descanso. Nem no Alentejo o consigo fazer. O que acontece a nós jornalistas é que ler jornais acaba sempre em trabalho.

Algumas notas soltas sobre o que li

O El Pais fez duas semanas seguidas duas reportagens com os dois candidatos fortes à liderança espanhola. Duas edições soberbas. Excelentes textos e fotojornalismo poderoso feito por dois fotógrafos decanos do El Pais. Para quem defende que o futuro do jornalismo off-line está na infografia devia pôr aqui os olhos. A não ser que o El Pais também já esteja na lista negra dos arautos da "modernidade" que por vezes leva à quebra brutal das audiências e das vendas. Têm as melhores teorias mas na prática infelizmente nem sempre se revelam ganhadoras.

Vicente Jorge Silva comenta a entrevista de Sócrates à SIC e como quase todos os comentadores não deixa de a referir como um grande acto de marketing do engenheiro. E traz a ideia de desalmado ( que eu já aqui tinha referido no Fatal). Mesmo quem não gosta do chefe do governo reconhece a sua vitória daquela hora na SIC. Manipulador, soube usar as manhas certas no instante certo." Uma conversa em família"- escreveu alguém. Marcelo Caetano usou da mesma técnica o que não impediu de ter havido um golpe passado um mês da sua converseta em que dizia tudo ir bem e a oposição ser derrotista, ingrata e mentirosa.

A LUX tem feito uma campanha miserável em torno da Alexandra Lencastre e de uma sua meia irmã que é jornalista na RTP. Aqui está um caso que demonstra a inaceitável intromissão na vida privada das pessoas. Que culpa tem a mãe da Alexandra Lencastre para ser exposta assim ? Acho mesmo muito grave. E aqui não há ERCS ?

O PSD teve uma semana para esquecer. Caiu a casa e vamos ver como se vai levantar do chão. Não podia ser pior com Meneses a cair na contradição, Lopes a fingir que é cordeirinho e leal ao chefe, a bronca da Somague e do financiamento, a forma como Durão sai para já impune desta embrulhada, o Casino de Lisboa, Arnaud e companhia, com Meneses a voltar a mandar os opositores a darem a cara imitando o Bento. Bom se isto vai continuar assim o PSD vai dar outra maioria ao desalmado e quem vai pagar vamos ser todos nós. Uma miséria menesiana. Volta baixinho estas perdoado. Ganda Nóia !!

A Pública reuniu os dois portugueses que ganharam o Worl Press Photo, Eduardo Gageiro e Miguel Barreira. Gostei imenso do trabalho. E gosto muito da atitude do Miguel. Ele mostra que para se ser fotógrafo tem de se ser alguém que está bem com a vida. Não é nunca a fotografia que é importante. O importante é só a vida. E ele ao pôr a família, o surf à frente da fotografia está a ser um grande fotógrafo. Dou-lhe daqui um grande abraço.

A netpanel revelou as audiências dos jornais on-line e confesso que não fiquei nada feliz com o que vi. Não gosto de perder nem a feijões, mesmo quando não tenho responsabilidades directas nos resultados.

As cheias de há uma semana continuaram a marcar as conversas deste fim de semana. O país está por pinças há anos e todos têm culpas. Até eu evito mandar limpar a caixa de esgoto do meu prédio. Mas quando num condomínio de luxo em Alcântara a garagem enche de água até 1 metro e estraga 200 carros....meu Deus, como é possível ? Aquilo fica na Rua do restaurante do Herman onde já havia cheias quando chovia. Não era previsível? Até o magnifico Range Rover novinho da fadista Marisa ficou estragado !

O Herman deu uma boa entrevista na Renascença e lembrou que anda há 7 anos a pagar uma dívida ao fisco e que o julgamento começou há uma semana. Sem julgamento, mas já pagou.

E o Processo Casa Pia ? Já lá vão 5 anos.

1 comentário:

  1. parece que o LC anda cansado!
    Tá a faltar o pítrol!

    A vida não se encaminha pelo sentido dos seus desejos?Que se passa? vamos lá levantar a moral!
    Seja um português a sério!Cague nisso!

    ResponderEliminar