Páginas

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Sócrates assume paternidade dos projectos

E uma casa portuguesa com certeza e foi "projectada" pelo engenheiro José Sócrates. ( foto do Público)
Aqui se percebe muito da personalidade cultural do primeiro-ministro. Afinal os fatos Afonso Domingues não casam com esta arquitectura e a ex-ministra Isabel Pires de Lima ligava muito mais com esta estética.
Embora o gosto de Sócrates pelos ladrilhos seja evidente e o sentido do primitivo também. Não é Siza mas o mamarracho pintado de branco, sem telhado estava lá quase! Proponho-o já para Prémio Valmor.

Sócrates não é suficientemente artista para ser arquitecto e não é especialmente dotado em inglês técnico para ser engenheiro. Mas parece que afinal foi-o mesmo e reivindica para si a autoria dos mama rachos.

Aliás esta notícia tem dois problemas para ele: se admitir que assinou a obra de outros, é grave. Se disser que aquilo é seu, é vergonha.

A notícia é do jornalista António Cerejo, no Público de hoje:

José Sócrates assinou numerosos projectos de edifícios na Guarda, ao longo da década de 80, cuja autoria os donos das obras garantem não ser dele. Nalguns casos, esses documentos eram manuscritos com a letra de Fernando Caldeira, um colega de curso do actual primeiro-ministro que era funcionário do município e que, por isso, não podia assumir a autoria de projectos na área do concelho.

O primeiro-ministro diz que assume “a autoria e a responsabilidade de todos os projectos” que assinou e que a sua actividade profissional privada se desenvolveu “sempre nos termos da lei”. Embora se trate de uma prática sem relevância criminal, as chamadas “assinaturas de favor” em projectos de engenharia e arquitectura constituem uma “fraude à lei”, no entendimento do penalista Manuel Costa Andrade, e são unanimemente condenadas pelas organizações profissionais dos engenheiros técnicos e dos engenheiros.

A actividade privada do actual primeiro-ministro como projectista de edifícios era publicamente desconhecida até que, em Junho do ano passado, um antigo presidente da Câmara da Guarda, o também socialista Abílio Curto, a ela se referiu numa entrevista. “Uma vez disse-lhe [a José Sócrates] que ele mandava muitos projectos para a Câmara da Guarda, obras públicas, particulares. (...) O que sei é que nem todos os projectos seriam da autoria dele. Mas isso levar-nos-ia muito longe e também não vale a pena”, afirmou o ex-autarca à Rádio Altitude, pouco depois de ter terminado o cumprimento de uma pena de prisão por corrupção passiva.

O PÚBLICO questionou José Sócrates sobre os factos relatados nestas páginas. Parte das questões não obtiveram resposta.

As perguntas

1 - Quais os municípios, para além do da Guarda, em cujo território o eng. José Sócrates projectou edifícios nas décadas de 80 e 90?

2 – Em que ano é que o eng. José Sócrates deixou a sua actividade privada de projectista?

3 - Quantos projectos de obras particulares foram feitos pelo eng. José Sócrates na área do município da Guarda entre 1980 e 1995?

4 - Quantos projectos de obras públicas foram feitos pelo eng. José Sócrates na área do município da Guarda entre 1980 e 1995?

5 – Os rendimentos auferidos pelo eng. José Sócrates no exercício da sua actividade profissional em regime de profissão liberal foram sempre declarados em sede de imposto sobre o rendimento?

6 – Alguma vez o eng. José Sócrates assinou projectos, memórias descritivas, cálculos de betão ou estimativas de custos de que não fosse de facto o autor?

7 – O eng. José Sócrates alguma vez assinou projectos, memórias descritivas, cálculos de betão, estimativas de custos, declarações de responsabilidade ou termos de responsabilidade relativos a obras projectadas pelos engenheiros Fernando Coutinho Caldeira, António Patrício ou Joaquim Valente?

As respostas

1 – Exerci funções, entre 1981 e 1987, como engenheiro técnico nos quadros da Câmara Municipal da Covilhã. Como é sabido, deixei de prestar serviço efectivo na câmara em 1987, por ter sido eleito deputado à Assembleia da República.

2 – Desde 1980 exerci também funções privadas, em regime de profissão liberal, sendo que assumo, naturalmente, a autoria e responsabilidade de todos os projectos que assinei.

3 – A minha actividade profissional privada desenvolveu-se sempre nos termos da lei e sem qualquer in-

compatibilidade com as funções que exerci na Câmara Municipal da Covilhã. (...). Em todo o caso, a minha actividade profissional privada nunca constituiu segredo e sempre foi do conhecimento das minhas chefias na câmara municipal.

4 – Desde que fui eleito deputado, em 1987, a minha actividade privada tornou-se, naturalmente, muito residual, resumindo-se à intervenção pontual em pequenos projectos a pedido de amigos, sem remuneração.

José Sócrates, primeiro-ministro

Gabinete de Sócrates diz que não é verdade.

6 comentários:

  1. Os gangsters fazem aquilo que querem, como querem, não se preocupam com aquilo que os outros dizem e só se ouvem a si próprios. Pior - não há ninguém que lhes faça frente porque eles têm o poder todo na mão. Enquanto o barco chamado Portugal se aguentar à tona da água, mesmo todo esburacado, eles ficam lá, quando o barco começar a afundar que nem um calhau, eles saltam que nem ratos. O guterres fez o mesmo, embora não o considere criminoso, apenas incompetente.

    ResponderEliminar
  2. Esta foto é um bom retrato do Sócrates.

    A casinha dos azulejos é mesmo a imagem que tenho dele e deste governo.

    ResponderEliminar
  3. Não se arme em Padeira de Aljubarrota! Sabe muito bem que durante anos a fio foram os patos bravos deste país que fizeram as casitas. Esta assinatura - como milhões de outras que se poderiam trazer à luz do dia - não significa nada.
    Mas o que me confrange são "as virgens ofendidas" que gritam "Aqui d'El-Rei" e na próxima esquina cospem no chão, inventam esquemas para arranjar facturas e não pagam impostos.
    Preocupe-se com coisas mais importantes, homem, e deixe o Belmiro a fazer a guerra dele sozinho.

    ResponderEliminar
  4. Vocês andam mesmo a querer denegrir o homem !!!

    Mas vocês não percebem que ele quando fazia estas coisas não estava preocupado com a imagem nem com a ética mas mais preocupado em fazer uns trocos no espirito lusitano que a maioria dos portugas tem e por isso os torna parecidos a pilha-galinhas.
    Ele nessa altura nem sonhava que viria anos depois ser o nosso primeiro ministro!

    Porquê que vocês não vão denunciar o que se passa em todas as câmaras municipais de portugal , isso sim um verdadeiro atentado e crime !!!!

    Porquê que não fazem uma petição para revogar a lei que permite qualquer badameco assinar projectos de edificios até 4 pisos!!!

    Quantos de vocês mandaram construir a vossa casinha e comeram também da mesma sopa e construiram a casinha desenhada por um técnico municipal mas como não pode assinar paga a outro técnico para assinar e que se calhar até assinou o livro de obra de cruz o qual vocês nunca conheceram nem viram? Quantos?
    Quantos de voçês fizeram a vossa casinha pagando a um pedreiro que usa o alvará de outra empresa à qual paga o aluguer do alvará com o vosso total e consciente conhecimento? Quantos?

    Quantos de vocês pegaram num terreno rústico e fizeram lá um edificio urbano e andaram enredados com manhosisses até ficar tudo aprovadinho? Quantos?

    Quantos de vocês ampliaram a casa sem declarar ao fisco o aumento de àrea? Quantos?

    Já percebi!! vocês são umas virgens!!!


    Se querem denegredir o Pinto de Sousa não desçam tão baixo porque descredibilizam a vossa atitude!

    ResponderEliminar
  5. O anonimo do post anterior (12:01 PM) parte do principio errado que quem critica tambem fez coisas erradas no passado e por isso devia estar calado.
    Primeiro, o facto de se ter cometido erros no passado nao quer dizer que nao se possa comentar os que se fazem hoje tambem, ou comentar erros de terceiros.
    Segundo, pode-lhe parecer bastante estranho e ate mesmo dificil de acreditar, mas fique sabendo que ha pessoas neste pais que nao recorreram a este tipo de chico espertismo, nem abusaram desta forma.
    Quanto as suas perguntas de porque e que nao se queixam antes de A, B ou C em vez disto, e um dos argumentos mais pobres alguma vez visto. Entao la por haverem outras coisas mal feitas nao se podem criticar as mal feitas do Primeiro Ministro? E porque razao ha de ser o Sr. Anonimo que dita quais e que sao as coisas que todos os outros teem que criticar primeiro antes de se dirigirem criticas ao Primeiro Ministro?
    Quem tem medo de que? Se quer atirar areia para os olhos continue a atirar para os seus, agora deixe e la os outros pensarem livremente e questionarem aquilo que estao no direito de questionar.
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  6. essa magnifica obra de engenharia que a foto ilustra já está à venda:
    Vende-se Moradia em Valhelhas

    ResponderEliminar